Star Wars: Quem é Quem
Conheça os personagens da saga de George Lucas<br />
04/05/2012
Conheça os personagens da saga de George Lucas
1
Dia de 4 de Maio é conhecido como Star Wars Day , comemorado pelos geeks no mundo com uma maratona de filmes da série. Na verdade, a data não tem nada a ver com a saga de George Lucas (o primeiro filme estreou em 25 de maio de 1977 nos EUA), mas foi eleita por conta do bordão "Que a Força esteja com você". Se em português não faz sentido algum, em inglês May the Fourth soa bem parecido com May the Force Be With You . Enfim, coisas de nerd . Entenda um pouco mais dos personagens que ganharam fama mundial e renderam quase US$ 4 bilhões nas bilheterias. Luke Skywalker (Mark Hamill) é o Jedi herói da primeira trilogia de Star Wars . Filho de Padmé Amidala e Anakin Skywalker, foi criado no planeta Tatooine por seus tios, Beru e Owen Lars. Luke envolve-se na luta contra o Império quase sem querer. Quando compra a dupla inseparável C-3PO e R2-D2 para ajudá-lo nas tarefas diárias, o segundo robô exibe uma mensagem holográfica da princesa Léia destinada a Obi-Wan Kenobi, que volta à vida de Luke para acompanhá-lo na luta intergaláctica contra o domínio de Darth Vader.
2
Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness/ Ewan McGregor ) é um dos Jedis mais influentes na história da Galáxia por ter treinado Anakin e Luke Skywalker, pai e filho, que representam os dois lados da Força. Depois de se sagrar herói ao lado de Anakin nas Guerras Clônicas, Obi-Wan foi escalado para uma missão que o afastou de seu aprendiz, que, cheio de dúvidas e fraquezas, ficou com o caráter suscetível a ameaças. Sem esse apoio, seu pupilo pendeu para o Lado Obscuro da Força, tornando-se o poderoso Darth Vader. Anos depois, o destino colocou Obi-Wan novamente no caminho de Vader, quando Luke o procurou com uma mensagem da Princesa Léia, envolvendo a ambos na luta contra o Império.
3
A princesa Léia Organa (Carrie Fisher) é irmã gêmea de Luke Skywalker, separados no nascimento por segurança. Ela foi criada pelo senador Bail Organa e sua esposa. Quando adulta, Léia se une à Aliança Rebelde na luta contra o Império, mas é capturada em uma de suas missões. Uma mensagem de ajuda enviada a Obi-Wan Kenobi a coloca novamente na vida de seu irmão e uma profecia começa a ser cumprida. Salva por Kenobi e Han Solo, logo se une ao grupo no combate entre as forças intergalácticas. Feminina e guerreira, não tem nada de frágil, o que a aproxima de sua mãe, Padmé Amidala.
4
Padmé Naberrie ( Natalie Portman ) é o nome de batismo da Rainha Amidala, líder de Naboo. Logo na infância, foi bem-educada e, desde cedo, manifestou interesse no serviço público. Seu primeiro trabalho foi como voluntária em um centro de refugiados, ajudando na fuga do Jedi Shadda-Bi-Boran. De tão precoce, tornou-se aprendiz de legislador aos 11 e, aos 14, já era rainha de Naboo. Idealista, cresceu pensando somente no bem da Galáxia e se tornou senadora. Além da ótima formação e de usar belos vestidos, Padmé ainda recebeu treinamento de luta e, quando necessário, não pensa duas vezes em distribuir golpes e pegar em armas para salvar a República. Ao se apaixonar e casar com Anakin Skywalker secretamente, começa a temer por sua vida, de seus filhos gêmeos, Luke e Léia, e pelo futuro da Galáxia.
5
Nascido sob o signo de uma profecia Jedi, Anakin Skywalker (Jake Lloyd/ Hayden Christensen / Sebastian Shaw) é o protagonista da saga. Na infância, era um jovem escravo em Tatooine, onde morava com a mãe. Depois dos dois serem vendidos a um grupo de Wattos, aprendeu importantes lições de eletrônica e mecânica, ganhando reputação de consertar tudo que fosse possível. Aos nove anos, criou o famoso robô C-3PO para ajudar sua mãe nas tarefas domésticas. Por causa de suas habilidades, ainda menino manifestou a Força. Seus dons extraordinários fizeram com que chamasse a atenção do mestre Jedi Qui-Gon Jinn e da Rainha Amidala. Jinn acreditava que Anakin seria o prometido pelas profecias Jedi, aquele que traria um equilíbrio entre o Lado Obscuro da Força e o da Luz. Outra que acreditava piamente nessa profecia era a Rainha Amidala: de acordo com a lenda, ela se apaixonaria pelo escolhido, com quem teria filhos. A diferença de idade entre os dois - Anakin é cinco anos mais novo - não a desencorajou dessa crença. Depois de seu papel decisivo no processo de libertação de Naboo, o jovem recebe a tutela de Obi-Wan Kenobi para desenvolver suas habilidades Jedis, mesmo com o conselho desconfiado do futuro de Anakin.
Dez anos depois, durante uma missão, a mãe de Anakin morre em seus braços o que faz com que ele comece a alimentar sentimentos que o levam ao Lado Obscuro da Força. Entre seus conhecidos, quem mais o encorajou a buscar esse poder foi o Chanceler Palpatine. Após uma tragédia em sua vida, Anakin deixa-se consumir pelo ódio, abandonando de vez sua humanidade para se tornar Darth Vader, aprendiz direto do Imperador Palpatine e responsável pela exterminação quase total da ordem dos Jedis. O arrependimento e salvação vêm apenas à beira da morte, nos braços de seu filho Luke Skywalker.
6
O charme e o bom humor marcam a personalidade do mercenário Han Solo ( Harrison Ford ), que se envolve com a Aliança Rebelde quase sem querer: proprietário da nave espacial Millenium Falcon, aceita transportar Luke Skywalker e Obi-Wan Kenobi para o planeta Alderaan em troca da recompensa pelo resgate da princesa Léia. Seu co-piloto é o fiel wookiee Chewbacca, que o ajuda a sair da maioria das enrascadas que se mete. No entanto, Solo tem uma grande dívida com o gângster Jabba The Hutt; quando capturado por ele, é congelado em carbonita e só não morre por causa da interferência de Luke.
7
Tamanho não é documento e Mestre Yoda (Frank Oz) é a prova disso. Com pouco mais de meio metro de altura e 800 anos de idade, este Jedi é o mais sábio de todos. Todas as suas falas têm ordem invertida, algo feito para potencializar sua enigmática sabedoria. Seu rosto enrugado, a cor esverdeada e as orelhas pontudas são sinônimos de verdade. Quando os Jedis passaram a ser perseguidos com a ascensão do Império, Mestre Yoda escondeu-se em Dagobah à espera de uma nova esperança, que chegou com Luke Skywalker e o retorno de Obi-Wan Kenobi.
8
Chewbacca (Peter Mayhew) parece um grande tapete ambulante. Mas, dentro de seus dois metros de altura e muitos pêlos, bate um coração leal e guerreiro. Esse Wookie – conhecido pelos amigos da Aliança Rebelde como Chewie – ajudou muito na luta contra o Império como co-piloto na Millenium Falcon de Han Solo, mesmo se comunicando somente por grunhidos. A aparência dos Wookies, grande e rude, fez com que essa espécie fosse feita de escrava pelo Império, o que não foi diferente com nosso amigo Chewie que, nascido em Kashyyyk, foi escravo por algum tempo até que Han Solo o libertou. Como aparência não é tudo, saiba que os Wookies têm muitas habilidades em mecânica. Outro ponto forte dessa espécie é a lealdade.
