6 mensagens subliminares em filmes que você não percebeu
Diversos filmes, sejam eles clássicos ou não, gostam de mexer com a cabeça do público. Prova disso, é que muitos deles trazem reviravoltas impressionantes e algumas mensagens subliminares quase imperceptíveis!
Títulos como Irreversível (2002), Laranja Mecânica (1970) e O Exorcista (1973) inseriram detalhes curiosos em suas tramas que talvez você nem tenha percebido!
Confira seis delas:
Irreversível - 2002
No polêmico filme dirigido por Gaspar Noé em 2002, a mensagem subliminar é quase imperceptível. Nos primeiros 30 minutos da trama, o cineasta inseriu um ruído com frequência extremamente baixa, mas que inconscientemente causa desconforto e mal-estar no público. O uso disso na trilha foi proposital para combinar com a perturbadora história do longa.
O Exorcista - 1973
No clássico do terror comandado por William Friedkin, o uso das mensagens deixa o filme ainda mais perturbador. Quando a jovem Regan (Linda Blair) passa a ser possuída, algumas cenas mostram o demônio Pazuzu projetado em diversos lugares, incluindo portas, quadros e espelhos. Porém, tudo acontece por uma fração de segundos, quase que imperceptível aos olhos menos atentos.
Clube da Luta - 1999
Lançado em 1999 pelas mãos de David Fincher, o longa estrelado por Brad Pitt e Edward Norton se tornou um clássico moderno e traz diversas mensagens escondidas. Em uma delas, o cineasta já avisa sobre a grande reviravolta do filme. Ela acontece na cena em que o Narrador está em um telefone público ligando para Tyler Durden. Em seguida, Tyler retorna a chamada e é possível ler a frase "esse telefone não recebe chamadas".
Psicose - 1960
Uma das histórias mais conhecidas de todos os tempos tem reviravoltas interessantes conduzidas pelo mestre do suspense Alfred Hitchcock. No filme, o assassino psicótico Norman Bates assume a identidade de sua mãe para cometer crimes. No final, quando a câmera fixa em seu rosto, é possível ver a imagem do crânio apodrecido de Sra. Bates sobre o rosto de Norman. Bizarro!
A Bela e a Fera
A Disney esconde diversos detalhes, digamos, macabros em suas animações e algumas delas acabam passando despercebidas para o público. Em A Bela e a Fera, o estúdio precisava deixar clara a morte de Gaston. Porém, mostrar seu corpo caído embaixo do castelo seria mórbido demais! Dessa forma, os animadores inseriam desenhos de crânios em suas pupilas enquanto ele despenca. É uma fração de segundos quase imperceptível!
Laranja Mecânica - 1970
O filme dirigido por Stanley Kubrick virou uma das maiores referências do cinema e é cultuado até os dias atuais. A mensagem escondida no filme acontece quando Alex e sua turma visitam a loja de discos. Na cena, é possível ver uma capa de 2001, referência a 2001: Uma Odisseia no Espaço, outro clássico da carreira do diretor americano.