Novo 'Quarteto Fantástico' vai funcionar?
Mulher invisível, Tocha Humana, Coisa e Sr. Fantástico formam uma das equipes de super-heróis mais famosas da Marvel, pelo menos nos quadrinhos. Já nas telonas, por algum motivo, parece que o grupo não consegue cativar o público.
A última produção, de 2015, entrou para a história de grandes fracassos de bilheteria. Mesmo assim, no final de 2020, Kevin Feige anunciou que a Disney investirá em um novo projeto cinematográfico com o super grupo. Dessa vez, quem estará na produção será Jon Watts — idealizador dos 3 filmes do Homem-Aranha que integram o MCU.
O filme, que ainda não tem uma data de lançamento oficial anunciada, levanta grandes expectativas.
O reboot de Quarteto Fantástico foi um dos grandes fracassos de 2015
Por que não deu certo?
Mesmo em meio à era de ouro dos super-heróis no Cinema, em 2015, a 20th Century Studios e a Marvel Entertainment tiveram que ver uma de suas grandes apostas se tornar um dos maiores fracassos de bilheteria da década.
Essa versão trouxe tudo o que qualquer outro filme do gênero costuma oferecer ao público: cenas de ação, histórias de origem, reviravoltas heróicas e um elenco de peso.
Mesmo integrado por artistas que estrelaram grandes produções da época, como Miles Teller (Whiplash) interpretando Sr. Fantástico, Michael B. Jordan (Creed) como Tocha Humana, Kate Mara (House of Cards) como Mulher Invisível e Jamie Bell (Jumper) como Coisa, a realidade é que (quase) ninguém quis pagar para assistir e o filme simplesmente flopou.
Talvez o fato do quarteto ter competido com títulos muito mais aguardados na época, como Vingadores: Era de Ultron e Homem-Formiga, somado ao fato de que o público pudesse estar saturado diante de tantos filmes de super-heróis sendo lançados quase que seguidamente, esteja entre os motivos que contribuiram com seu fracasso.
A questão é que nem mesmo o lendário Stan Lee se interessou pelo reboot. Em uma entrevista com Larry King, o quadrinista chegou a brincar e dizer que o filme fracassou porque ele [Stan Lee] não foi convidado para fazer uma participação especial, algo que se tornou uma tradição nos filmes da Marvel.
Ironicamente, o mestre das HQs esteve nos dois filmes da primeira versão de Quarteto Fantástico (2005), com Chris Evans e Jessica Alba, mas os longas também não tiveram tanto destaque, talvez pela época em que foram lançados.
Stan Lee na cena do casamento em Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Sob os "cuidados" da Disney as coisas podem ser diferentes
Nunca saberemos ao certo quais foram as razões para que o Quarteto Fantástico não tenha emplacado no Cinema, mas o fato é que a Disney tem investido pesado em suas novas produções situadas no MCU.
Se a próxima aposta no super grupo de heróis manter o mesmo nível de qualidade das séries lançadas em sua plataforma de streaming, Disney+, como WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal, podemos esperar que, desta vez, um projeto cinematográfico do quarteto tenha uma resolução diferente.
O filme já começou bem com a escalação de como John Krasinski, de The Office e Um Lugar Silencioso, como Reed Richards e um uniforme bem fiel aos quadrinhos.
Agora é torcer!