9
Fluente em aproximadamente seis mil línguas faladas na Galáxia, C-3PO (Anthony Daniels), robô dourado e medroso, é ideal como intérprete. Educadíssimo e fiel, é o par perfeito do outro andróide da série, R2-D2, não somente por sempre ensinar bons modos ao robô baixinho, mas também para traduzir o que ele fala, já que R2-D2 se comunica por barulhinhos. Talvez por ser entendedor de tantas línguas, dificilmente consegue ficar calado e sempre tem uma opinião formada sobre tudo, o que pode ser bastante irritante nos momentos de apuro. C-3PO foi salvo por Anakin Skywalker, em Tatooine, depois de ter sido descartado por outro mestre. O pequeno Anakin, já conhecedor de eletrônica, fez uma série de reparos no andróide para que ele pudesse servir sua mãe. Foi nessa época que conheceu R2-D2, com quem formou uma parceria perfeita. Ao longo da saga, C-3PO foi destruído e reconstruído uma série de vezes, provando que, além de um bom e leal companheiro, tem alta capacidade de recuperação.
10
Se há alguém (ou algo) culpado pelo envolvimento de Luke Skywalker nas profecias Jedis é o andróide baixinho R2-D2 (Kenny Baker). Quando a princesa Léia encontrava-se em apuros nas mãos de Darth Vader, mandou uma mensagem para Obi-Wan Kenobi dentro de R2-D2. Não apenas um eficiente mensageiro, o corajoso R2-D2 é ótimo co-piloto (serviu a Anakin nas corridas galácticas e a Luke nas batalhas da Aliança Rebelde contra o Império) e sabe como ninguém penetrar nos computadores, sendo muito útil nas invasões às estações espaciais do Império.
11
O olhar de Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) é fixo e penetrante. Este nobre Mestre Jedi tem feições marcantes, grande conhecimento e compaixão natural. Essa compaixão o leva a salvar Jar Jar Binks de sua punição, nas mãos de seus companheiros Gungans. Ele foi responsável pelos treinamentos do jovem Obi-Wan Kenobi. Seus pontos de vista políticos em relação à República e à Ordem Jedi freqüentemente o colocavam em desacordo com o Conselho Jedi, como a teimosia em treinar o menino Anakin Skywalker.
12
Ao lado de Mestre Yoda, Mace Windu ( Samuel L. Jackson ) é um dos mais sábios e respeitados Jedis que já existiu. Mace Windu acreditava piamente que a Força Jedi deveria ser usada para a paz, não para a luta. Mas, quando teve de lutar pela República, não pensou duas vezes ao assumir o papel de general. Profundo conhecedor da história e filosofia Jedi, foi respeitado, principalmente, pela sabedoria. Tanto que foi ele o primeiro a observar que a amizade entre Anakin Skywalker e o Chanceler Palpatine poderia abalar o caráter do jovem predestinado.
13
Este alto (mede 1,96 metro) e desajeitado Gungan possui longas orelhas e olhos esbugalhados. Seu modo de falar e a movimentação pitoresca dão momentos cômicos à saga. Os modos desastrados fizeram com que, logo na infância, Jar Jar Binks (voz de Ahmed Best) fosse expulso de sua comunidade, sendo confinado nos pântanos de Naboo. Quando o Jedi Qui-Gon Jinn e seu pupilo Obi-Wan Kenobi salvam sua vida, o agradecido Gugan considera que tem uma dívida eterna com a dupla, de acordo com os princípios de seu povo; por isso, os acompanha em sua jornada contra o Império. Aos poucos, fica muito próximo do pequeno Anakin Skywalker e exerce uma função-chave durante a Batalha de Naboo.
14
Os Ewoks são seres que vivem na lua mais distante de Endor. Eles moram em construções erguidas nas copas das árvores e tomam conta da floresta local. Criaturas dóceis e bastante leais, medem um metro de altura e tem pêlos longos, como pequenos ursos. Quando os soldados imperiais tomaram conta de Endor, alguns membros da Aliança Rebelde recorreram aos Ewoks para pedir ajuda no combate. Claro que eles aceitaram, tornando-se fortes aliados dos rebeldes na batalha decisiva, travada nas florestas desse planeta.
