Oscar de Melhor Filme costuma surpreender; veja lista
Relembre qual foi o Melhor Filme de cada ano nas últimas décadas
Por Daniel Reininger
27/02/2022 - Atualizado há 6 meses
O Oscar 2022 acontece em março e já é bom relembrarmos os filmes que venceram a principal categoria do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nas últimas décadas.
Vale apontar que nem sempre o favorito ou melhor venceu nessa categoria, que tem um formato diferente de votação. Confira os últimos ganhadores:
1986 - Entre Dois Amores acompanha um romance épico no início do século XX entre uma dinamarquesa comprometida e um aventureiro aristocrata britânico em plena África. Claro que a atuação de Meryl Streep contribuiu e muito para que o filme levasse a estatueta
1987 - Até hoje Platoon sempre é figurinha carimbada nas listas de melhores filmes de guerra. O longa retrata com louvor a jornada de um jovem idealista que abandona tudo para representar os EUA na guerra contra o Vietnã, mas lá terá que lidar com o despreparo seu e dos companheiros e com o sadismo de seus superiores.
1988 - Dirigido por Bernardo Bertolucci , O Último Imperador ganhou o prêmio máximo do cinema ao contar a história do mais jovem imperador da China, Pu Yi, que é tratado como fantoche pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial e reeducado politicamente na China de Mao.
1989 - Rain Man emocionou a Academia ao contar a história de um homem ambicioso que muda sua forma de ser depois de conhecer e conviver com o irmão autista.
1990 - A década de 90 começou bem ao premiar Conduzindo Miss Daisy por sua trama de superação das dificuldades e do preconceito racial. As atuações de Jessica Tandy e Morgan Freeman , como a judia Daisy e o motorista Hoke respectivamente, não nos deixam mentir.
1991 - O emocionante Dança Com Lobos levou a estatueta de "melhor filme" ao narrar a trajetória de um tenente do exército que muda sua vida ao conviver de perto com a comunidade indígena Sioux. O longa ainda venceu outros seis Oscars.
1992 - Anthony Hopkins encarnou com muita competência o papel do canibal Hannibal Lecter em O Silêncio Dos Inocentes , garantindo o prêmio máximo da noite. O clássico figura na lista de melhores filmes da história e foi escolhido para ser preservado no National Film Registry em 2011.
1993 - Os Imperdoáveis narra a história de um ex-criminoso que volta à ativa para sustentar sua família, no melhor estilo Faroeste que só Clint Eastwood sabe fazer.
1994 - Sem dúvidas A Lista De Schindler é um dos melhores filmes sobre o holocausto. Steven Spielberg conseguiu retratar os horrores dessa época tão obscura e ao mesmo tempo aborda a coragem e a solidariedade de um homem que desafia o regime nazista para salvar prisioneiros.
1995 - Na 67ª edição do prêmio mais importante do cinema, Forrest Gump - O Contador De Histórias , clássico estrelado por Tom Hanks , levavam a estatueta de "Melhor Filme".
1996 - Com Mel Gibson na direção e a atuação, Coração Valente foi consagrado como melhor filme pela academia e até hoje é um dos maiores clássicos da sétima arte.
1997 - A coprodução EUA/Inglaterra O Paciente Inglês narrava o romance proibido entre um combatente da Segunda Guerra Mundial, agora ferido, e a esposa de seu grande amigo.
1998 - A clássica história de amor entre Jack e Rose, a bordo do famoso e imponente Titanic , já faz parte do imaginário popular. O filme de James Cameron , que mais tarde voltaria à premiação com Avatar , foi um dos honrados com a estatueta mais cobiçada do cinema.
1999 - Em um ano recheado de concorrentes do genero "drama", o romance Shakespeare Apaixonado foi o grande consagrado. Estrelado por Gwyneth Paltrow e Joseph Fiennes , o longa foi indicado em 13 categorias, vencendo 7 delas.
2000 - O filme que deu ao cinema uma de suas cenas mais famosas - da atriz Mena Suvari coberta por pétalas de rosas - Beleza Americana encontou o júri e levou o prémio máximo.
2001 - Gladiador , épico de Ridley Scott foi sucesso de bilheteria e para completar ainda levou o prêmio de "Melhor Filme", além de ser indicado em outras 12 categorias e vencer 5 delas.
2002 - Uma Mente Brilhante , cinebiografia do matemático John Forbes Nash, recebeu algumas críticas pelas mudanças na história na qual foi baseada, mesmo assim foi eleito pela academia como o melhor filme daquele ano.
2003 - O musical Chicago , dirigido por Rob Marshall , trouxe à tona a ambição e perseguição pela fama, tudo rodeado pelo clima de Cabaret. Além do prêmio de Melhor Filme, Catherine Zeta-jones levou a estatueta de Atriz Coadjuvante.
2004 - Vencedor de 11 Oscars, O Senhor Dos Anéis: O Retorno Do Rei é uma das maiores bilheterias da história. O longa, dirigido por Peter Jackson , concluiu a trilogia que se iniciou com O Senhor Dos Anéis: A Sociedade Do Anel , e foi consagrado com o Oscar de "Melhor Filme" naquele ano.
