20 melhores filmes sobre viagem no tempo
A sétima arte já nos levou a diversos lugares e também adora nos apresentar outros tempos
Por Daniel Reininger
01/04/2020 - Atualizado há 10 meses
Viagem no tempo sempre é um assunto muito retratado em Hollywood. Confira alguns dos filmes mais impactantes sobre o assunto:
Questão De Tempo
A comédia romântica acompanha Tim Lake (Domhnall Gleeson), jovem que descobre que consegue viajar no tempo. Seu pai (Bill Nighy) conta-lhe que todos os homens da família sempre tiveram essa capacidade e, ao saber disto, Tim decide resolver algumas questões de sua vida amorosa.
X-Men: Dias De Um Futuro Esquecido
Para evitar um futuro apocalíptico, Xavier envia a consciência de Wolverine de volta ao passado, mais especificamente para 1973, para alertar os X-Men da ameaça representada pelos Sentinelas, robôs que estão prestes a exterminar as raças mutante e humana.
No Limite Do Amanhã
O longa de ação mostra o protagonista Tom Cruise em um looping temporal, que o obriga a reviver o mesmo dia infinitas vezes no meio de uma guerra contra aliens.
Vingadores - Ultimato
O filme que fecha o arco de Thanos e das Joias do Infinito na Marvel introduz a viagem no tempo ao Universo cinematográfico da Casa das Ideias e faz isso muito bem. O longa acompanha os Vingadores voltando em diversos momentos do tempo para adquirir as Joias e reverter o estalo de Thanos, que acabou com metade da vida no universo.
Projeto Almanaque
Esse filme adolescente mostra um grupo de amigos que acaba descobrindo instruções secretas para montar uma máquina do tempo e decidem construir o aparelho. No entanto, os efeitos são muito diferentes do que esperavam.
Looper - Assassinos do Futuro
Bruce Willis é a versão mais velha de Joe (Joseph Gordon-Levitt) neste ótimo filme de ficção científica e ação. No ano de 2047, a máfia usa a viagem no tempo para eliminar seus alvos e qualquer registro de sua existência. Loopers são os assassinos que recebem o "pacote" no passado e o eliminam. Com o corpo sendo eliminado 30 anos antes, não há provas. O problema começa quando o próprio Joe é enviado para ser morto por sua versão mais jovem.
Os Doze Macacos
Além de Looper, Bruce Willis já voltou ao passado em Os Doze Macacos. No filme, ele vive em 2035 e volta no tempo para tentar decifrar o mistério sobre um vírus mortal que matou a maior parte da humanidade. Obviamente, ele é tido como louco. No hospício, além de conhecer Jeffrey Goines (Brad Pitt), futuro criador do grupo Os Doze Macacos, ele tenta convencer sua psiquiatra que veio do futuro e tem uma importante missão.
MIB: Homens de Preto 3
O Agente J (Will Smith) acorda um dia e descobre que o Agente K (Tommy Lee Jones) morreu há anos. Mas ele se lembra de ter conversado com o parceiro um dia antes... O que aconteceu? Alguém (o vilão Boris) voltou no tempo e o matou quando ainda era jovem. J volta no passado para impedir que isso aconteça e encontra K ainda moço, interpretado pelo ótimo Josh Brolin, que reproduz os trejeitos de Tommy Lee Jones com perfeição. Divertidíssimo.
O Exterminador do Futuro 2
O melhor dos filmes da série iniciada por James Cameron e responsável por revolucionar os efeitos especiais no cinema, acompanha o robô T-800 (Schwarzenegger) que volta no tempo para proteger John Connor, que é o líder da resistência humana no futuro. Ao mesmo tempo, um robô T-1000 e mais avançado é enviado para matar Connor ainda jovem. O interessante é que a viagem no tempo nestes filmes não funciona para as roupas, pois o T-800 sempre chega ao passado peladão. Ou é isso ou o remetente é um pervertido.
Star Trek
Durante sua história, a franquia Star Trek foi e voltou no tempo inúmeras vezes. Com o reboot da série nos cinemas, em 2009, não foi diferente. O novo Spock (Zachary Quinto) encontrou-se com o velho Spock (Leonard Nimoy, na foto), uma homenagem merecida e respeitosa que levou os fãs da série ao êxtase cinematográfico.
