Os 6 filmes mais insanos lançados nos anos 80
Independentemente se você nasceu antes ou depois da década de 1980, certamente você já assistiu a algum filme lançado nessa época. Eles se tornaram nostálgicos, cults, conceituados, além de terem marcado a década como uma das mais revolucionárias para o cinema.
O que não dá para negar é que os anos 80 também foram responsáveis pelo lançamento de temáticas e histórias bizarras nas telonas. Seja com títulos de terror, ficção científica, comédia ou drama, a era nostálgica soube como diversificar a sétima arte como ninguém.
Relembre os seis filmes mais insanos da década de 80:
6. Chamas da Vingança (1984)
Estrelado por Drew Barrymore quando a atriz tinha apenas 9 anos de idade, o longa baseado no romance de Stephen King e dirigido por Mark L. Lester traz uma história rodeada de suspense e uma boa dose de insanidade, já que mostra uma garotinha capaz de causar incêndios apenas com o poder da mente!
Na trama, Andrew McGee é um homem que serviu de cobaia para um experimento científico na faculdade no qual uma substância misteriosa foi injetada em sua corrente sanguínea. Anos mais tarde, ele tem uma filha, a pequena Charlie, que possui a curiosa capacidade de provocar incêndios usando apenas a mente. Agora, ele precisa fugir para salvar a filha das garras de uma agência governamental que descobre os poderes adquiridos pela criança.
5. Hellraiser - Renascido do Inferno (1987)
Escrito e dirigido por Clive Barker, o terror tem uma trama bem insana, porém daquelas que agrada os fãs de filmes do gênero, tanto que se tornou um dos títulos mais marcantes da década. Na história, Frank Cotton (Sean Chapman) manipula um quebra-cabeças que, segundo uma antiga lenda, é capaz de trazer eternos prazeres sexuais a quem o desvenda. Porém, algo dá errado e ele acaba tornando-se presa de criaturas sobrenaturais.
Após os eventos ocorridos com Frank, seu irmão Larry muda-se para a casa acompanhado da esposa, Julia, que anos antes havia sido amante de Frank. Agora, convertido em um morto-vivo com nervos, ossos e músculos expostos, Frank retorna para seduzir a cunhada novamente e forçá-la a lhe trazer cadáveres frescos, único alimento que pode fazê-lo voltar a sua antiga forma humana.
4. Cujo (1983)
Cachorrinhos são seres tão dóceis, mas isso não se aplica a Cujo, o animal que apavorou o público nos cinemas na década de 80! Também baseado em um romance de Stephen King, o longa tem um curioso detalhe por trás: segundo o autor, ele escreveu o livro na época em que lutava contra problemas com álcool e, por isso, não se lembra de ter escrito o best-seller!
A trama que traz nomes como Dee Wallace, Danny Pintauro e Christopher Stone acompanha Cujo, um cachorro que se torna um completamente feroz após ser mordido por um morcego. Ele então passa a cometer diversos assassinatos por onde passa! Bizarro, não é?
Veja também
3. Videodrome - A Síndrome do Vídeo (1983)
Nas mãos do cineasta David Cronenberg, o longa é para lá de estranho! Abordando a tecnologia presente nos anos 80, incluindo televisores de tubo - que os jovens nascidos após os anos 2000 não devem saber o que é - a história estrelada por James Woods acompanha Max Renn, programador especialista em pornografia que comanda uma emissora de televisão a cabo.
Ele descobre o Videodrome, uma espécie de série que apresenta imagens cruéis de pessoas mortas, torturadas e machucadas. Ele então vai atrás dos produtores para saber como reproduzir o programa na emissora. Porém, o que parecia ser uma simples negociação revela um experimento que usa a programação da TV para causar sérios danos cerebrais nos espectadores.
2. Um Lobisomem Americano em Londres (1981)
Histórias de lobisomens são mais comuns, tudo bem. Porém, uma dessas criaturas perdidas em Londres é um tanto quanto esquisito! Comandado por John Landis, a comédia de terror ganhou ares de filme cult principalmente por saber mesclar o horror e humor de forma coerente.
Na história, Jack (Griffin Dunne) e David (David Naughton) são dois turistas americanos que estão a passeio pelas ruas de Londres e acabam sendo atacados por um lobisomem. Jack, infelizmente, morre, mas David é socorrido e vai para o hospital com uma mordida no ombro. Dias depois, o fantasma de Jack aparece para David e conta que o amigo, agora, é um lobisomem e que só quebrará essa maldição se cometer suicídio. David ignora a aparição por achar que foi apenas uma alucinação. Porém, com o chegar da lua cheia, ele percebe que estava totalmente enganado.
1. A Mosca (1986)
Nove entre dez pessoas elegem esse remake do filme homônimo de 1958 como um dos mais insanos dos anos 80, inclusive nós! Comandado por David Cronenberg, o longa que mistura drama, terror e ficção científica se tornou um grande clássico da década e hoje integra as listas cult do cinema.
Na história estrelada por Jeff Goldblum, o excêntrico cientista Seth Brundie está contente por trabalhar em uma nova invenção: uma máquina de teletransporte. Porém, ao testar o equipamento, Seth não percebe que havia uma mosca dentro da cabine do teletransporte. Durante o processo, a máquina acaba alterando os padrões moleculares do cientista e do inseto e, aos poucos, Seth vai sofrendo terríveis transformações até se tornar uma mosca gigante!