Os filmes imperdíveis de Fernanda Torres
Uma das atrizes mais renomadas do país completa 56 anos nesta quarta-feira (15)
Por Thamires Viana
15/09/2021 - Atualizado há 11 meses
Fernanda Torres é uma atriz versátil que vai do humor ao drama reunindo uma lista extensa de papéis marcantes no cinema. Como esquecer de Vani, sua personagem em Os Normais, ou de Marina na comédia Saneamento Básico, O Filme?
Neste 15 de setembro, dia em que Fernanda completa 56 anos de idade, relembre os filmes imperdíveis de sua carreira:
A Marvada Carne (1985)
Fernanda vive Carula, uma jovem que reza todos os dias para Santo Antônio lhe arranjar um marido. Um dia, ela conhece Nhô Quim (Adilson Barros), um homem que perambula com seu cachorro pelo interior paulista, sonhando com duas coisas: encontrar uma noiva e comer carne de vaca. Para fisgar o rapaz, Carula diz que seu pai possui um boi que será carneado no dia do casamento. Entretanto, antes de casar, Quim deve cumprir uma série de provas.
Eu Sei Que Vou Te Amar (1986)
Dirigido por Arnaldo Jabor, o filme foi indicado à Palma de Ouro e rendeu à Fernanda o prêmio de Melhor atriz no Festival de Cannes. A trama acompanha a história de um jovem casal que termina o relacionamento e depois de três meses resolvem se encontrar para discutir sobre tudo que viveram, entre risos e lágrimas.
Terra Estrangeira (1995)
Na trama, o jovem Paco (Fernando Alves Pinto) está desiludido com o Brasil e, na falta de dinheiro, aceita levar uma encomenda para Portugal em troca de passagem e hospedagem. É quando acaba envolvido com traficantes de drogas e é ajudado por brasileiros que vivem em Portugal. Ele acaba se apaixonando por Alex (Fernanda Torres), uma jovem conterrânea, e os entram em um esquema perigoso de contrabando.
O Que É Isso, Companheiro? (1997)
No longa de Bruno Barreto indicado como Melhor Filme Estrangeiro do Oscar em 1998, Fernanda interpreta Maria. A trama baseada em uma história real conta o sequestro de Charles Burke Elbrick, embaixador americano no Brasil. A inexperiência dos jovens sequestradores no ato terrorista faz a situação fugir ao controle e levanta questões sobre os reais motivos do movimento.
Gêmeas (1999)
No suspense de Andrucha Waddington, ela vive as gêmeas idênticas Iara e Marilena, que vivem pregando peças nos homens, fazendo-se passar uma pela outra. Um dia, Marilena conhece Osmar, por quem se apaixona. Porém, o mesmo acontece com Iara, que decide seduzir o namorado da irmã sem que os dois saibam. Marilena acaba descobrindo a farsa da irmã e ambas ficam determinadas a ir às últimas consequências para ter o ingênuo Osmar.
Casa De Areia (2005)
O longa dirigido por Andrucha Waddington traz a atriz como Áurea, uma mulher que chega em caravana a um enorme labirinto de areia no Maranhão. À procura de terras que o marido, Vasco (Ruy Guerra), acredita serem prósperas, ela se vê condenada à vida num lugar inóspito, tendo como única companhia feminina sua mãe, Dona Maria (Fernanda Montenegro). Grávida e inconformada com o destino, Áurea faz de tudo para encontrar uma saída.
Saneamento Básico, O Filme (2007)
Um dos filmes mais divertidos do cinema nacional traz Fernanda como Marina. Na trama, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na Serra Gaúcha decide se reunir para cobrar da prefeitura providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Como a prefeitura não tem verba para a construção, mas tem para a gravação de um filme de ficção, os moradores aceitam a tarefa de fazer o vídeo para poderem utilizar o dinheiro.
Os Normais - O Filme (2003)
No longa derivado da popular série de TV e que marcou sua carreira, Fernanda vive Vani, mulher que está prestes a se casar com Sérgio (Evandro Mesquita), mas conhece o excêntrico Rui (Luiz Fernando Guimarães), o homem que acaba mudando a sua vida. Divertido, o filme traz inúmeras gags com referências sexuais sem perder o fio condutor da trama e se tornou um sucesso de público.
Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca De Todas (2009)
Na sequência do sucesso, Fernanda retorna ao papel de Vani. Ela e Rui estão casados há alguns anos e sentem que o casamento caiu na rotina. Para apimentar a relação, eles decidem realizar uma fantasia: fazer um ménage à trois, Em busca de uma parceira ideal, essa se torna a noite mais maluca de todas!