6 tragédias fatais que mudaram o rumo de filmes
A morte de alguns atores em Hollywood chocaram o público e deixaram uma saudade gigante nas telonas. Há casos em que boa parte da produção teve de ser alterada para justificar a ausência, como é o caso de O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus, filme de Terry Gilliam que precisou escalar outros atores após a morte precoce do ator Heath Ledger.
Assim como ele, outros longas em Hollywood tiveram que passar por alterações de roteiro, cenas, entre outras coisas, após tragédias ocorridas durante as gravações.
Confira os casos:
O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus
Lançado em 2009, o longa que foi sucesso no Festival de Cannes marcou não só com sua trama caprichada de aventuras, mas também por ter que mudar seu rumo após a morte do ator Heath Ledger, que nos deixou enquanto as gravações ainda ocorriam. A produção acabou escalando Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell para dar vida ao personagem em diferentes momentos de sua vida.
Velozes e Furiosos 7
Uma das franquias mais adoradas pelo público contou com seis filmes estrelados pelo ator Paul Walker na pele de Brian O'Conner. No entanto, sua morte ocorrida em 2013 após um acidente de carro fez com que o roteirista Chris Morgan mudasse parte da trama para uma despedida à altura de Walker. Cenas do ator foram reproduzidas com a ajuda de CGI e dublês para justificar que ele havia se aposentado das pistas.
O Corvo
Uma das histórias mais trágicas em Hollywood aconteceu em 1993 durante as filmagens de O Corvo e resultou na morte precoce de Brandon Lee, ator de 28 anos. A arma usada nas gravações deveria estar carregada com bala de festim, mas continha um projétil verdadeiro que atingiu Brandon no abdômen. Após a tragédia, o ator Chad Stahelski acabou sendo escalado como dublê para ajudar na finalização do longa.
Something's Got to Give
O último filme da atriz Marilyn Monroe também foi alterado após a sua morte em 1962, aos 36 anos. Ela realizava as gravações da comédia quando sofreu uma overdose de barbitúricos em agosto daquele ano e não resistiu. O diretor George Cukor optou por não finalizar o longa e ele acabou sendo lançado como um curta-metragem de 37 minutos.
Jogos Vorazes - A esperança: Parte 2
Com a morte do ator Philip Seymour Hoffman em 2014, a parcela final da franquia Jogos Vorazes teve de ser reescrita para justificar a ausência do personagem Plutarch Heavensbee. Em algumas entrevistas na época, o diretor Francis Lawrence revelou que descartou o uso de CGI e mudou o rumo da algumas cenas para adaptar àquelas que o ator já tinha gravado para o filme.
Gladiador
Oliver Reed estava quase finalizando suas cenas em Gladiador, longa de 2000, quando faleceu após um ataque cardíaco aos 61 anos. Como as filmagens finais seriam cruciais para o desenrolar da história e regravar tudo seria absurdamente caro para o estúdio, o diretor Ridley Scott resgatou algumas gravações e aprovou mudanças no roteiro para dar um novo rumo ao personagem.