2005 - Há dez anos, Clint Eastwood era consagrado com sua Menina De Ouro levando o prêmio máximo da academia. O drama contava a história de uma boxeadora que teve que enfrentar o machismo e a falta de dinheiro para tornar-se uma das maiores lutadoras de sua época, mas um terrível acidente ameaçou sua carreira para sempe.
2006 - Enfrentando concorrentes como O Segredo De Brokeback Mountain e Boa Noite E Boa Sorte , a coprodução EUA/Alemanhã Crash - No Limite levou a estatueta de Melhor Filme. O longa aborda preconceitos da sociedade americana, com ênfase nas conflitos raciais.
2007 - Martin Scorsese brilhou com Os Infiltrados levando as glórias da acadêmia e derrotando filmes como A Rainha , Babel e Cartas De Iwo Jima.
2008 - Onde Os Fracos Não Têm Vez foi escrito e dirigido pelos irmãos Coen, conhecidos por Fargo e O Grande Lebowski , e baseado na obra de Cormac McCarthy . A trama cheia de tensão deixou para trás o drama (quase) adolescente Juno e a adaptação Desejo E Reparação .
2009 - Foi nesse ano que o mundo conheceu a Índia de cores e mazelas sociais com Quem Quer Ser Um Milionário? . Apesar de fortes concorrentes como Milk - A Voz Da Igualdade e O Curioso Caso De Benjamin Button , o drama indiano foi o
2010 - A vitória de Guerra Ao Terror como Melhor Filme causou bastante controvérsia na época, não apenas pelo teor ultra patriótico de seu enredo, mas também porque o filme tirou a estatueta de Avatar , grande aposta daquele ano.
2011 - A história sobre o rei gago Jorge VI rendeu a O Discurso Do Rei a estatueta de "Melhor Filme". Com um elenco estrelado com nomes como Colin Firth , Helena Bonham Carter e Geoffrey Rush , o filme venceu grandes nomes como Cisne Negro , A Rede Social e 127 Horas .
2012 - Quem diria que um filme mudo e francês seria considerado um dos melhores filmes do século XXI? O Artista encantou o Globo de Ouro e posteriormente o Oscar.
2013 - O suspense Argo , dirigido por Ben Affleck , narra o episódio em que diplomatas americanos foram sequestrados e mantidos reféns por mais de 400 dias. O longa retrata a maior crise diplomática entre o Irã e os EUA, mas foi duramente criticado por suas imprecisões históricas.
2014 - Outro drama histórico que conquistou o coração da academia foi 12 Anos De Escravidão . Responsável por lançar Lupita Nyong'o para o mundo, o longa chegou a ser críticado pelo destaque dado à Brad Pitt em detrimento aos demais atores. Mas sem dúvída serviu para trazer à tona o debate racial dentro da premiação.
2015 - Birdman Ou A Inesperada Virtude Da Ignorância foi filmado inteiramente em plano sequência e representou duas das melhores coisas que aconteceram em Hollywood na última década: A ascensão de Alejandro González Iñárritu como diretor e a volta triunfal de Michael Keaton . Não foi à toa que abocanhou várias estatuetas, inclusive essa que é a mais importante da noite.
2016 - Spotlight - Segredos Revelados , de Thomas McCarthy, mereceu levar o Oscar. Além do peso dos temas abordados, o que impressiona em igual escala em Spotlight é o nível do elenco. Atores de renome empregam seu talento com a mesma dedicação dos jornalistas reais que interpretam.
2017 - Moonlight - Sob A Luz Do Luar ,de Barry Jenkins, surge com uma proposta semelhante a de Boyhood: Da Infância À Juventude . Acompanhar, em três atos, a evolução de um garoto. Entretanto, a trajetória do último é muito mais árdua e edificante.
2018 - A Forma Da Água , do grande Guillermo Del Toro , levou quatro estatuetas, inclusive Melhor Diretor e Melhor Filme. Apesar de Água com açucar, a vitória é merecida por conta da delicadeza, do belo trabalho de ambientação, da direção primorosa e de uma protagonista incrível vivisa por Sally Hawkins
2019 - Green Book - O Guia é uma experiência que te fará sair da sala de cinema contemplando cada cena e cada diálogo que percorre seus 130 minutos. Com fotografia, direção e atuações impecáveis, o filme se consolida como um dos melhores do ano, principalmente por conseguir abordar assuntos delicados de forma direta e sem apelar para o clichê.
2020 - Parasita foi o primeiro filme coreano a ganhar o Oscar com uma tensa trama de cunho social. Na história, quatro membros da família Ki-taek estão desempregados, quando o filho adolescente comece a dar aulas de inglês à rica filha da família Park. Fascinados com o estilo de vida luxuoso, os quatro bolam um plano para se infiltrar na casa burguesa. É o início de uma série de acontecimentos incontroláveis dos quais ninguém sairá ileso.
2021 - Forte e humano, Nomadland, baseado no livro homônimo de Jessica Bruder, tem como grande foco a retratação de uma realidade cortante da vida de muitos americanos que tiveram de abandonar suas casas após a ruína da América no final dos anos 2000. A diretora chinesa entrega um dos filmes mais intensos da temporada, mas faz isso com uma sutileza magistral.