Rambo é baseado em uma pessoa real; veja outros fatos
Franquia pode ser maratonada nos streamings
Por Daniel Reininger
18/09/2019 - Atualizado há mais de 1 ano
A franquia Rambo é uma das mais amadas da cultura pop e está repleta de curiosidades. Confira:
2
Rambo e Indiana Jones usaram o mesmo Cavalo - Os animais trabalham tanto quanto qualquer ator e dublê, por isso não é surpresa ver um membro do elenco de quatro patas em vários filmes de ação. Em Indiana Jones e a Última Cruzada, Harrison Ford monta o mesmo cavalo que Sylvester Stallone em Rambo III.
Rambo é baseado num soldado real - O autor do livro teve a ideia de escrever sobre um herói de guerra condecorado que tentava se adaptar à vida civil quando leu sobre as façanhas de um soldado da Segunda Guerra Mundial chamado Audie Murphy. Murphy foi o soldado americano mais condecorado da Segunda Guerra.
Stallone não queria ser Rambo - Mais de 26 rascunhos foram escritos para a trama e dezenas de atores foram escolhidos antes de abandonarem o papel de Rambo, incluindo Steve McQueen, Paul Newman, Clint Eastwood, Al Pacino, Robert De Niro, Nick Nolte, John Travolta e Dustin Hoffman. Stallone foi procurado pelo diretor Ted Kotcheff por causa de sua popularidade com a franquia Rocky, mas Sly recusou o papel porque sentiu que o filme nunca seria realmente feito.
Rambo não mata ninguém no primeiro filme - Apesar de sua notória reputação de atirar primeiro e fazer perguntas depois, Rambo na verdade não mata ninguém no primeiro longa, apenas fere gravemente as pessoas que tentam capurá-lo. Este foi um esforço consciente da parte de Stallone para transformar o personagem oprimido do livro em alguém mais humano.
A Faca de Rambo foi feita sob medida - Stallone escolheu pessoalmente o famoso fabricante de facas Jimmy Lile para projetar e criar a faca icônica do personagem. O objetivo era algo confiável para situações extremas de sobrevivência, com lámina longa e afiada o suficiente para cortar alimentos ou madeira; à prova d'água e capaz de atender outras necessidades, como carregar uma corda de nylon para pescar e ter uma lâmina alternativa de dentes para defesa
James Cameron tentou seu primeiro sucesso com Rambo - Acabou acontecendo com O Exterminador Do Futuro e Aliens, O Resgate (foto), mas ele tentou antes com Rambo - Programado Para Matar . Os rascunhos iniciais do roteiro da sequência foram escritos por Cameron, mas o que ele criou foi muito diferente do que acabou na tela. O diretor comentou: "Estava tentando criar um personagem semi-realista e assombrado, um veterano do Vietnã, não queria fazer uma declaração política".
As selvas do Vietnã no filme são, na verdade, selvas do México : Originalmente, a ideia era filmar na cidade de Chiang Mai, no norte da Tailândia, o que provou ser logisticamente e financeiramente impossível para algo tão grande. Então o longa foi filmado inteiramente em Acapulco, México, porque era mais barato e mais próximo dos EUA.
Stallone treinou muito pelo papel - O ator se treinou por oito meses antes do início do filme e manteve um regime rigoroso durante as filmagens. Ele começava com um treino matinal de duas a três horas e depois fica de 10 a 12 horas no set e, depois disso, em vez de voltar para casa como o resto do elenco, ele terminaria o dia com outro treino de duas a três horas. Sly só dormia 6 horas por noite.
Uma fala deu origem a Os Mercenários - Durante uma cena, uma coadjuvante pergunta a Rambo o motivo dele ter sido escolhido para participar dessa suposta missão suicida... e Rambo responde: "Sou dispensável". Vinte e cinco anos depois, Stallone criaria e co-escreveria Os Mercenários .
O momento da divulgação do RAMBO III foi realmente péssimo - A trama do terceiro filme envolve Rambo em parceria com combatentes Mujahideen, do Afeganistão, para combater soldados russos e salvar o coronel Trautman durante a Guerra do Afeganistão (contra a URSS). O enredo tentou focar na linha anti-soviética da série, mas a URSS começou a ruir ainda na produção do filme, e 10 dias antes da estreia de Rambo III, a União Soviética começou a retirar suas tropas do Afeganistão.
A dedicatória mudou após as Torres Gêmeas - Atualmente, o filme termina com a citação, "Este filme é dedicado ao galante povo do Afeganistão", mas quando foi lançado em 1988, o dizia: "Este filme é dedicado aos bravos lutadores Mujahideen do Afeganistão". A mudança foi feito porque os combatentes Mujahideen estavam ligados à Al Qaeda e ao 11 de setembro.
Rambo foi banido de Myanmar - Stallone, que dirigiu e co-escreveu o quarto filme, buscou informações do povo birmanês para contar sua história. Maung Maung Khin, que interpreta o malvado General Tint de Mianmar, é, na verdade, um ex-combatente rebelde do país. Por causa dessa perspectiva anti-governo de Mianmar, o filme é proibido em todo o país.
Era para Rambo ter morrido no primeiro filme - No final do livro de Morrell, Rambo comete suicídio após uma conversa com Coronel Trautman. A cena chegou a ser gravada, mas quando foi apresentada em uma sessão prévia, os espectadores odiaram o fato do filme insinuar que a única forma dos veteranos lidarem com os traumas de guerra seria morrendo.