De Volta Para o Futuro
É a trilogia mais conhecida sobre viagem no tempo. Marty McFly (ou Calvin Klein, de acordo com sua cueca) encontra seus ancestrais no velho oeste, seus pais ainda jovens nos anos 50 e seu filho no futuro, sempre acompanhado de Doc Brown. O DeLorean, marca registrada da trilogia, quase foi uma "geladeira do tempo", mas os produtores abandonaram a ideia por temer que crianças se trancassem em suas geladeiras para imitar o filme protagonizado por Michael J. Fox.
Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban
Os bruxos também tem seus truques para manipular o tempo. Neste filme, Hermione usa um Vira-Tempo, um estranho relógio que faz seu usuário voltar ao momento desejado. O instrumento é essencial na trama do longa, inclusive para salvar a vida de Bicuço, o hipogrifo. Com certeza, a melhor parte do filme.
Feitiço do Tempo
Se você não reconhece pelo nome, é o filme do Dia da Marmota. Este clássico da comédia mostra o lendário Bill Murray como Phil Connors, repórter meteorológico que se vê preso no mesmo dia, 2 de fevereiro. Ele começa a se aproveitar do fato de viver sempre o mesmo dia e saber o que vai acontecer em seguida, até que a brincadeira começa a ficar sem graça. Se você nunca assistiu, pode colocar na lista.
Efeito Borboleta
Uma viagem no tempo diferente. Durante sua vida, Evan (Ashton Kutcher) teve vários episódios em que simplesmente apagou e não se lembra de nada. Já adulto, quando relê seus diários ou força uma lembrança, apenas sua mente é transportada para o passado, exatamente para os momentos em que ele apagou, e ele vive tudo de novo, consciente de ter voltado no tempo e apto a agir de qualquer forma. Mas a menor das ações dele no passado altera seu presente de formas inimagináveis. A teoria do caos em seu auge.
Bill e Ted: Uma Aventura Fantástica
Um clássico da comédia dos anos 80. Keanu Reeves e Alex Winter precisam preparar uma apresentação para a aula de história. Qual o melhor jeito de se fazer isso? Com uma máquina do tempo, é claro! Assim eles conseguem evitar a reprovação na matéria e ainda levar para a sala de aula figuras como Joana D´Arc e Napoleão Bonaparte.
Planeta Dos Macacos (1968)
Três astronautas acordam da hibernação e descobrem que sua nave caiu em um planeta estranho, dominado por macacos. Bom, como o filme tem mais de 40 anos, não é spoiler nenhum dizer que o planeta é a Terra, mas em um futuro pós-apocalíptico governado pelos símios.
Meia-Noite em Paris
Escrito e dirigido por Woody Allen, o longa conta a história do escritor e roteirista americano Gil (Owen Wilson) que viaja à sua idolatrada Paris. Todos os dias, quando o relógio bate meia-noite, ele é transportado para 1920, sua época preferida, e tem a chance de conviver com personagens como Pablo Picasso e Ernest Hemingway.
Alta Frequência
Perto do aniversário de 30 anos da morte de seu pai Frank Sullivan (Dennis Quaid), John (Jim Caviezel) percebe que consegue se comunicar com ele através de um rádio amador. Ou seja: o pai dele, no passado, consegue conversar com seu filho, no futuro. É a chance que John queria para tentar evitar o acidente que matou Frank.
Superman: o Filme
Uma das viagens no tempo mais forçadas do cinema. Após ver Lois Lane morta, o último filho de Krypton voa rapidamente em volta da Terra, fazendo ela girar ao contrário e, assim, o tempo volta e ele tem tempo suficiente para salvá-la. Pois é.
A Ressaca (Hot Tub Time Machine)
Comédia com viagem no tempo também pode ser divertido, nesse longa, um grupo de amigos que volta para a década de 80 para fazer altas maluquices e entrar numa fria. Como? Usando sua banheira de hidromassagem do tempo , é claro.