Ranking com todos os super-heróis da Marvel Studios para você discordar
Confira os melhores do universo da Casa das Ideias
Por Daniel Reininger
30/09/2020 - Atualizado há cerca de 1 ano
As produções da Marvel Studios apresentaram grandes super-heróis nos cinemas e, aos poucos, eles se tornaram símbolos da cultura pop. Mas quem é o melhor e mais legal do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU)? Fizemos um ranking com todos. Confira:
26º. Mercúrio (Aaron Taylor-Johnson) - Ele não teve muito espaço, apesar de ser um herói incrivelmente poderoso nos quadrinhos dos X-Men (e nos filmes). No MCU é só o irmão da Feiticeira Escarlate. Pietro Maximoff fez sua primeira aparição de fato (sem contar cena pós-crédito) em Vingadores: Era De Ultron e tem velocidade e reflexos sobre-humanos. Na trama, Mercúrio se sacrifica para salvar Gavião Arqueiro e essa é basicamente a sua importância no universo.
25ª. Mantis (Pom Klementieff) - Fez sua primeira aparição em Guardiões Da Galáxia Vol. 2 , como serva do Ego, um Planeta vivo, mas logo se tornou parte dos Guardiões da Galáxia. Infelizmente, ela não é nem tão forte, nem tão divertida quanto outros heróis. Ela tem a capacidade de sentir os sentimentos das pessoas ao tocá-las e até pode alterar as emoções das pessoas (foi capaz de fazer isso com Thanos por um curto período de tempo), mas Mantis ainda não mostrou a que veio.
24º. Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) - Embora esteja na franquia desde Os Vingadores - The Avengers , nunca conquistou os fãs de fato por ser o membro mais fraco da equipe original dos Vingadores, afinal é apenas um humano normal com um arco e flecha. Pelo menos ele tem uma série de flechas especiais à sua disposição e provavelmente tem a melhor mira do MCU. Ele se mostra bastante badass quando vai ao submundo caçar bandidos como Ronin, mas Clint Barton ficou legal tarde demais.
23º. Máquina de Combate (Dom Cheadle) - James Rhodes faz parte do MCU desde o início da franquia, embora Don Cheadle tenha substituído Terrence Howard após o primeiro Homem de Ferro. Ele sabe lutar, mas não é tão hábil com a armadura criada por Tony Stark quanto o próprio. Entretanto, é um personagem sempre disposto a ajudar e lutar pelo certo. Passou a conquistar os fãs aos poucos, principalmente após ser ferido em Capitão América: Guerra Civil .
22º. Drax, o Destruidor (Dave Bautista) - Drax é sem dúvida um lutador poderoso, que depende de sua força bruta e resistência para realizar o trabalho, além de ser hábil no combate corpo a corpo. Usado como alívio cômico nos filmes dos Guardiões da Galáxia, Drax distoa do restante do grupo por ser bem pouco inteligente e muito impulsivo, combinação desastrosa. Dave Bautista faz o que pode com o personagem, mas ele simplesmente nunca teve muito espaço para ser desenvolvido.
21º. Falcão (Anthony Mackie) - Ele apareceu pela primeira vez em Guerra Civil e é extremamente leal ao Capitão América, se destaca como um grande amigo de Steve Rogers, que ajudou o herói a se soltar um pouco e teve sua própria evolução em paralelo. Em Vingadores: Guerra Infinita , Falcão se mostra extremamento efetivo para lidar com hordas de inimigos. Samuel Thomas Wilson serviu na Força Aérea dos Estados Unidos, mas já perdeu de heróis mais fracos, como o Homem-Formiga.
20º. Senhor das Estrelas (Chris Pratt) - É o membro mais engraçado e leve dos Guardiões da Galáxia, mas ainda assim consegue ser o líder do grupo. Peter Quill não é apenas talentoso em combate corpo a corpo, mas também é meio celestial e isso garante habilidades sobre-humanas. Seus poderes aparecem em Guardiões Da Galáxia Vol. 2 , mas infelizmente, depois que ele destruiu seu pai, seus poderes desapareceram, e é basicamente um ladrão experiente que deixa suas emoções prejudicarem seus julgamentos. Ele perdeu muito do respeitos dos fãs e dos companheiros ao estragar o plano de tirar a manopla de Thanos em Guerra Infinita . Ainda esperamos sua redenção!
19ª. Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) - Teve um início conturbado em Era De Ultron e na maior parte do filme era inimiga dos Vingadores, mas ela e seu irmão percebem o lado correto eventualmente. Ela ainda não tem a dimensão total de seu poder, mas fica claro que é um dos membros mais poderosos da equipe. Em Guerra Infinita provou ser muito útil durante a luta em Wakanda e sua relação com Visão é ótima, o que faz sentido porque ambos foram criados com a Joia da Mente. Seu arco de personagem tem ficado cada vez mais curioso e com a série WandaVision ganha ainda mais espaço.
