Por que 'Top Gun: Maverick' mexe tanto com a nostalgia?
Tom Cruise está de volta a um dos papéis icônicos de sua carreira: o piloto Pete "Maverick" Mitchell de Top Gun - Ases Indomáveis, filme lançado em 1986 que ganhou milhares de fãs e se tornou um clássico da época.
O primeiro longa consagrou Tom Cruise como um astro de Hollywood, ditou moda e se tornou um dos grandes sucessos do cinema.
A sequência, Top Gun: Maverick, chegou aos cinemas com muitos elementos nostálgicos. Confira:
Jaqueta
Impossível não pensar em Top Gun e lembrar de Maverick (Cruise) com sua icônica jaqueta de couro. Para o novo filme, que conta com patrocínio chinês, a jaqueta ícone do filme foi alterada. As bandeiras do Japão e de Taiwan, presentes na vestimenta original, foram removidas. Os países não são muito amigáveis uns com os outros.
Óculos
Os óculos usados por Tom Cruise se tornaram icônicos e voltam na sequência. Caso esteja curioso, o óculos em questão é o Ray Ban modelo 3025 Aviator, também conhecido como aviador. O modelo foi criado em 1936 e é um dos preferidos da marca. E Tom Cruise fica ótimo neles mesmo quase 40 anos depois.
Trilha
O filme original ficou marcado com uma trilha eletrizando e o novo retoma essa ideia com Lady Gaga, que lançou a faixa “Hold My Hand”especialmente para o filme. “Quando escrevi esta música, nem percebi as múltiplas camadas do coração do filme pelas quais ela passou. Minha própria mente, a natureza do mundo onde vivemos. Queria transformar isso em uma música onde pudéssemos compartilhar nossa profunda necessidade de sermos entendidos e de entender os outros,” Gaga explicou em publicação no Instagram.
Manobras eletrizantes
O primeiro Top Gun tem manobras alucinantes, algumas delas de cabeça para baixo. O novo filme traz cenas parecidas, na qual um piloto vira seu avião completamente de cabeça para baixo. E as manobras ficam ainda mais insanas nesse remake, remetendo a um dos melhores momentos do clássico, mas tirando proveito de novas tecnologias dos aviões e também do cinema.
Moto
Em Top Gun, Maverick anda de moto ao lado de um jato levantando voo e a sequência conta com uma cena muito parecida com Maverick em sua moto. Além disso, a cena em que Jennifer Connely aparece na garupa do piloto também relembra a vida romântica de Maverick no filme original. Essa cena é tão impactante, que emociona só de olhar, imagina no cinema.
Vôlei de praia
Top Gun possui uma famosa cena em que Maverick e os outros pilotos joguem vôlei na praia, exibindo seus corpos sarados. O novo filme traz uma cena parecida, mas o vôlei é substituído por futebol americano. Poucos esportes no cinema foram tão impactantes, sensuais e interessantes quanto a partida de vôlei do clássico e só podemos esperar que a sequência faça jus a ela.
Top Gun: Maverick
Na trama, após anos servindo a marinha como um dos maiores pilotos de caça, Pete "Maverick" Mitchell continua na ativa e agora treina um grupo de pilotos em formação para uma missão especial. Porém, ele se recusa a subir de patente e deixar de fazer o que mais gosta: voar.
Top Gun: Maverick tem direção assinada por Joseph Kosinski, cineasta que já trabalhou com Cruise em Oblivion, e trará o retorno de Val Kilmer como o Iceman.
O elenco ainda conta com nomes como Miles Teller (Whiplash - Em Busca Da Perfeição) Jon Hamm (Mad Men) e Jennifer Connelly (Uma Mente Brilhante).
Top Gun: Maverick já está nos cinemas.