Guerra Civil: Entenda os acontecimentos que levaram ao conflito
25/04/2016
1
Nesta quinta (28), finalmente chega aos cinemas Capitão América: Guerra Civil . Mas, antes de assistir à batalha que divide os Vingadores , é preciso compreender o que está por trás do conflito . Para isso, relembramos os principais acontecimentos do Universo Cinematográfico da Marvel para você.
2
A gota d'água acontece em Vingadores: Era De Ultron , quando Hulk e Homem de Ferro lutam e destroem uma cidade africana e o combate final contra Ultron acaba com a cidade de Sokovia . Uma pergunta se repete: os Vingadores podem mesmo fazer tudo que quiserem?
3
Se isso tudo já não fosse o suficiente, um novo acontecimento endossa a necessidade de frear as ações dos Vingadores. - Cuidado - Spoilers- Uma missão contra Ossos Cruzados (Frank Grillo) acaba em um acidente de grandes proporções. A comoção pública, então, ganha forças e governos de mais de 100 países querem controlar as atitudes dos heróis.
4
É a partir deste momento que temos a divisão dos Vingadores. Capitão América ( Chris Evans ) lidera o time anti-acordo, que tem Gavião Arqueiro ( Jeremy Renner ), Falcão ( Anthony Mackie ), Feiticeira Escarlate ( Elizabeth Olsen ) e Homem-Formiga ( Paul Rudd ). E Homem de Ferro ( Robert Downey Jr ) lidera o time pró-acordo, que conta com Visão ( Paul Bettany ), Homem-Aranha ( Tom Holland ), Viúva Negra ( Scarlett Johansson ) e Máquina de Combate ( Don Cheadle ).
5
Na verdade, Stark está desiludido há tempos. Vimos isso em Homem De Ferro 3 e vimos novamente em Era de Ultron , no qual ele tenta criar uma A.I. para proteger o mundo e cria um monstro que pretende destrui-lo: Ultron. Quando ele percebe os danos que causou, fica fácil entender porque ele apoia o governo em Guerra Civil.
6
Um time já rachado
Desde Era De Ultron , a equipe dos Vingadores já não é mais a mesma. Com a falha de Tony Stark de tentar criar um mundo mais seguro, que resultou em Ultron, surgem brigas internas e desentendimentos. Capitão e Homem de Ferro chegaram a sair na porrada já nesse filme. A possibilidade da destruição da Terra, por culpa de Stark, deixa os heróis com nervos à flor da pele e o clima não fica nada amistoso. Ao final, Stark sente o peso dos acontecimentos e abandona os Vingadores, se tornando apenas o financiador do projeto.
7
Viúva Negra é, sem dúvida, o reforço mais inesperado para o time de Homem de Ferro . Afinal, a heroína se aproximou muito de Capitão América em Soldado Invernal e era fácil supor que ela apoiaria o amigo. Além disso, ela e Stark estão longe de terem uma boa relação. Vale lembrar que a heroína se infiltrou na vida do Homem de Ferro como uma secretária a pedido da S.H.I.E.L.D. e confiança nunca foi o forte dos dois. Mesmo assim, em Guerra Civil ela fica do lado do Stark, algo que acontece após ela analisar os danos causados pelos atos dos Vingadores.
8
Se há um personagem que é realmente emblemático no filme e deixa os ânimos à flor da pele é o Soldado Invernal ( Sebastian Stan ). À solta desde Capitão América 2 , quando salvou Steve Rogers após começar a lembrar quem é, seu retorno é de grande importância para o desenvolvimento da Guerra Civil , afinal, a relação entre Bucky Barnes e Steve Rogers é importante em Guerra Civil e o Capitão não desistirá do amigo, mesmo sabendo do quanto ele pode se tornar uma arma perigosa nas mãos erradas.
9
Guerra Civil trará para o Universo Marvel o Pantera Negra . E o motivo dele estar no conflito é simples: Cidadãos de seu país morrem às custas da ação dos Vingadores. - Cuidado, Spoilers - Além disso, ele sofre uma perda pessoa que é o empurrão final para sua escolha. Devido a esse fato, não é difícil compreender o motivo de ele estar a favor do Tratado de Sokovia.
10
Agora você sabe melhor tudo que levou ao conflito visto em Capitão América: Guerra Civil , filme que dá início a Fase 3 do Universo Cinematográfico da Marvel e abre muitas novas possibilidades para os próximos longas. Então, prepare-se para ficar com um gostinho de quero mais ao sair do cinema, principalmente no que diz respeito sobre Pantera Negra e Homem-Aranha . Para saber mais, leia a nossa crítica .
11
A partir de Homem de Ferro os super-humanos passaram a ser cada vez mais comuns. Os heróis salvaram Nova York de uma invasão alienígena e poucos reclamaram da destruição causada à cidade na época. Só que a possibilidade do fim da humanidade desperta fortes sentimentos em Tony Stark , afinal, perceber a dimensão das forças invasoras despertou nele um desejo de criar, a qualquer custo, uma maneira de proteger as pessoas - isso já vemos em Homem De Ferro 3 com diversas armaduras autônomas, depois Ultron em Vingadores 2 .
12
No entanto, se em Nova York a destruição foi relevada pela salvação da Terra, acontecimentos seguintes começaram a mudar a opinião pública. Um exemplo foi a destruição do centro da S.H.I.E.L.D. em Washington em O Soldado Invernal , além das batalhas nas ruas que causaram a morte de civis. O fim da S.H.I.E.L.D. ainda colocou os Vingadores sob controle das indústras Stark, o que mudou sua relação com o governo.
13
Já em Thor: O Mundo Sombrio , Londres acaba sendo alvo dos elfos negros , aliens liderados por Malekith . A batalha coloca a população da cidade em perigo e faz questionar sobre quão seguro o mundo está sob os cuidados dos Vingadores .