10 melhores filmes de guerra de todos os tempos
São retratos assustadores da realidade e do desespero dos conflitos da humanidade capturados com precisão pelo cinema
Por Daniel Reininger
20/10/2020 - Atualizado há 6 meses
Com a guerra da Rússia e Ucrãnia se desenrolando, vale lembrar os filmes de guerra que renderam histórias fantásticas com tramas intrigantes.
São retratos assustadores da realidade e do desespero dos conflitos da humanidade capturados com precisão pelo cinema. Confira os 10 melhores longas de todos os tempos:
Falcão Negro Em Perigo (2001) - Baseado na desastrosa operação militar ocorrida em 1993, quando centenas de soldados enfrentaram rebeldes revolucionários nas ruas de Mogadício, o longa acompanha mais de 18 horas de desespero e estratégias equivocadas. O que o filme traz toda essa tensão em 143 minutos, utilizando, é claro, o que há de mais avançado em recursos visuais. É como se o diretor do filme, Ridley Scott, retornasse à sua arena dos gladiadores romanos e refilmasse, agora com soldados modernos, os horrores da matança dos bárbaros.
1917 (2019) - Dirigido por Sam Mendes, de 007 - Operação Skyfall, 1917 é um feito técnico impressionante e uma história simples e eficiente sobre dois soldados britânicos, Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman), encarregados de cruzarem as linhas inimigas e entregarem uma mensagem que pode impedir o massacre de milhares de soldados, entre eles, o irmão de Blake. O longa é impressionante e imersivo e captura o terror das trincheiras da Primeira Guerra Mundial de forma surpreendentemente realista.
Nascido Para Matar (1987) - No classico de Kubrick, um sargento (R. Lee Ermey) treina de forma fanática e sádica os recrutas em uma base de treinamentos, na intenção de transformá-los em máquinas de matar para combater na Guerra do Vietnã. Após serem transformados em fuzileiros navais, eles são enviados para a guerra e, quando chegam, os recrutas se deparam com horrores da guerra.
Platoon (1986) - A Guerra do Vietnã sempre foi uma das mais exploradas do cinema. Quando Platoon estreou em 1986, tomou o mundo de assalto, ganhando quatro Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Estrelado por Charlie Sheen como um jovem soldado, o filme começa a explorar a ambiguidade moral que muitas vezes acompanha a luta em uma guerra e o impacto que isso tem sobre aqueles que estão na linha de frente.
O Resgate Do Soldado Ryan (1998) - Durante a Segunda Guerra Mundial, o alto comando do exército dos EUA descobre que quatro irmãos Ryan estavam nas forças armadas e que três deles foram mortos. O Capitão John Miller (Tom Hanks) é designado para salvar o último soldado da família Ryan que ainda está vivo e retirá-lo do conflito. Porém, é preciso descobrir onde ele está, percorrendo diversas regiões do território em guerra. Durante a missão, Miller e seus soldados enfrentam inimigos e seus próprios medos.
Guerra Ao Terror (2008) - O drama do esquadrão de bombas do exército norte-americano, dirigido por Kathryn Bigelow, é uma asfixiante contagem regressiva. Logo na primeira sequência, a tensão se instaura diante do perigo. Com uma narrativa que incorpora a linguagem televisiva, nos sentimos dentro de uma cobertura real do conflito, como tantas imagens que vimos da Guerra do Iraque. Tudo o que esses soldados querem é voltar para casa, mas será que sobreviverão até lá?
Dunkirk (2017) - É uma obra realmente impressionante. Com três perspectivas diferentes, no ar, na terra e no mar, Christopher Nolan rege com maestria uma intrincada trama que mostra um dos momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial, a retirada de milhares de soldados das forças aliadas da Europa, impedindo um massacre que teria deixado a guerra na mão dos nazistas.
O Franco Atirador (1978) - Michael, Steven e Nick, operários de uma fábrica na Pensilvânia, se alistam nas forças armadas para lutar na Guerra do Vietnã. Lá eles acabam sendo capturados e torturados. Estrelado por Robert De Niro, Christopher Walken e Meryl Streep, o filme ganhou cinco Oscars e elogios por sua representação do impacto da guerra na mente humana. O longa mostrou as consequências devastadoras da guerra na pequena cidade da Pensilvânia, o efeito destrutivo que tem sobre aqueles que voltam e sobre aqueles que simplesmente não podem voltar para casa.
Apocalypse Now (1979) - Vencedor de dois prêmios Oscar da Academia e com um elenco de estrelas que inclui nomes como Marlon Brando, Martin Sheen e Robert Duvall, Apocalypse Now se tornou um exemplo épico do gênero, retratando com clareza crua o vazio e a inutilidade da Guerra do Vietnã de uma forma que apenas Francis Ford Coppola poderia fazer. A história relata a jornada do capitão Willard, um oficial da inteligência dos EUA enviado numa missão até o Camboja para destruir o coronel Kurtz, um desertor fora de controle.
Ran - Os Senhores da Guerra (1985) - O clássico de Akira Kurosawa ainda é um dos filmes de guerra mais impressionantes já filmados. O longa japonês nos leva de volta aos tempos medievais e é inspirado no "Rei Lear" de William Shakespeare. A trama segue um senhor da guerra em busca de um sucessor e traz uma abordagem da guerra como nenhuma outra até hoje e desafia nossas noções de amor, lealdade e poder, enquanto os três filhos se voltam contra o pai em uma busca de sucedê-lo.