6 melhores filmes de catástrofe da última década
O cinema passou por muitas mudanças nos últimos anos, mas se tem um tipo de filme que nunca sai de moda é o chamado filme-catástrofe.
O tipo de tragédia não importa: pode ser desastre natural ou climático, pandemias ou cataclismos causados por meteoros. Ou até a lua caindo sobre a Terra, como é o caso de Moonfall - Ameaça Lunar, destaque atualmente no streaming.
O público é fiel ao gênero. Alguns títulos já viraram até clássicos, como Armageddon e Impacto Profundo. Por isso, nós listamos os seis melhores filmes do gênero lançados na última década.
O Impossível (2012)
A devastadora história real sobre o tsunami que matou milhares de pessoas no sudoeste da Ásia, em 2004, ganhou uma adaptação protagonizada por Naomi Watts, cujo papel lhe rendeu uma indicação de Melhor Atriz no Oscar de 2013; Tom Holland, na época ainda com 16 anos e longe de ser o Homem-Aranha; e o experiente ator Ewan McGregor. A família de sobreviventes, interpretada pelo trio de estrelas, realmente existiu: a espanhola María Belón foi pega pelo tsunami com o marido e os filhos.
Disponível na Netflix, Hbo Max e Star+.
Pompeia (2014)
A erupção do Vesúvio em 79 D.C. foi uma das mais trágicas erupções vulcânicas de todos os tempos. Responsável por aniquilar toda a população da cidade italiana de Pompeia, a erupção é tema de artigos e estudos até hoje. A história, claro, não passou em branco no cinema. O ator britânico Kit Harrington, o eterno Jon Snow de Game of Thrones, dá vida ao escravo Milo. Na produção inspirada na tragédia, a trama mostra o sentimento de cumplicidade da população antes do desastre natural.
Disponível na Netflix e Amazon Prime Video.
Terremoto: A Falha de San Andreas (2015)
A crítica pode até não ter gostado muito do filme protagonizado pelo The Rock, mas a bilheteria mundial acumulada em US$ 473 milhões mostra que a voz do público é o que importa. Com muita ação e acrobacias praticamente impossíveis nas alturas, o longa acompanha o astro no papel do bombeiro Ray, um especialista em resgates com helicópteros, que terá de salvar a própria família de um terremoto que atinge a região da Califórnia, nos EUA.
Disponível na Netflix, HBO Max.
Tempestade: Planeta em Fúria (2017)
O salvador da vez é o ator escocês Gerard Butler. No filme, que mistura catástrofe com suspense e ficção científica, Butler vive Jake, um engenheiro de satélites que terá de encontrar a salvação da humanidade, após uma tempestade causar danos quase irreparáveis em satélites de controle climático. Por mais que seja uma história ficcional com cenas super elaboradas feitas em medida para o cinema, a produção trata de assuntos muito necessários, como as mudanças climáticas e a responsabilidade de cada um com o planeta.
Disponível na Netflix e HBO Max.
No Olho do Furacão (2018)
Falando em misturas de gêneros, este longa traz a curiosa mescla de uma catástrofe com a história de um roubo. Quando um furacão atinge o nível 5, seu pico máximo, em uma cidade dos EUA, um grupo criminoso que planeja o roubo de US$ 600 milhões do tesouro americano tenta usar o fenômeno meteorológico a seu favor. O objetivo é colocar em prática um plano insano, em meio ao caos que reina ao redor.
Disponível no Looke, Apple TV, Youtube filmes.
Destruição Final: O Último Refúgio (2020)
O mais recente e melhor filme dessa lista é protagonizado, novamente, por Gerard Butler. Dessa vez, o ator vive o pai de família John. Ao lado de sua esposa Allison (Morena Baccarin) e seu filho Nathan (Roger Dale Floyd), ele parte em uma longa jornada ao descobrir que um cometa está a caminho da Terra. Com cenas e efeitos especiais de encher os olhos, o longa-metragem traz tensão e ação na medida certa.
Disponível na HBO Max e Amazon Prime Video.