Oscar 2015: Veja atores que disputaram a estatueta após viverem esportistas no cinema
<p>Confira quem foi indicado ao Oscar por um papel relacionado ao esporte.</p>
21/01/2015
Confira quem foi indicado ao Oscar por um papel relacionado ao esporte.
1
1942 . Gary Cooper ( Ídolo, Amante E Herói ). O primeiro a conquistar um Oscar por um papel relacionado ao esporte foi o galã Gary Cooper , que faturou o prêmio de melhor ator. Ele mostrou a todos o drama de Lou Gehrig , jogador profissional de beisebol, do New York Yankees, que morreu precocemente após sofrer de esclerose lateral amiotrófica. A tragédia do atleta foi um dos fatos mais comoventes da década de 1940 nos Estados Unidos.
2
1974 . Vincent Gardenia ( A Última Batalha De Um Jogador ). O filme de 1974 rendeu ao ator sua primeira indicação ao Oscar. Ele interpretou o treinador de um time de beisebol e concorreu como melhor ator coadjuvante. No entanto, o principal destaque do longa foi o então novato Robert De Niro , com o papel de um jogador mediano que sofre de uma grave doença e é apadrinhado pelo craque da equipe.
3
1976 . Sylvester Stallone ( Rocky - Um Lutador ). A saga do lutador de boxe, Rocky Balboa , transformou Sylvester Stallone em um astro mundial. Com o projeto praticamente criado pelo ator, a história do pugilista da periferia da Filadélfia, que resolve encarar o campeão mundial Apolo Creed para sair da vida simples que levava, o rendeu a indicação ao Oscar de melhor ator, em 76. O fato é que o filme foi um tremendo sucesso na época e gerou a produção de mais cinco longas.
4
1976 . Burgess Meredith ( Rocky - Um Lutador ). E não foi apenas Sylvester Stallone que se consagrou com a saga do Garanhão Italiano. O filme também rendeu a Burgess Meredith , o Mickey , uma indicação como melhor ator coadjuvante. Na história, Meredith interpreta um treinador com jeito rabugento que conduz Rocky ao melhor de sua forma física e mental.
5
1978. Warren Beatty ( O Céu Pode Esperar ). O ano de 78 foi especial para Warren Beatty , já que igualou a Orson Welles como o único profissional do cinema americano a ser indicado ao Oscar no mesmo ano como ator, diretor, produtor e roteirista. Um dos responsáveis por isso foi o papel do esportista Joe Pendleton , em O Céu Pode Esperar . Na história, um jogador de futebol americano morre em um desastre durante o auge de sua carreira. Ao chegar no céu, ele descobre que não era a sua hora e acaba voltando para a Terra no corpo de um milionário, que foi assassinado pela esposa.
6
1981 . Robert De Niro ( Touro Indomável ). Com o esporte presente em alguns filmes da carreira ( Ajuste De Contas e A Última Batalha De Um Jogador ), Robert De Niro teve que viver uma verdadeira montanha-russa física para encarnar o pugilista Jake La Mota , filho de imigrantes italianos, que se torna a sensação do Boxe e é apelidado de "Touro do Bronx" , no clássico de Martin Scorsese . De Niro chegou a engordar 25 quilos para viver a fase decadente do atleta. O fato é que seu esforço e show de interpretação foram recompensados com o Oscar de melhor ator.
7
1987 . Dennis Hopper ( Momentos Decisivos ). Mesmo com Gene Hackman como protagonista, quem roubou a cena foi Dennis Hooper , com o papel de um alcoólatra fanático por basquete, que vira auxiliar do treinador de um pequeno time colegial do estado de Indiana , nos Estados Unidos . A excelente atuação rendeu a Hooper uma indicação ao Oscar de 87. Baseado em fatos reais, o filme não fez tanto sucesso no Brasil, mas relata a bela história de uma equipe que conseguiu vencer o principal torneio do país, mesmo não possuindo tantos recursos financeiros e estruturais.
8
1996 . Cuba Gooding Jr. ( Jerry Maguire - A Grande Virada ). Com diálogos de efeito, a atuação de Cuba Goodwing Jr. como um jogador do Arizona Cardinals (time tradicional de futebol americano) o rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante. Ele vive um atleta fanfarrão, que aposta no agente independente Jerry Maguire , vivido por Tom Cruise , para dar uma grande virada em sua carreira.