18º. Soldado Invernal / Lobo Branco (Sebastian Stan) - Bucky Barnes é amigo de infância de Steve Rogers e se tornou um prisioneiro durante a Segunda Guerra Mundial. Como resultado, foi cobaia de Arnim Zola em uma tentativa de recriar o soro do super soldado, isso permitiu que Bucky sobrevivesse até os dias atuais. Sua redenção é um dos arcos mais bem construídos do MCU. Vilão em Soldado Invernal, aliado de Roger em Guerra Civil, Bucky até ajudou o Capitão a derrotar o Homem de Ferro. Em Wakanda, ganha confiança do povo, ganha um braço de Vibranium e se torna um de seus protetores.
17º. Visão (Paul Bettany) - Visão começou como o A.I. pessoal de Tony Stark: J.A.R.V.I.S. mas recebeu um corpo de Vibranium em Era De Ultron . Ele possui força e resistência sobre-humanas, além de poder manipular sua densidade, passar por objetos, voar e ter um intelecto genial. Foi um dos poucos personagens com a capacidade de levantar o martelo de Thor e é tão sério, que acaba gerando risadas por ser tão fora da caixa. Visão foi criado pela Pedra da Mente, que foi arrancada de sua cabeça por Thanos. Apesar de morto no MCU, ele também ganha ainda mais espaço na série WandaVision.
16ª. Gamorra (Zoë Saldaña) - Quando comparado com outros heróis, ela tem uma grande vantagem no combate, pois seu ódio por Thanos permite que ela lute melhor, especialmente quando ela tem uma espada ao seu lado. Feroz e destemida, faz uma grande jornada em Guerra Infinita , disposta a sacrificar sua vida para impedir que seu pai acabe com metade do universo. Ela falha, mas tenta até o fim. Seu destino no filme é doloroso para todos. Só que ela volta em outra versão em Ultimato , que não conhece os Guardiões Da Galáxia .
15ª. Valqúiria (Tessa Thompson) - Fez sua estreia em Thor: Ragnarok e já chegou quebrando tudo. Uma poderosa ex-guerreira de Asgard, Valquíria tem um passado sombrio em Sakaar, até que ela tropeça em Thor e relutantemente se junta à sua equipe. Ela não aparece em Guerra Infinita, mas provavelmente garante uma das cenas épicas de Ultimato, quando também se torna líder do povo de sua terra, após Thor abrir mão do trono.
14º. Homem-Formiga (Paul Rudd) - Mais para anti-herói, Scott Lang é um ex-criminoso com uma atitude bastante otimista. É um pouco esquisito e fã do Capitão América. Sua habilidade é a manipulação do tamanho. Ele pode encolher até o tamanho de uma formiga ou crescer até 20 metros de altura. Depois de ser treinado por Hope van Dyne, Scott se tornou um lutador formidável. Ele também pode controlar insetos usando um Dispositivo de Comunicação. É sem dúvida poderoso e também desajeitado. Certamente não funcionaria tão bem se não fosse pela atuação de Paul Rudd.
13ª. Vespa (Evangeline Lilly) - Ela transformou o Homem-Formiga em um herói e num lutador, sem falar que é extremamente inteligente. Em combate, a Vespa também é incrivelmente versátil, já que a roupa tem asas. Seu traje também tem blasters embutidos, embora ainda tenha todas as mesmas habilidades do Homem-Formiga, como manipulação de seu tamanho. Sua evolução de executiva à heroína também é bem construída.
12ª. Nebula (Karen Gillan) - Irmã de Gamorra e filha de Thanos, mudou de lado somente em Guardiões Da Galáxia Vol. 2 e, de vez, em Vingadores: Guerra Infinita . Ela se tornou incrivelmente poderosa pela forma como foi criada por Thanos, que a transformou numa máquina de combate, principalmente por atualizar constantemente com aprimoramentos cibernéticos. Devido a suas partes biônicas, ela é capaz de se reparar e tem uma capacidade física muito maior do que a maioria dos combatentes. Sua busca por aceitação e redenção faz dela um personagem com uma profundidade interessante de se ver.
11º. Groot (Vin Diesel) - O membro mais poderoso dos Guardiões da Galáxia é, sem dúvida, Groot. Cheio de carisma, mesmo que só diga "Groot", ele pode fazer crescer partes de seu corpo para atacar inimigos, ficar mais alto e até mesmo criar um escudo para se proteger. O seu fator de cura também é um grande bônus para o personagem, além de ser capaz de regenerar. Ele morre e se torna o Baby Groot, que é extremamente fofo e um dos mais legais do MCU. Já a versão adolescente é apenas tolerável, afinal, é um adolescente... compreensível.
10º. Rocket Racoon (Bradley Cooper) - Também conhecido como Rocky Racum no Brasil, é um dos personagens mais legais de Guardiões Da Galáxia . Extremamente inteligente, sagaz, sarcástico e... fofo, é um dos preferidos dos fãs. Em Guerra Infinita ele prova ser um verdadeiro herói. Ele convence Thor (um deus de 1.500 anos) de que ele não é um idiota e o ajuda a ativar uma estrela agonizante para reforjar uma arma. Além disso, faz uma batalha brilhante em Wakanda. Ele pode ser apenas um experimento que deu errado, mas seus aprimoramentos genéticos o tornaram um atirador habilidoso, ótimo engenheiro, piloto e mestre da manipulação.
