Tecnologias do cinema que viraram realidade
Interessantes invenções das telonas que invadiram a vida real
Por Da Redação
12/08/2015 - Atualizado há 10 meses
Imagina um universo criado a partir de realidade virtual semelhante ao do filme 'Tron - O Legado' e tantos outros filmes de ficção científica? Essa já é uma realidade, basta observar o Project Morpheus e seus óculos de realidade virtual que chegou para deixar a experiência de jogar vídeo game ainda mais dinâmica. Que tal relembrar outras tecnologias das telonas que viraram realidade? Confira
De Volta Para O Futuro II
A fabricante de automóveis Lexus lançou um skate inspirado no Hoverboard do filme 'De Volta Para O Futuro II'. O objeto foi desejo de muitos pois permitia que Marty McFly "voasse" pelas ruas da cidade. O modelo criado pela empresa foi batizado de "Slide" e só funciona sobre trilhos, inclusive foi montada uma pista especial para seu uso na Espanha.
Minority Report - A Nova Lei
As telas "touchscreen" fazem parte do cotidiano de praticamente todo mundo nos dias de hoje, seja pelo celular, televisão, Tablet Kindle, e outros eletrônicos. Em 2002, o longa 'Minority Report - A Nova Lei' trouxe algumas novas tecnologias que poderiam chegar ao mercado em 2025 e as telas eram um delas. Ainda bem que veio muito antes das previsões do filme.
2001: Uma Odisseia No Espaço
Lá em 1968, no filme '2001: Uma Odisseia No Espaço', já era possível ver dispositivos bastante semelhantes aos Tablets que usamos hoje, inclusive muito parecido com o modelo da Apple.
De Volta Para O Futuro
Além do skate voador, a franquia 'De Volta Para O Futuro' ainda nos deu um gostinho do que seria a tecnologia de Videoconferência. Hoje em dia, é possível falar, ouvir e ver pessoas de qualquer lugar do mundo. Demais não é?
Os Jetsons
Lembra da empregada robô Rosie de 'Os Jetsons'? Ela se locomovia pela casa através de rodinhas em seus "pés" e foi o sonho de consumo de muita gente desde o lançamento da série, em 1962. Quem diria que hoje -mesmo por um preço bastante salgado- poderíamos ter uma Rosie só para nós?
Eu, Robô
Em 'Eu, Robô', de 2004, o detetive interpretado por Will Smith usa um carro que não precisa de motorista para funcionar. A tecnologia já estava em desenvolvimento na época do filme, isso é fato, mas desde então esses projetos melhoraram e até ganharam seus protótipos pelas mãos de empresas como Audi -desenvolvedora do carro do filme- e Nissan.
De Volta Para O Futuro
E 'De Volta Para O Futuro' ataca novamente. O Kinect veio para concretizar um sonho que surgiu lá no segundo filme da franquia. Em uma das cenas, é possível ver um grupo de crianças jogando sem Joystick e usando o movimento do corpo para controlar o game.
O Exterminador Do Futuro 2
A franquia 'O Exterminador Do Futuro' nos mostrou como robôs podem ser indestrutíveis e altamente inteligentes com a tecnologia certa. O MIT desenvolveu recentemente um androide que pode ser comparável ao T-1000 de 'O Exterminador Do Futuro 2': Seu material permite que ele seja flexível e rígido ao mesmo tempo de acordo com sua temperatura interna.
Robocop
Quem nunca quis um óculos parecido com o do 'Robocop'? Poder reconhecer pessoas, realizar tarefas e tudo mais através dele? Pois hoje isso é possível com o Google Glass. A tecnologia não chega a ser tão avançada quanto a do filme, mas os óculos permitem que você acesse a internet em tempo real, além do visual "cool".
007 - Operação Skyfall
Você deve se lembrar da pistola biométrica usada por James Bond em '007 - Operação Skyfall'. A tecnologia permitia que apenas o agente conseguisse acionar sua arma. Pois essa também já é uma realidade nos Estados Unidos, graças aos cientistas do Instituto de Tecnologia de New Jersey e a arma criada por eles que identifica os usuários pelas palmas das mãos.
Homem de Ferro
Outro elemento de Sci-fi que também está sendo desenvolvida são os hologramas interativos. Sim, os mesmos usados em 'Matrix', 'Homem De Ferro', na animação 'Divertida Mente' e muitos outros filmes. A Microsoft lançou recentemente o Holo Lens, dispositivo que com ajuda de um óculos consegue reproduzir essa tecnologia.
O Predador
Imagina poder ficar invisível como no filme 'O Predador'? Pois lá na Universidade Nacional de Singapura, um grupo de engenheiros conseguiu criar um traje parecido usando metamateriais artificiais que refratam a luz, criando um efeito que simula a invisibilidade. O grande problema é o custo dessa tecnologia, praticamente inacessível para a grande maioria.
X-Men
Outro elemento bastante abordado em filmes de ficção científica no geral é a interação entre a mente humana e a máquina. Hoje em dia já é possível usar impulsos cerebrais para movimentar membros mecânicos. Essa possibilidade é bastante estudada pela neurociência e pode ajudar no dia-a-dia de pessoas com deficiências físicas.