9
2001 . Will Smith ( Ali ). Will Smith provou que tem muita autoconfiança ao viver no cinema Muhamad Ali , um dos melhores pugilistas de todos tempos. Em uma de suas melhores atuações da carreira e uma caracterização impecável, Smith foi recompensado com a indicação ao Oscar na categoria de melhor ator.
10
1999 . Denzel Washington ( Hurricane - O Furacão ). Os ringues costumam dar ótimos filmes e Hurricane é uma prova disso. O ator Denzel Washington foi indicado ao Oscar por viver Rubin Carter , um boxeador em ascensão, que acaba preso injustamente, acusado de assassinato.
11
2004 . Hilary Swank ( Menina De Ouro ). E a Academia não reconheceu apenas homens que viveram personagens esportistas. Mulheres também. Novamente com o Boxe como tema central, a história comovente de Menina de Ouro premiou Hilary Swank com a estatueta de melhor atriz. Ela vive Maggie , uma moça que aparece com um dom para lutar e deseja ser treinada por Frankie , personagem de Clint Eastwood .
12
2004 . Clint Eastwood e Morgan Freeman ( Menina De Ouro ). O filme também foi a consagração de Clint Eastwood e Morgan Freeman . A dupla levou o Oscar de melhor diretor e ator coadjuvante, respectivamente. Enquanto Eastwood deu vida ao treinador de boxe, Frankie , Freeman interpretou Scrap , um pugilista aposentado que cuida do ginásio de treinamento do amigo.
13
2009 . Mickey Rourke ( O Lutador ). A bela atuação como um lutador decadente, que busca reencontrar seu espaço, rendeu a Mickey Rourke uma indicação ao Oscar de melhor ator e o retorno para participações em grandes produções. Depois disso, participou de Homem De Ferro 2 e Os Mercenários .
14
2010 . Matt Damon Invictus . O ator da trilogia Bourne foi reconhecido com a indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante ao viver François Pienaar , capitão da seleção da África do Sul de rúgbi, que foi campeã mundial em 1995. Em outro belo filme de Clint Eastwood , Pienaar e o então presidente, Nelson Mandela ( Morgan Freeman ), desenvolvem uma amizade para unir o país, que ainda possui resquícios do Apartheid , durante a realização da Copa do Mundo de Rúgbi.
15
2011 . Christian Bale ( O Vencedor ). Se tem alguém que carrega um filme nas costas, esse alguém é Christian Bale em O Vencedor . Sua impressionante atuação como um treinador de boxe, o rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante. Na história, ele é um lutador que desperdiçou todo seu talento, mas que vê uma oportunidade de crescimento ao treinar seu irmão, vivido por Mark Wahlberg .
16
2012 . Brad Pitt ( O Homem Que Mudou O Jogo ). O filme acompanha o drama real de um dirigente, que aplica um novo modelo de gestão para montar uma equipe de alto nível para jogar MLB (Liga Profissional de Beisebol dos EUA). O filme rendeu a Brad Pitt a indicação ao Oscar de melhor ator e a Jonah Hill a de melhor ator coadjuvante.
17
2015 . Mark Ruffalo ( Foxcatcher - Uma História Que Chocou O Mundo ). Esse ano, quem entrou para essa galeria foi Mark Ruffalo . Sua bela atuação como um treinador de luta greco-romana na impressionante história de Foxcatcher , qu estreia essa quinta (22) no Brasil, fez com que estivesse entre os indicados ao Oscar de melhor ator coadjuvante. Será que ele leva?
18
Esporte sempre foi um dos temas preferidos de Hollywood e já rendeu vários ótimos filmes, com atuações inesquecíveis de grandes atores. Esse ano, Mark Ruffalo teve o reconhecimento da Academia após sua atuação em Foxcatcher - Uma História Que Chocou O Mundo , que estreia essa quinta no Brasil. No longa, o intérprete de Hulk em Os Vingadores vive um treinador de luta greco-romana , pelo qual concorre ao Oscar de melhor ator coadjuvante. Além dele, outros grandes nomes do cinema disputaram a famosa estueta depois de viverem personagens esportistas. Confira quem está na lista: