6 séries com protagonismo negro para ver o quanto antes
Neste sábado, dia 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra, data que relembra os avanços na luta do povo negro, além de reforçar a importância das ações de combate ao racismo. A data foi escolhida como forma de homenagear Zumbi dos Palmares, líder quilombola brasileiro que faleceu em 20 de novembro de 1695.
Para celebrar essa importante data, reunimos seis séries disponíveis no streaming que destacam o protagonismo negro, incluindo títulos como Atlanta e Pose. As atrações indicadas ampliam importantes discussões sobre o racismo e mostram diferentes abordagens, indo do drama ao humor, ao público.
Insecure
A atração criada e protagonizada por Issa Rae se tornou um sucesso no catálogo da HBO e atualmente está em sua quinta e última temporada. A premissa acompanha Issa Dee, uma jovem de quase 30 anos que vive altos e baixos em diversos aspectos de sua vida, incluindo amor, trabalho e amizades. Recheada de muito bom humor, Insecure reflete muito sobre as vivências — agradáveis e desconfortáveis — de Issa e de suas três melhores amigas, Molly, Kelli e Tiffany.
Onde ver: HBO Max
Pose
Uma das séries mais emocionantes dos últimos anos foi criada por Ryan Murphy e Brad Falchuk e amplia o universo dos bailes da comunidade LGBTQIA+ comuns em Nova York nos anos 80 e 90. Além de trazer intensas reflexões sobre HIV, transexualidade e homofobia, Pose se diferencia de outras produções da temática por mostrar as vivências de personagens negros e homossexuais que enfrentam preconceitos por suas condições sexuais e também pelo racismo.
Onde ver: Netflix e Star+
I May Destroy You
A atração que levou Michaela Coel a sair do Emmy 2021 premiada em Melhor Roteiro em Minissérie é daquelas que vai te emocionar (e muito!). Criada e protagonizada pela britânica, a produção é um relato pessoal e marcante sobre o abuso sexual vivido pela autora em 2016. Ela usa a ficção para exorcizar seus traumas e a trama relata o caso ocorrido com ela na vida real. Aqui, conhecemos Arabella, uma escritora londrina que trabalha em seu novo livro, mas quando decide dar uma pausa e ir a um bar encontrar alguns amigos, acaba sendo drogada e estuprada por dois homens.
Onde ver: HBO Max
Atlanta
Uma das melhores séries atuais, a produção criada, estrelada, dirigida e roteirizada por Donald Glover é uma ótima pedida para maratonar neste e, claro, em todos os outros dias! A trama acompanha dois primos, o rapper Paper Boi e seu empresário Earn, que tentam alcançar a fama juntos na cena musical de Atlanta, Georgia. Além de mostrar o cenário musical e a ascensão buscada por esses dois personagens, Atlanta é extremamente criativa e provocativa ao trazer reflexões e abordagens sobre as discriminações raciais e olhar crítico à desigualdade social.
Onde ver: Netflix e Star+
Love Life | 2ª temporada
A recente segunda temporada de Love Life é protagonizada por William Jackson Harper e traz um humor muito leve para contar a história de Marcus, um homem de 30 e poucos anos que reflete, principalmente, sobre sua vida amorosa ao longo dos anos. Ele é um editor de livros que se vê em meio a um casamento infeliz e começa a reconsiderar, principalmente por pressão de sua família, o fato de ter se casado jovem e ainda não ter encontrado o verdadeiro amor. Temas como paternidade, infidelidade e ascensão profissional permeiam pela narrativa dessa temporada.
Onde ver: HBO Max
Master of None | 3ª temporada
Criada por Aziz Ansari e Alan Yang, Master of None é uma daquelas atrações que ficam escondidinhas no streaming, mas que faz você se apaixonar a partir do primeiro play. Com destaque para a terceira temporada, que chegou dirigida por Ansari e estrelada por Lena Waithe e Naomi Ackie, acompanhamos Denise e Alicia, um casal lésbico que vive uma vida tranquila após Denise se tornar uma escritora de sucesso. Mas quando elas decidem realizar uma inseminação para realizar o sonho de Alicia em ser mãe, a escolha pode acarretar uma série de desentendimentos entre elas.
Onde ver: Netflix