15
Jabba - The Hutt (Larry Ward) ficou conhecido por ser um poderoso gângster no planeta Tatooine. Nascido em Nal Hutta, Jabba construiu um império com o dinheiro vindo da corrupção. Extremamente ganancioso, o monstro possuía um enorme palácio, dezenas de serviçais e incontáveis mercenários trabalhando a seu favor. Seu lar era guardado por guardas Gamorreanos e pelo monstro Rancor, que devorava invasores e traidores.
16
Alguns podem achar que Conde Dookan/ Darth Tyrannus (Christopher Lee) é um vilão impiedoso, mas, na realidade, este Jedi que renunciou ao cargo no Conselho não passa de um idealista inconformado com o fato dos Jedis servirem a uma instituição governamental tão corrupta quanto a República. Por isso, liderou um movimento Separatista com visão radical. Mesmo observando essa postura, os membros do Conselho nunca enxergaram maldade em Dookan. Os mais próximos dele não imaginaram que o discurso coeso e elegante escondia uma alma pendente para o Lado Obscuro da Força, sob grande influência do maléfico Darth Sidious. Foi Darth Tyrannus que criou um exército de clones para a guerra separatista, mas não pôde evitar sua captura por Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi. Seu melhor momento em Star Wars foi a luta que travou com seu antigo mestre, o Jedi Yoda.
17
O verdadeiro nome do zabrakiano Darth Maul é Khameir Sarin (Ray Park). O vilão de aparência demoníaca começou a receber treinamentos de artes marciais aos 12 anos, quando Darth Sidious o encontrou. Desde a juventude queria se tornar o maior lutador Sith, ambição que o fez perito no uso do sabre de luz de duas pontas, que usou para destruir os Jedis, alvo de todo seu ódio. Fiel escudeiro de Darth Sidious, o vilão foi criado para se tornar uma máquina de destruição a favor do Lado Obscuro da Força.
18
General Grievous (voz de Matthew Wood) é o líder das forças militares da Confederação dos Sistemas Independentes e um inimigo dos Jedi. Apesar de ser da espécie Kaleesh, sua estrutura física é uma fusão de uma poderosa estrutura robótica e cérebro privilegiado. Suas estratégias geniais e a inteligência militar o ajudaram a conseguir o cargo de líder do regime Separatista, após a morte de Dookan. Grievous era conhecido como um frio caçador de Jedis, matando-os por puro esporte e colocando seus sabres de luz em seu cinto como medalhas de guerra.
19
Palpatine/ Darth Sidious (Ian McDiarmid) é um dos principais vilões da saga. Começou sua carreira política como senador de Naboo e, por causa de sua paciência infinita, progrediu até se tornar Supremo Chanceler da República, com a ambição de se tornar Imperador. Suas habilidades nas artes Sith foram ensinadas por Darth Plagueis, o Sábio, que acabou morrendo pelas mãos do próprio discípulo, enquanto dormia. Tornou-se grande amigo de Anakin, influenciando na transformação do caráter do jovem que, longe das orientações de Obi-Wan, foi levado ao Lado Obscuro da Força.
20
Darth Vader ( Hayden Christensen / David Prowse/ voz de James Earl Jones) é o principal antagonista de Star Wars . Antes era conhecido como Anakin Skywalker e vivia sob o signo de uma profecia Jedi. A partir das Guerras Clônicas, o ambicioso Jedi, treinado por Obi-Wan Kenobi, passou a confiar tanto em sua Força que acabou sendo atraído para o Lado Obscuro. Com a voz rouca e respiração pesada, o temido vilão comanda as Tropas Imperiais, perseguidoras da Aliança Rebelde. Seu grande amor foi Padmé Amidala, com quem teve dois filhos: Luke Skywalker e Princesa Léia.