As 6 prostitutas mais icônicas do cinema
Nas telonas, as personagens ganharam retratações elaboradas e conquistaram o público
Por Thamires Viana
28/02/2022 - Atualizado há 5 meses
Não é de hoje que as garotas de programa são retratadas no cinema, muito pelo contrário. Há filmes lançados em décadas bem distantes que já trouxeram essas mulheres com muita história para contar as telonas. Em algumas delas, a abordagem revela suas alegrias, dramas e sonhos.
Como não lembrar, por exemplo, de Vivian, personagem de Julia Roberts do romance Uma Linda Mulher? A divertida prostituta caiu nas graças do público exatamente por mostrar um lado sonhador e até mesmo inocente ao se apaixonar por um cliente. Mas, além de Julia, diversas atrizes também já interpretaram garotas de programa no cinema.
Relembre as seis mais icônicas:
Holly | Bonequinha de Luxo
O clássico estrelado pela saudosa Audrey Hepburn se tornou referência de moda e sutileza. Nele, a atriz interpreta Holly, uma ambiciosa prostituta que sonha em se casar com um milionário. Porém, ao se apaixonar por um escritor que não ostenta riquezas, ela entra em conflito e evita se entregar a esse amor que pode deixar de lado o sonho de ser uma mulher rica.
Bruna | Bruna Surfistinha
O cinema nacional também trouxe uma das mais icônicas garotas de programa das telas. Em Bruna Surfistinha, é a atriz Deborah Secco quem interpreta Raquel Pacheco, jovem de classe média que usa o alter ego de Bruna Surfistinha e se torna uma prostituta de luxo após criar um blog para contar os detalhes de seus trabalhos.
Vivian | Uma Linda Mulher
Talvez a mais famosa de todas e também a mais carismática é Vivian, personagem de Julia Roberts no romance Uma Linda Mulher. Ao lado de Richard Gere, a atriz interpretou a divertida garota de programa que acaba se apaixonando perdidamente por seu cliente após ser contratada como acompanhante dele. A comédia romântica ultrapassou décadas e continua como uma das mais queridas do público.
Iris | Taxi Driver
No clássico de Martin Scorsese estrelado por Robert DeNiro, Jodie Foster tinha apenas 12 anos de idade quando interpretou Iris, uma prostituta que cruza o caminho do protagonista. Em entrevista, a atriz que acabou se tornando uma das mais renomadas do cinema falou sobre seu papel: "Eu tinha 12 anos e tinha feito mais filmes do que qualquer outra pessoa da equipe. E todos ficaram desconfortáveis com o meu personagem. Ninguém sabia como me dirigir".
Aileen | Monster: Desejo Assassino
No intenso e chocante drama baseado em uma história real, Charlize Theron vive Aileen Wuornos, uma mulher com um triste histórico de abusos que precisa se prostituir para viver desde à infância. Já adulta, ela revela um novo lado de sua personalidade tornando-se uma perigosa serial killer, ao mesmo tempo em que se apaixona pela inocente Selby Wall, personagem de Christina Ricci.
Christine | Confissões de Uma Garota de Programa
No longa dirigido por Steven Soderbergh, a ex-atriz pornô Sasha Grey vive Christine, uma prostituta de luxo de 22 anos que oferece aos clientes mais do que sexo. Ela ouve e dá conselhos aos homens, enquanto tenta lidar com os conflitos que vive com Chris, seu namorado, que passa a se afastar cada vez mais dela.