6 séries pé no chão para assistir no streaming
Super-heróis, mundos distópicos, monstros e fantasmas fazem muito sucessos no cinema e na TV, tanto que há infinitas produções inserindo-os em suas tramas para agradar o público. Porém, nem todo mundo é atraído por histórias "fantasiosas" sempre, não é?
Alguns espectadores preferem atrações realistas, ou seja, aquelas que abordam temas diversos sem precisar cair 100% de cabeça na ficção e nos efeitos visuais.
Dramas como This is Us, Bom Dia, Verônica e Euphoria, por exemplo, trazem assuntos densos e delicados, porém são "pé no chão" na hora de abordá-los. Além disso, as séries servem também como meios de conscientização sobre as temáticas trazidas às telas.
Confira a lista:
Pose
Lançada em 2018, a atração criada por Ryan Murphy é ambientada nas décadas de 80 e 90 e conta com uma série de abordagens importantes e realistas que a tornam ainda mais atual. Trazendo o maior elenco de atores transgêneros da história, Pose adentra o universo dos bailes da comunidade LGBT de Nova York e traz personagens marcantes vivendo histórias únicas e complexas. Assuntos como identidade de gênero, política, AIDS, homofobia e transfobia são alguns dos retratados nas duas temporadas da produção e abrem espaço para discussão e também para o conhecimento do público.
Onde ver: Netflix
This is Us
Bem emocionante, This is Us ficou conhecida entre o público como "a série para assistir com uma caixa de lenços ao lado". Não à toa, já que a atração aborda a trajetória de uma família de maneira muito condizente com a realidade, o que, de cara, nos aproxima das histórias e vivências dessa família. Na trama dividida entre diferentes época, conhecemos os Pearson através do olhar do casal Jack e Rebecca e dos três filhos, Randall, Kate e Kevin. Além de acompanhar os dramas pessoais de cada um, a série traz temas como perdas, superações, adoção, gordofobia e racismo.
Onde ver: Amazon Prime Video
Bom Dia, Verônica
A série nacional lançada em 2020 é um thriller policial com intensas perseguições e assassinatos, porém, Bom Dia, Verônica trouxe também a retratação da violência e dos abusos contra as mulheres, infelizmente ainda comuns ao redor do mundo. Na história, uma escrivã da polícia passa a investigar um caso de agressões cometidas por um policial contra sua esposa, além de um golpe dado por um homem a diversas mulheres na internet. Enquanto analisa os casos, ela descobre ainda um segredo perturbador envolvendo diversos outros crimes. Com diálogos e abordagens muito realistas, a série serve como denúncia e forma de alertar sobre esse e outros assuntos importantes.
Onde ver: Netflix
Euphoria
A série estrelada por Zendaya chegou em 2019 e causou um verdadeiro buzz na internet não só por suas ótimas atuações e prêmios, mas também pela abordagem mais intensa e proposital que faz sobre a adolescência. Diferindo de diversas outras produções que mostram essa época da vida de forma mais "romantizada", Euphoria retrata os altos e baixos de um grupo de jovens incluindo temas delicados como vício em drogas, descoberta do amor e da sexualidade, transfobia, agressões e abuso sexual. Embora seja uma atração densa, ela também serve como conscientização sobre os assuntos.
Onde ver: HBOGo
Modern Love
Na atração, o amor é retratado da forma mais realista possível, principalmente por trazer histórias reais de diversas pessoas retratadas na coluna homônima do jornal The New York Times. Com oito episódios, Modern Love traz amizades inesperadas, primeiro encontro confuso, uma paixão perdida, ou seja, o amor em suas diversas formas vivido a partir de confusões, desencontros e mágoas. Porém, todas as histórias trazem um toque de emoção e deixam uma sensação de proximidade com o público.
Onde ver: Amazon Prime Video.
Justiça
Outra série nacional da lista que retrata assuntos da vida real é Justiça, criada pela autora Manuela Dias em 2016. Através de quatro histórias diferentes que se unem no decorrer da trama, a série reflete sobre questões humanas e dilemas morais em dramas que incluem vingança, traições e desigualdades. O personagens centrais vivem suas particularidades e tramas paralelas, mas assim como o título já diz, têm em comum a sede por justiça.
Onde ver: Globoplay