9ª. Capitã Marvel (Brie Larson) - Estrela de seu filme próprio, é extremamente poderosa e foi decisiva para vencer Thanos em Vingadores - Ultimato . Entre seus poderes estão: força, resistência sobre-humana, manipulação e absorção de energia. Isso significa que ela pode explodir seus inimigos. Carol Danvers também é uma piloto habilidosa, que serviu na Força Aérea dos Estados Unidos e tem uma relação interessante com Maria Rambeau. Ela é muito séria e quer ver o trabalho bem feito acima de tudo.
8º. Homem-Aranha (Tom Holland) - Finalmente uma versão de Peter Parker interpretado por um ator da idade apropriada. A versão do MCU captura a essência do personagem dos quadrinhos: piadas cafonas, ingenuidade e um senso de imensa responsabilidade por causa de seus poderes. Em Guerra Infinita, Parker se mostra um grande lutador e sua lealdade a Stark e determinação em salvar o mundo é admirável. O personagem teve muito espaço para se desenvolver e traz um arco interessante, sem cair nas mesmices de outros filmes do cabeça de teia.
7º. Hulk (Mark Ruffalo) - O que torna Bruce Banner tão interessante é que ele é mais um perigo do que um super-herói, mas os Vingadores continuam a apoiá-lo. Mark Ruffalo traz muita humanidade ao papel e os últimos filmes da Fase 3 mostram quão problemático ele realmente é. O personagem (tanto Banner quanto o grandão verde) é aprofundado em Thor: Ragnarok e vai de Gladiador a herói. A maior vantagem de Hulk é sua força bruta absoluta e como Bruce Banner, seu intelecto genial.
6º Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) - Stephen Strange começou como um neurocirurgião arrogante, mas cresceu e se tornou um feiticeiro incrivelmente poderoso e protetor da Terra. Strange pode criar armas e escudos com energia usando magia, utilizar seu anel para viajar entre dimensões e voar com o manto da levitação. Doutor Estranho provou ser não apenas um mestre nas Artes Místicas, mas também foi capaz de enganar Dormammu e lutar contra Thanos mano a mano. Ele tem se tornado cada vez mais interessante e foi de extrema importância em Guerra Infinita e Ultimato.
5º. Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) - Robert Downey Jr. deu início ao universo cinematográfico da Marvel quando o Homem de Ferro chegou aos cinema e foi crucial em todos os filmes dos Vingadores. Além disso, personagens falhos são fáceis de se relacionar e funcionam especialmente bem para um super-herói. Tony Stark é provavelmente o herói mais problemático do MCU, o que foi divertido por alguns filmes, mas com o tempo, ele se tornou implacavelmente arrogante, ignorando as necessidades dos outros. Ele se redime de boa parte de suas atitudes quando se sacrifica em Ultimato.
4ª. Viúva Negra (Scarlett Johansson) - Natasha Romanoff, a misteriosa ex-espiã da KGB, é destaque desde sua estreia em Homem De Ferro 2 . Já provou que, além de boa de briga, também tem um passado bastante interessante que merece ser aprofundado. Treinada pelo Programa Viúva Negra da Sala Vermelha, a personagem esconde muitos mistérios. Recrutada por Clint Barton, se tornou uma das agentes mais eficientes da S.H.I.E.L.D.. Ela se sacrifica para salvar o amigo Clint Barton em Vingadores - Ultimato e só isso já faz dela uma grande heroína.
3º. Capitão América (Chris Evans) - Steve Rogers tem a história mais rica do MCU, apesar de ser super soldado que ficou congelado por décadas. Ver sua adaptação à vida moderna é algo dramático e é fácil entender sua dificuldade em lidar com sua nova vida. E ele é movido por suas emoções e é sempre leal a seus amigos, como Bucky Barnes e Peggy Carter. Tudo isso lhe garante um senso de humanidade sem comparação. Super forte e resistente, tem ao seu lado um escudo de Vibranium e sua inabalável determinação, afinal, ele nunca desiste. Um verdadeiro ícone.
2º. Pantera Negra (Chadwick Boseman) - T'Challa, como o Capitão América, é um dos melhores heróis do universo porque tem uma consciência muito forte sobre o que é ser um herói. É muito nobre e entende que tem o poder e responsabilidade de proteger as pessoas que não conseguem se defender. Além disso, é um governante honrado e habilidoso. Como herói, é um grande lutador, mesmo sem seu traje. Com a tecnologia avançada de Wakanda garante uma vantagem sobre seus inimigos.
1º. Thor (Chris Hemsworth) - Seu início foi bem truncado, mas aos poucos começou a se redimir. As aventuras de Thor na Terra e em Sakaar o transformaram em alguém tão interessante quanto seu irmão, Loki. Seu arco em Guerra Infinita e Ultimato é ótimo e pessoal. Ele não só é extremamente poderoso, lindo e divertido, é também honrado e possui a melhor evolução de um personagem do MCU. E não custa lembrar que ele matou Thanos, aguentou um raio solar nas costas, salvou seu povo do Ragnarok e abriu mão do trono de Asgard. Está de parabéns!