Os 10 espiões mais icônicos do cinema
Charme, ação, inteligência e tecnologia unem os principais agentes das telonas
Por Da Redação
23/08/2018 - Atualizado há 11 meses
Filmes de espionagem têm sido um dos subgêneros mais populares do cinema desde que Sean Connery viveu pela primeira vez o agente James Bond. De lá para cá, espiões têm aparecido em longas de ação, aventura, suspense e até comédia. Se você também adora missões secretas, relembre 10 espiões icônicos do cinema e descubra qual é o maior agente secreto de todos os tempos.
10º Nikita – Nikita: Criada para Matar
A personagem interpretada por Anne Parillaud, em 1990, merece estar na seleta galeria dos melhores agentes secretos do cinema, já que demonstrou ser ágil, competente e muito boa na hora de atirar nos inimigos. Além disso, ela esbanja charme e elegância, elementos essenciais a um bom agente secreto.
9º George Smiley - O Espião Que Sabia Demais
Criado por John Le Carré, o espião vivido por Gary Oldman nos cinemas trabalha para a organização secreta Circus, uma divisão da inteligência britânica. No filme de 2011, o veterano investiga a presença de um espião soviético dentro do MI6 durante a Guerra Fria.
8º Harry Palmer – Ipcress: Arquivo Confidencial
Na mesma pegada de James Bond, o espião interpretado por Michael Caine trouxe um ar mais realista para os filmes de espionagem da década de 1960, além de, é claro, mostrar classe e ótimas habilidades nas cenas de ação. Além de Arquivo Confidencial, o personagem também marcou presença nos filmes Funeral em Berlim e O Cérebro de Um Milhão de Dólares.
7º Harry Tasker – True Lies
Além de interpretar caras durões, Arnold Schwarzenegger também teve classe na hora de viver um espião no longa de James Cameron. O personagem precisou combater terroristas internacionais ao mesmo tempo em que investigava a suspeita de um affair que sua esposa (Jamie Lee Curtis) estaria vivendo, por estar entediada demais.
6º Jack Ryan – Caçada ao Outubro Vermelho
O personagem criado pelo escritor Tom Clancy protagonizou diversos filmes no cinema e foi interpretado por mais de um ator, o que demonstra a longevidade e sucesso do personagem. Ryan apareceu em A Caçada Ao Outubro Vermelho (Alec Baldwin), Jogos Patrióticos e Perigo Real E Imediato (Harrison Ford), A Soma De Todos Os Medos (Ben Affleck), Operação Sombra: Jack Ryan (Chris Pine) e, mais recentemente, na série Jack Ryan (John Krasinski).
5º Harry Hart "Galahad" – Kingsman: Serviço Secreto
Pode-se dizer que o personagem de Colin Firth possui todas as habilidades que um bom espião precisa ter: discrição, elegância e força. No longa de Matthew Vaughn, o agente mostra uma combinação perfeita desses elementos na hora de recrutar o jovem Eggsy (Taron Egerton), que precisa se tornar espião, e acabar com os planos do vilão Valentine (Samuel L. Jackson).
4º Jason Bourne - Trilogia Bourne
Privado de sua memória, o maior desafio de Bourne não é acabar com conspirações ou exterminar organizações terroristas, mas descobrir sua verdadeira identidade. Para isso, o personagem interpretado por Matt Damon mostra habilidades que nem ele sabia que possuía. Sem dúvida, 'A Identidade', 'A Supremacia' e 'O Ultimato Bourne' formam uma das melhores franquias de espionagem de todos os tempos. Pena que Jeremy Renner não repetiu o mesmo feito em 'O Legado Bourne' e a tentativa de retomar a saga em 'Jason Bourne' também não vingou.
3º Lorraine Broughton – Atômica
Ela vive coberta de hematomas e não foge de uma briga em nenhum lugar do mundo, mas é tão eficiente na arte de enganar e se infiltrar que você não vai nem se importar com sua brutalidade. Estrela de Atômica, adaptação da graphic novel "The Coldest City", Lorraine Broughton (Charlize Theron) é nossa terceira maior espiã dos cinemas.
2º Ethan Hunt – Missão: Impossível
Se tem uma coisa que o personagem interpretado por Tom Cruise desde 1999 sabe fazer é superar os limites para concluir suas missões. Não é qualquer um que se penduraria em um avião decolando, escalaria o maior prédio do mundo ou invadiria a CIA na cara dura. Além disso, Hunt é um dos poucos que sabe trabalhar muito bem em equipe e também pode se virar sozinho quando é necessário.
1º James Bond – 007
Há dezenas de motivos para ter um pé atrás com o espião mais famoso dos cinemas, mas não dá para negar que o gênero jamais teria sido o mesmo sem o personagem criado por Ian Fleming. Não é qualquer agente que consegue se manter em alta por 24 filmes (o 25º está a caminho), passando por diversos rostos. Além de Daniel Craig, cinco outros atores interpretaram o personagem em sua franquia oficial (Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton e Pierce Brosnan). Por essas e outras razões, Bond... James Bond fica com a medalha de ouro.
Menção Honrosa 1
Apesar de não serem os profissionais mais eficientes, os espiões atrapalhados das comédias também têm um lugar especial nos nossos corações. Austin Powers (Mike Myers), Maxwell Smart – o Agente 86 (Steve Carell nos cinemas), Johnny English (Rowan Atkinson) e Susan Cooper (Melissa Mccarthy), de A Espiã Que Sabia De Menos, merecem nossa menção honrosa.
Menção Honrosa 2
Os espiões da televisão também deixaram sua marca no mundo do entretenimento e, em alguns casos, até ganharam alguma aventura no cinema. Deixamos aqui uma homenagem a Jack Bauer (Kiefer Sutherland), de '24 Horas', Sydney Bristow (Jennifer Garner), de 'Alias', e o mais habilidoso e versátil dos agentes, Angus MacGyver (Richard Dean Anderson na série dos anos 80 e nos telefilmes, e Lucas Till na versão de 2016), de 'MacGyver – Profissão Perigo'.