6 séries que tentaram pegar carona no sucesso de outras e falharam
Quando uma série vira um fenômeno de audiência é comum surgirem outras produções parecidas na tentativa de fidelizar o mesmo público-alvo.
Game of Thrones, Demolidor e The Boys, por exemplo, abriram um grande nicho no entretenimento. Mas nem sempre seguir a linha do que faz sucesso dá certo. Confira a lista que preparamos com algumas séries que não caíram no gosto do público apesar de explorarem universos similares a grandes sucessos.
O Legado de Júpiter
Constantemente comparada a The Boys, uma das produções mais assistidas do Amazon Prime Video, a série da Netflix bem que tentou repetir o mesmo sucesso. Embora tenham premissas ideológicas diferentes, ambas as produções são baseadas em quadrinhos e trazem o lado obscuro e nada perfeito dos super-heróis. No entanto, enquanto The Boys já está com uma terceira temporada a caminho, O Legado de Júpiter foi cancelada apenas algumas semanas depois da estreia.
Marco Polo
Depois do lançamento de Game of Thrones (2011-2019), o que mais apareceu foram produções de aventura e reinos misturando política, sexo e ambientes exóticos. Uma das que tentou pegar carona no sucesso de GOT e não conseguiu foi Marco Polo (2014-2016). Quase sempre comparada com a série de sucesso da HBO por conta do ambiente medieval, intrigas familiares e cenas quentes, a série teve duas temporadas antes do anúncio de seu cancelamento. A produção somou um prejuízo estimado em US$ 200 milhões.
Punho de Ferro
Após o sucesso de crítica e público de Demolidor (2015-2018), que trazia o advogado e vigilante cego Matt Murdock – vivido por Charlie Cox -, outras adaptações de personagens do universo de super-heróis Defensores da Marvel foram lançadas pela Netflix. Entre erros e acertos, a série mais rejeitada pelos fãs foi Punho de Ferro (2017-2018). A trama, focada nos poderes místicos do lutador de artes marciais Danny Rand, frustrou a audiência que esperava um produto de qualidade pelo menos parecida com o que Demolidor entregou. O índice de aprovação no agregador de críticas Rotten Tomatoes ficou em 37%.
Joey
Com o final de Friends (1994-2004), era esperado que surgissem produções derivadas para tentar dar sequência ao estrondoso sucesso que a série alcançou. Estreando no mesmo ano em que Friends acabou, o spin-off Joey, estrelado por Matt LeBlanc, acompanhava a jornada de Joey Tribbiani em Hollywood após os acontecimentos finais da série original. Apesar do carisma do divertido personagem, a produção foi cancelada após duas temporadas em decorrência da baixa audiência.
Smash
Ame ou odeie, a série musical Glee (2009-2015), do criador Ryan Murphy, foi um fenômeno e popularizou um gênero não muito explorado na televisão. Voltada ao público jovem adulto, a produção fez sucesso por tocar em temas delicados. Na carona de Glee, a produtora do cineasta Steven Spielberg lançou em 2012 a série musical Smash (2012-2013), esta ambientada em Nova York, no coração dos teatros da Broadway. Ainda que tenha entregado uma primeira temporada de qualidade, a série desandou após o lançamento da segunda e logo foi cancelada, encerrando assim sua curta carreira na televisão.
The Carrie Diaries
A produção empoderada Sex and the City (1998-2004) fez tanto sucesso que segue sendo lembrada anos depois de terminar. Prova disso é o recente anúncio do revival da série, feito pela própria atriz Sarah Jessica Parker em sua rede social. Após o fim de SATC houve uma tentativa de prolongar o seu reinado ao lançar uma produção que serviria como um prelúdio da história apresentada na trama original. A aposta era The Carrie Diaries (2013-2014), focada na juventude da personagem principal, Carrie Bradshaw. Mas, ao contrário de sua antecessora, a nova produção foi cancelada logo após a segunda temporada.