Mentiras do Cinema
A liberdade da ficção faz alguns longas destruirem mitos e fatos<br />
05/02/2013
A liberdade da ficção faz alguns longas destruirem mitos e fatos
1
A imaginação é a alma do cinema. E com espaço para inventar histórias e desfechos bizarros, roteiristas e diretores se aventuram para subverter a realidade, criar cenários futuros improváveis e modificar lendas passadas de geração à geração. Construídos ao longo de séculos, muitos mitos acabam destruídos nas telonas. Em Meu Namorado é Um Zumbi , R. faz amizade com a humana Julie e passa a se envolver com a garota. Um morto-vivo com sentimentos? Alguma coisa está errada nessa história...
2
Na saga Crepúsculo , o jovem vampiro Edward anda de mãos dadas com a humana Bella em plena luz do dia. Além disso, brilha no sol. Ainda bem que há óculos escuros e protetor solar para tais ocasiões...
3
Star Wars é um ícone da ficção científica, mas Albert Einstein comprovou que é impossível viajar mais rápido do que a luz. Sem falar nas armas dos Jedi, os Sabres de Luz... A menos que sejam de plasma, não poderiam exisitir, pois a luz não pode ser "aprisionada" no formato de uma lâmina.
4
Avatar tem improváveis montanhas voadoras, uma humanidade evolúida o bastante para realizar viagens espaciais e transferir consciência de um indivíduo a outro, mas incapaz de criar veículos de guerra com materiais resistentes o suficiente para resistir a flechas. Mas a maior crítica dos cientistas, como John Kormendy, é em relação ao azul e pacífico planeta gigante que Pandora orbita. Sua cor e tranquilididade indicaria que ele não estaria na zona habitável de sua estrela e, portanto, faria com que a lua não pudesse conter vida.
5
E.T. - O Extraterrestre comoveu gerações, mas a forma de comunicação construída pelo E.T não teria potência suficiente para alcançar as estrelas e, para piorar, viagem mais rápida do que a velocidade da luz é impossível.
6
Cientistas australianos descobriram que o filme Jurassic Park não poderia realmente acontecer. O motivo? O DNA, código genético básico de toda a vida, não sobrevive mais do que 6,8 milhões de anos o que tornaria impossível a clonagem dos dinossauros, desaparecidos há 65 milhões de anos.
7
O filme Alien acerta em vários pontos, mas a formidável criatura com sangue de ácido que dá nome à obra tem um problema fundametal: a velocidade de incubação e crescimento é simplesmente impossível sem uma quantidade absurda de calorias consumidas, mais do que todos os tripulantes da Nostromo juntos poderiam prover.
8
Armageddon nunca tentou ser cientificamente realista, mas o filme tem dois problemas graves: 1- Cientistas comprovaram que bombas nucleares não resolveriam o problema de um asteroide em rota de colisão com a terra. 2- Escavar um meteoro de ferro puro no ambiente sem gravidade do espaço e com as ferramentas do filme seria uma tarefa impossível.
9
Planeta Vermelho apela e transforma Marte inteiro em um local com atmosfera respirável graças a algumas algas enviadas para o planeta. Cientistas concordam que Marte só poderia ter plantas, vida e ar respirável para seres humanos após uma intensa transformação conhecida como Terraformação - que comprovadamente exige muito mais do que algumas algas e sorte.
10
O Núcleo - Missão Ao Centro Da Terra mostra uma missão enviada para reativar a rotação do núcleo da Terra. Bem, se isso acontecesse seria impossível reativá-lo com apenas algumas bombas atômicas e provavelmente a radiação solar, intensificada pelo fim do magnetismo que protege o planeta, mataria toda a população humana antes da missão chegar ao centro do planeta. Só para citar alguns problemas.
11
Em O Vingador do Futuro as questões são simples: A atmosfera de Marte não causaria as mutações vistas no filme. E o aparato Alien que transforma o ar do planeta em respirável não é grande o suficiente para mudar toda a atmosfera de forma tão instantânea.
12
Cult Sc-Fi, Eclipse Mortal , filme que tem viagem mais rápida que a luz, que sabemos ser impossível, também tem outros problemas. Cientistas já afirmaram que a fauna não poderia sobreviver pelo imenso período de sol sem ter comida. E se for tão voraz quanto na história, eles se extinguiriam por canibalismo ou por falta de alimentos. Além disso, o planeta e os anéis rodam em sentido contrário, contradizendo o que se sabe sobre astrofísica.
13
Prometheus é uma bagunça. Uma mistura de ideias, teorias e fantasia. O maior problema é o fato do DNA dos aliens do filme ser exatamente o mesmo dos seres humanos, mesmo após milênios de evolução. A Teoria da Evolução de Charles Darwin foi pro lixo.