6 melhores séries de época para maratonar
Séries de época são, ao mesmo tempo, fontes de entretenimento e conhecimento. Ainda que a maioria seja ficcional, as produções sempre acabam refletindo a cultura e a sociedade das diferentes épocas em que são ambientadas.
Com diversos serviços de streaming à disposição, a variedade de histórias não poderia ser maior - de romance adolescente e viagem no tempo até a luta contra máfia e a vida da Rainha Elizabeth II.
Por isso, separamos seis séries imperdíveis para você ver (ou rever):
Downton Abbey (Amazon Prime Video)
A série inglesa, que virou febre não só no Reino Unido como no mundo todo, conta a história da rica família Crawley e de seus criados. Ambientada entre 1912 e 1919, a produção conquistou os fãs e a crítica especializada ao mostrar não só o lado aristocrático da Inglaterra como também as histórias dos criados da mansão, que ganharam narrativas tão boas quanto as dos protagonistas. O sucesso foi tanto que Downton Abbey entrou no livro Guinness dos Recordes, em 2011, como "programa televisivo em língua inglesa mais aclamado pela crítica''. Ao todo foram seis temporadas, exibidas entre 2010 e 2015, além de um filme homônimo lançado em 2019 nos cinemas.
Boardwalk Empire (HBO)
Adaptada do livro Boardwalk Empire: The Birth, High Times, and Corruption of Atlantic City, do autor norte-americano Nelson Johnson, a série produzida pelo premiado cineasta Martin Scorsese tem como cenário a cidade de Atlantic City (EUA) de 1920 - época em que a Lei Seca estava em vigor no país. O protagonista, Enoch "Nucky" Thompson (interpretado por Steve Buscemi), é um magnata corrupto que controla o tráfico de bebida alcoólica na cidade. Apesar de ficcional, a trama usa o contexto histórico real da época e traz mafiosos famosos como o Al Capone. Com cinco temporadas exibidas entre 2010 e 2014, a série mantém até hoje seu legado como uma das melhores produções do gênero.
Dickinson (Apple TV+)
Inspirada na vida da poetisa norte-americana Emily Dickinson, a moderna série estrelada pela atriz e cantora Hailee Steinfeld acompanha a juventude da escritora, nascida em 1830. A produção mistura passado e presente e discute as restrições impostas pela sociedade por meio de seu ponto de vista, considerado progressista para a época em que viveu. A série conta com três temporadas já disponíveis.
Bridgerton (Netflix)
Baseada na série homônima de livros da autora norte-americana Julia Quinn, Bridgerton se tornou o título original mais assistido da história da Netflix. Em sua estreia, que aconteceu em dezembro de 2020, a produção conseguiu atrair 82 milhões de acessos em seus primeiros 28 dias. Com cenas quentes que lembram Cinquenta Tons de Cinza e um ambiente juvenil que se assemelha ao de produções como Gossip Girl, a adaptação segue as aventuras amorosas dos membros da família Bridgerton nos anos 1800. Como resultado do sucesso, a série já garantiu mais três temporadas.
Outlander (Netflix)
Também baseada em uma série homônima de livros, a bem-sucedida Outlander acompanha o romance proibido entre um guerreiro escocês do século 18 e uma enfermeira do século 20, depois que ela volta no tempo acidentalmente. A mistura de ficção científica com romance dramático conquistou o público desde a estreia, em 2014. São cinco temporadas completas, e a sexta já está prometida para o começo de 2022. Além disso, uma sétima temporada foi confirmada antes mesmo da estreia dos novos episódios. Isso é que é sucesso, hein?
The Crown (Netflix)
Considerada a série mais cara não só da plataforma, mas da história da televisão –, já que cada episódio chegou a custar cerca de US$ 13 milhões –, o drama biográfico tem como foco a vida da rainha Elizabeth II e da família real. A história começa em 1947, e cada temporada avança em cerca de uma década. As primeiras quatro temporadas estão disponíveis no streaming, e a série parece estar longe de acabar! A Netflix anunciou que a atração já está renovada até a sexta temporada.