Robôs do Cinema: Relembre algumas das máquinas mais humanas da telona
<p>Relembre os robôs mais humanos do cinema.</p>
15/04/2015
Relembre os robôs mais humanos do cinema.
1
C3PO e R2-D2 ( Star Wars ). Únicos personagens de Star Wars que aparecem em todos os filmes, os droides simpáticos C3PO e R2-D2 merecem estar nessa galeria, pois cansaram de salvar a pele de Luke e seus amigos, ou seja, fizeram o trabalho de humanos. Também não é qualquer um que fica fluente em mais de seis milhões de meios de comunicação, como é C3PO.
2
Wall-E ( Wall-E ). Ele pode não ter forma de ser humano, mas o pequeno Wall-E mostrou que tem o coração de um. Além de se apaixonar pela simpática Eva, o último robô da Terra assume a responsabilidade de limpar o planeta, que foi destruído pelos homens.
3
Sonny ( Eu, Robô ). Sonny também merece uma atenção especial, já que a história criada por Isaac Asimov leva bem a sério a relação entre humanos e robôs ao falar sobre as leis da robótica. Na trama, em um futuro onde os robôs praticamente fazem todos os serviços dos homens, Sonny recebe a ajuda de Will Smith para enfrentar as máquinas que se revoltam contra a sociedade.
4
Andrew ( O Homem Bicentenário ). Depois de trabalhar durante anos para uma família de humanos, Andrew , interpretado por Robin Willians , faz de tudo para se tornar real, enquanto acompanha o crescimento de seus donos. Ao passar dos séculos, é nítido que as atitudes de Andrew vão ficando cada vez mais humanas.
5
Chappie ( Chappie ). Mesmo com a aparência totalmente robótica, Chappie é muito mais humano do que se imagina. E não é só porque usa corrente no pescoço e sabe falar gírias. Feito para ter a consciência de uma pessoa comum, ele precisa lutar para que sua espécie não seja extinta do planeta. Além de muita ação, o novo filme de Neill Blomkamp, que estreia essa quinta (16) no Brasil, reascende o debate entre as relações humanos e robôs.
6
Roy Batty ( Blade Runner - O Caçador De Andróides ). Clássico da ficção científica, Ridley Scott colocou Harrison Ford como Rick Decard , caçador de replicantes que encara Roy Batty ( Rutger Hauer ) e mais cinco andróides. No caso de Batty , quer mais atitude humana do que tentar a sua liberdade e estender a vida?
7
Marvin ( O Guia Do Mochileiro Das Galáxias ). Entre tantas piadas e humor inglês, é justo que Marvin , o robô de O Guia do Mochileiro das Galáxias , entre nessa lista. Afinal, o personagem dublado por Alan Rickman se destaca pelo seu péssimo humor. Ele é, talvez, a máquina mais depressiva da história do cinema. Concordam?
8
Atom ( Gigantes De Aço ). Quando precisou lutar contra o invicto Zeus , Atom mostrou que tem a mesma gana vencer de um lutador comum. Com a ajuda de Hugh Jackman e Dakota Goyo , o robô demonstrou simplicidade e carisma, ou seja, provou que é muito mais do que uma simples máquina.
9
Ultron ( Vingadores: Era De Ultron ). Ele tem aparência de máquina, mas o vilão Ultron merece estar nessa lista, afinal, quer mais sentimento de raiva do que querer exterminar toda a raça humana? Esse é o objetivo do vilão da Marvel, uma das principais atrações do novo filme dos Vingadores, que estreia no Brasil em 23 de abril.
10
David (A.I - Inteligência Artificial). Se quer ser comparado a um humano, não basta apenas ter aparência de um, mas também mostrar sentimentos. E é isso que David ( Haley Joel Osment ) faz no longa de Steven Spielberg . Numa versão moderna da história de Pinóquio , vemos um robô que ama a sua família e que implora durante anos para se tornar um menino de verdade.
11
Ash ( Alien ). Na saga de Alien , Iam Holm viveu Ash , um sistema Hyperdrive que também era um oficial de ciências durante uma viagem, onde começam a acontecer ataques estranhos de um alienígena.
12
Maria ( Metrópolis )/ É surreal pensarmos na década de 1920 um robô com as características humanas, certo? Mas o austríaco Fritz Lang fez isso em Metrópolis , de 1927. No caso, um dos protagonistas é a androide Maria (Brigitte Helm) . O sucesso da personagem foi tão grande que até inspirou George Lucas na hora de criar C3PO .
13
Hal ( 2001: Uma Odisseia No Espaço ). Claro que não podíamos esquecer da Hal , uma inteligência artificial que tenta matar os membros da nave Discovery . O ano era 1968 e o medo do poder das máquinas já assombrava os humanos.
14
Optimus Prime ( Transformers ). Na série Transformers , há vários exemplos que poderíam marcar presença por aqui, mas não podíamos deixar de falar de Optimus Prime , líder dos Autobots . Só pela sua determinação e liderança já dá para imaginá-lo como uma pessoa, mesmo sendo uma máquina. Shia Labeouf e Megan Fox que o diga.
15
Com carisma, jeito de mano e simpatia, o robô Chappie adquire a consciência de um ser humano e passa a mostrar que é muito mais do que simplesmente uma lata velha. Para entrar no clima do filme, selecionamos alguns robôs do cinema que também parecem na fisionomia e nas atitudes com o homem. Confira: