Saiba tudo que rolou nos bastidores de A Bruxa de Blair
A Bruxa de Blair marcou a década de 90 com seu enredo inovador do subgênero found footage, que traz um ar documental para filmes de terror. O filme conta a história de três estudantes de cinema que vão para a floresta para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair. Porém, eles desaparecem misteriosamente, deixando apenas as fitas gravadas durante a aventura.
O projeto independente dos diretores Eduardo Sánchez e Daniel Myrick, conseguiu arrancar do público, medo, gritos e muito suspense. Mas não há dúvidas que o set de gravação foi improvisado, levando os atores a terem que passar por poucas e boas durante as gravações.
Confira algumas curiosidades bizarras sobre o filme que mudou a percepção do gênero terror:
Os atores ficaram tão desconfortáveis uma das noites que fugiram para um hotel
A filmagem de A Bruxa de Blair não foi nada convencional. O filme foi produzido em uma floresta real na zona rural de Maryland, nos Estados Unidos, onde os atores dormiam em tendas.
No decorrer do encerramento do filme, o tempo estava muito frio e chuvoso. Porém, Donahue, Leonard e Williams,astros do longa, realmente tiveram que tentar dormir naquele ambiente péssimo. No entanto, em uma das noites, eles não aguentaram mais e foram procurar um lugar mais agradável para se abrigar, acabando hospedados em um hotel.
As noites não eram tão medonhas para os atores quanto parecia no filme
Na trama, as noites costumavam ser conturbadas com vários acontecimentos sobrenaturais na floresta. Mas segundo Leonard, eles (atores) ficavam tão cansados, famintos e molhados, que mal conseguiam acordar de madrugada para gravar.
A equipe reduziu a comida dos atores durante a filmagem
Os cineastas prometeram ao elenco sua segurança, mas não seu conforto durante as filmagens. Uma parte disso incluía racionamento de comida, para ser compatível com a dos estudantes universitários fictícios que eles retratavam no filme.
O famosa frase de Donahue foi improvisada e ela filmou sozinha a cena
O monólogo "I'm sorry" realizado por Donahue perto do final do filme, tornou-se tão famoso que algumas pessoas até fizeram paródia com a frase. Porém, o que poucos sabem, é que a atriz levou a câmera para um local isolado na floresta e filmou tudo sozinha, apenas com a indicação do roteiro.
As famílias dos atores recebiam mensagens de apoio de pessoas que pensavam que eles tinham sumido
Antes da Artisan Entertainment adquirir os direitos de distribuição da Bruxa de Blair, os diretores do filme, Myrick e Sánchez, criaram um site apresentando pôsteres de desaparecidos com os nomes e fotos dos membros do elenco. O longa usou um novo tipo de marketing, fazendo com que as pessoas acreditassem que o filme era um verdadeiro documentário e várias delas acabaram mandando cartas de apoio às famílias dos atores.
Os amigos da atriz Heather Donahue temiam por sua segurança nas filmagens
Depois que Donahue ganhou o papel de Heather, sua família temia que a premissa de um filme de terror de baixo orçamento fosse apenas uma estratégia para levá-la à floresta sozinha. A atriz confirmou isso e disse: “A reação inicial dos meus entes queridos foi que eu não deveria ir para a floresta com um bando de caras que eu não conhecia. Minha mãe queria saber se ela poderia ter os documentos de todo mundo. Todos os meus amigos ajudaram a garantir que eu comprasse uma faca para gravações.”