Conheça os filmes na disputa do Oscar 2021
Mank, Nomadland e Minari são destaques
Por Daniel Reininger
12/01/2021 - Atualizado há mais de 1 ano
O Oscar 2021 acontece em 25 de abril e é preciso conhecer alguns dos destaques dessa temporada. Eles estão na disputa pelas estatuetas da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Mank é o filme com mais indicações e a categoria de melhor filme ainda traz Judas e o Messias Negro, Meu Pai, Nomadland, Minari, Os 7 de Chicago e O Som do Silêncio
Confira e faça suas apostas:
Mank
O renomado diretor David Fincher ( Clube Da Luta ) conta a história de Herman J. Mankiewicz, co-roteirista de Cidadão Kane , considerado o melhor longa de todos os tempos. Baseado na história real dos bastidores, explora a relação de Orson Welles com o roteirista, com base em um debate de décadas sobre quem realmente é o responsável pela grandeza do filme. Mank lidera o número de indicações com: Melhor Filme, Melhor Diretor (David Fincher), Melhor Ator (Gary Oldman), Melhor Atriz Coadjuvante (Amanda Seyfried ), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Som e Melhor Design de Produção,
Nomadland
O longa de Chloé Zhao ( Os Eternos ) venceu Festival de Toronto e acompanha Fern, uma mulher de 60 anos que resolve ir para a estrada com a sua van e viver como uma nômade moderna após um colapso econômico na sua cidade. O filme está sendo indicado nas categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz (Frances McDormand), Melhor Direção (Chloé Zhao), Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Roteiro Adaptado.
Judas e o Messias Negro
O longa dirigido por Shaka King é baseado em uma história real de Fred Hampton (Daniel Kaluuya), ativista dos direitos dos negros e revolucionário líder do partido dos Panteras Negras. Ele atrai a atenção do FBI, que com a ajuda de William O'Neal (LaKeith Stanfield) acaba infiltrando os Panteras Negras e causando o assassinato de Hampton. Disputando as categorias : Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Lakeith Stanfield), Melhor Fotografia, Melhor Canção Original, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia.
Os 7 De Chicago
Baseado em fatos, o filme de Aaron Sorkin ( A Rede Social ) relata o protesto que se transformou em um confronto violento com a polícia e o resultados dos julgamentos do ato na época. Tudo começa com uma manifestação contra a guerra do Vietnã e termina com um julgamento que interrompeu o congresso do partido Democrata em 1968. Ocorreram diversos confrontos entre a polícia e os participantes. Disputando as categorias : Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Sacha Baron Cohen), Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Canção Original e Melhor Roteiro Original.
Meu Pai
O longa do novato no cinema Florian Zeller conta a história de um homem que está envelhecendo e precisa de ajuda para se cuidar. Quanto mais ele nega o apoio de sua filha, mais ele entra em questões sobre a sua vida. Disputando as categorias : Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Anthony Hopkins), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz Coadjuvante (Olivia Colman), Melhor Montagem, Melhor Design de Produção e Melhor Fotografia.
Minari
Escrito e dirigido por Lee Isaac Chung e estrelado por Steven Yeun que conta a história de uma família coreana que se muda para uma fazenda no estado do Arkansas em busca do sonho americano. Tudo muda completamente com a chegada da sua avó astuta e desbocada, mas incrivelmente amorosa. Disputando as categorias : Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Yuh-Jung Youn), Melhor Ator (Steven Yeun), Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Roteiro Original.
O Som do Silêncio
Recém chegado ao catálogo do Amazon Prime Video, o longa estrelado por Riz Ahmed vem sendo extremamente elogiado pela crítica por sua bela imersão à história. Na trama, Rubens é um jovem baterista apaixonado por seu trabalho com a música. Um dia, ele acorda parcialmente surdo e isso muda para sempre a sua vida. Disputando as categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Riz Ahmed), Melhor Ator Coadjuvante (Paul Raci ), Melhor Montagem, Melhor Roteiro Original e Melhor Som.
Bela Vingança
Estrelado por Carey Mulligan, o longa chega ao Brasil em março mas já está causando boas impressões no exterior. Na trama, uma jovem traumatizada por uma tragédia do passado passa a frequentar bares todas as noites para buscar vingança. Disputando as categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (Emerald Fennell) Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz (Carey Mulligan).
A Voz Suprema Do Blues
Dirigido por George C. Wolfe ( Um Momento Pode Mudar Tudo ), é uma adaptação da premiada peça homônima de 1982, de August Wilson, e se passa na cidade de Chicago (EUA), em 1927. A história é focada em "Ma" Rainey (Viola Davis), uma pioneira cantora de blues afro-americana. Na trama, ela confronta seu empresário e produtor sobre os direitos de sua música. Disputando as categorias : Melhor Ator (Chadwick Boseman), Melhor Atriz (Viola Davis), Melhor Figurino, Melhor Cabelo e Maquiagem e Melhor Design de Produção.
Pieces of a Woman
Lançado no catálogo da Netflix, o drama estrelado por Vanessa Kirby e Shia LaBeouf é outro forte candidato à disputa. A história acompanha Martha, uma mulher que aguarda a chegada de sua primeira filha. Após um parto complicado, uma tragédia invade a vida de Marta e ela agora busca superar a dor. Disputando a categoria de Melhor Atriz (Vanessa Kirby),
Soul
Nova obra do diretor e roteirista Pete Docter ( Monstros S.a. ), vai mostrar como é mundo das almas através da jornada do protagonista Joe Gardner, um professor apaixonado pelo que faz, mas que vai dessa para a melhor e passa a conhecer o outro lado da vida. Está disputando as categorias: Melhor Animação, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som.
Borat: Fita De Cinema Seguinte
Jason Woliner dirige Sacha Baron Cohen nessa sequência cheia de humor ácido. Em sua nova viagem aos Estados Unidos, Borat tem a companhia da filha de 15 anos, que será entregue de presente ao Vice-presidente dos EUA, Mike Pence. Está disputando as categorias : Melhor Atriz Coadjuvante (Maria Bakalova) e Melhor Roteiro Adaptado.
Relatos Do Mundo
O filme de Paul Greengrass Cinco após o fim da Guerra Civil, o Capitão Jefferson Kyle Kidd viaja pelo país para compartilhar as notícias do mundo com as pessoas. No Texas, ele conhece Johanna, uma menina de 10 anos que foi acolhida pelo povo Kiowa seis anos atrás. Ela agora deve ser devolvida, contra a sua vontade, para aos seus tios biológicos. Kidd aceita a tarefa de acompanhar Johanna e ao seu lado enfrentará uma viagem de centenas de quilômetros pela selva. Disputando as categorias : Melhor Som, Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Fotografia.
Tenet
Christopher Nolan usa ideias dos longas de espionagem e as mistura com ficção científica, com agentes secretos, comerciantes de armas, oligarcas russos e conspirações mundiais. Isso faz da história algo fácil de entender, apesar da ousada narrativa em torno do tempo. Disputando as categorias : Melhores Efeitos Visuais e Melhor Design de Produção.
Uma Noite em Miami
O filme de Regina King (Atriz de Watchmen e diretora de séries como This is Us ) mostra a vida do lutador de boxe da categoria de peso-pesado Muhammad Ali. O filme acompanha a trajetória de Cassius Clay, desde jovem, até sua transformação de Ali e ícone do esporte. O longa ainda mostra sua amizade com Malcom X, Sam Cooke e Jim Brown. Está indicado nas categorias : Melhor Ator Coadjuvante (Leslie Odom Jr), Melhor Canção Original e Melhor Roteiro Adaptado.
Destacamento Blood
Spike Lee ( Infiltrado Na Klan ) volta ao Oscar com o longa sobre um grupo de veteranos afro-americanos que voltam ao Vietnã após a guerra para buscarem os restos mortais de seu líder. Mas esse não é o único objetivo deles: anos antes eles enterraram um tesouro relacionado a um companheiro de exército e precisarão enfrentar perigos para recuperar a maleta enterrada. Disputando a categoria Melhor Trilha Sonora Original.