Filmes de terror que explodiram a nossa cabeça
Filmes com reviravoltas estão entre os mais admirados pelo público. Quem não gosta de ser surpreendido com os famosos plot twists, principalmente aqueles que costumam "explodir" a nossa cabeça das maneiras mais inesperadas?
No gênero do terror, muitos filmes usam essa técnica para deixar suas tramas ainda mais palpáveis e assustadoras, ao mesmo tempo em que despertam no público a curiosidade e a atenção aos detalhes.
Pensando nisso, reunimos os seis melhores plot twists que já vimos nos filmes de terror.
Confira:
6. Os Outros
Spoilers a seguir
Lá no começo dos anos 2000 não se falava em outra coisa: Os Outros, filme estrelado por Nicole Kidman que traz um plot twist daqueles! Tudo bem que algumas pessoas conseguiram sacar o grande desfecho antes mesmo da trama terminar, mas ao choque de saber que todos estavam mortos foi de fato um dos grandes momentos naquela década nos cinemas.
A história ambientada nos anos 40 acompanha Grace, uma mulher que vive com seus filhos isolada em uma mansão localizada na costa inglesa. Enquanto seu marido está na guerra, ela administra a casa com a ajuda de empregados e cuida das crianças que sofrem de uma rara doença. Porém, a residência possui algumas regras e quando elas são quebradas, coisas estranhas começam a acontecer no local.
5. A Orfã
Spoilers a seguir
Tudo bem que no início de A Orfã, filme estrelado por Vera Farmiga, Isabelle Fuhrman e Peter Sarsgaard, a pequena Esther é um doce de criança. Sempre educada, a garotinha de 9 anos ganha a atenção de sua nova família adotiva. Porém, com o passar do tempo quem poderia imaginar que a criança era, na verdade, uma mulher de 33 anos que sofria de hipopituitarismo, uma doença que afeta o crescimento? Sinistro, hein?
Na trama, o casal John e Kate sofre com a morte prematura de um dos seus filhos. Para amenizar a dor, eles decidem visitar um orfanato local e adotar uma criança para compor a família. Logo de cara eles se encantam pela adorável Esther, uma criança cheia de carisma e maturidade. Eles só não contavam que aos poucos a menina fosse revelando seu lado mais maléfico.
4. Corra!
Spoilers a seguir
Lançado em 2017 pelas mãos de Jordan Peele, o longa de terror psicológico causou um furor entre o público pela forma criativa como aborda assuntos como o racismo, a escravidão, entre outras críticas sociais implementadas em sua história. Porém, o roteiro alinhado de Peele fez com que muita gente não percebesse um importante detalhe: Rose, a namorada de Chris, estava infiltrada na armação desde o início do filme!
Na impactante trama seguimos Chris, personagem de Daniel Kaluuya, um jovem negro que é convidado por Rose, sua namorada, para conhecer a casa dos pais dela. Tudo parece bem na viagem do casal, exceto que aos poucos a família da jovem passa a demonstrar um comportamento estranho com Chris. Logo ele descobre um segredo perturbador que coloca sua vida em perigo.
3. Psicose
Spoilers a seguir
De Alfred Hitchcock, o grande mestre do suspense, o clássico Psicose chegou em 1960 e se consolidou como um dos maiores filmes de terror da história do cinema. Nele, a reviravolta se dá quando o namorado de Marion descobre que ela foi morta pelo próprio Norman Bates, que escondia o corpo de sua mãe em casa e usava as roupas dela para cometer seus crimes.
No trama do clássico, Marion Crane, vivida por Janet Leigh, tem como principal característica a ambição. Um dia, ela decide roubar a empresa em que trabalha e fugir com o dinheiro. Quando uma forte tempestade começa na estrada, Marion é obrigada a parar em um hotel para passar a noite. Lá ela é recebida por Norman Bates (Anthony Perkins), um atencioso rapaz que administra o estabelecimento. Porém, horas depois a jovem some misteriosamente!
2. Boa Noite, Mamãe
Spoilers a seguir
Esse é um dos grandes filmes contemporâneos de terror que acabou caindo na graça do público por sua trama complexa e muito bem roteirizada. Com direção de Veronika Franz e Severin Fiala, o longa usa ao máximo o horror psicológico para revelar ao final que, na verdade, um dos gêmeos havia falecido em um acidente e era apenas uma alucinação do outro menino.
A trama acompanha uma mãe que vive com seus filhos gêmeos em uma casa isolada em meio a uma área de plantio. Ela decide realizar uma cirurgia plástica no rosto e, por isso, fica longe das crianças por alguns dias em recuperação. No retorno, os meninos não a reconhecem e passam a fazer de tudo para provar que aquela não é a mãe deles.
1. O Sexto Sentido
Spoilers a seguir
De longe um dos maiores e mais clássicos plot twists do gênero do suspense! Com direção do incrível M. Night Shyamalan, O Sexto Sentido marcou o final da década de 1990 e "explodiu" algumas cabeças pela forma como revelaria sua grande reviravolta no desfecho do filme. Nele, o psicólogo Malcolm Crowe, personagem de Bruce Willis, estava morto o tempo todo, ou seja, era uma das pessoas mortas que o jovem Cole via com frequência!
No filme, o garotinho Cole Sear, vivido por Haley Joel Osment, tem uma grande sensibilidade e consegue ver espíritos onde quer que esteja. Isso preocupa sua mãe, Lynn Sear (Toni Colette), que decide levar a criança até o renomado psicólogo infantil Malcolm Crowe. O objetivo é tentar descobrir quais são os motivos que levam o menino a ver pessoas mortas o tempo todo.