Na sexta-feira 13, relembre 13 vilões que marcaram o terror
Ghostface, Michael Myers e Jason deixaram suas marcas nos filmes do gênero
Por Daniel Reininger
13/08/2021 - Atualizado há 3 meses
Sem eles, o cinema de terror não teria a menor graça! A culpa é deles de ficarmos debaixo do lençol esperando o sono chegar e, claro, morrendo de medo!
Para celebrar essa sexta-feira 13, relembre os 13 vilões que barbarizaram nas telas de cinema:
Ghostface
Mesmo usando uma máscara, Ghostface já mostrou para o que veio em seu primeiro assassinato. Em Pânico, ele criou um jogo de tensão com a jovem Casey Becker (Drew Barrymore) pelo telefone que leva a morte dela e de seu namorado. O fato é que sua maldade virou sinônimo de morte para os mais assustados.
O Iluminado
Matar qualquer membro da família não pega bem. E o que dizer, então, de perseguir a esposa e o filho com um machado? É o que faz Jack Torrance, de O Iluminado, criado por Stephen King e levado para a tela grande pelo cultuado diretor Stanley Kubrick.
Norman Bates
É claro que o protagonista de um dos momentos mais clássicos do gênero e do cinema não podia faltar. Com uma infância atribulada por causa da autoridade da mãe, Norman Bates, de Psicose, não só se livrou da mãe, mas também exterminou a facadas a bela Marion Crane enquanto a jovem tomava banho.
Alex DeLarge
Em Laranja Mecânica, Alex DeLarge mostra que é capaz de cometer as maiores atrocidades enquanto canta de forma animada com sua turma. O filme marcou época por causa de sua violência chocante para a década de 1970. Entre suas maldades, está invadir uma casa, destruir todo local, agredir o morador e ainda violentar sua esposa. Tudo isso ao som do tema de Cantando na Chuva.
Freddy Krueger
Se ficamos acordados, tememos. Se dormimos, tememos mais ainda o que, talvez, seja o grande vilão do horror moderno, o carismático e brutal Freddy Krueger. A franquia de A Hora do Pesadelo rendeu seis filmes na década de 1980, remake em 2010 e confronto com outro vilão, em Freddy vs. Jason. Krueger se tornou uma marca tão forte com sua camisa listrada que é difícil se livrar de suas ações assustadoras. Elas não podem nos atingir fisicamente, mas mentalmente o estrago é inevitável.
Jason Voorhees
Sexta-feira 13 é sempre uma data emblemática para tudo que pode dar errado, principalmente quando jovens ativos sexualmente são envolvidos. Jason Voorhees é o diabo: mata impiedosamente, morre, ressuscita e até briga com outro vilão clássico, Freddy Krueger, em um filme bem divertido que promove o encontro dos dois.
Michael Myers
Michael Myers é o vilão de Halloween - A Noite do Terror, filme inaugural de outra série de sucesso. Como quase sempre acontece, o primeiro é bem melhor que os seguintes, ainda mais porque seu diretor é o especialista John Carpenter. É daqueles duros de matar, mas talvez esta seja a grande graça dos vilões que nos assombram desde os anos 70.
Chucky
O boneco Chucky carrega consigo boa dose de humor. Não por acaso, alguns dos filmes do personagem podem muito bem provocar tanto risadas quanto sustos. É um dos personagens mais marcantes do cinema de horror, com sua cara de plástico, sempre sorrindo e cheia de cicatrizes. O sucesso do personagem foi tanto que, além da franquia O Boneco Assassino, A Noiva de Chucky, O Filho de Chucky e A Maldição De Chucky ganharam espaço nas telonas.
Jigsaw
Jigsaw, o vilão da série Jogos Mortais, segue aterrorizando público e críticos, embora de maneiras diferentes. Tudo porque a imprensa especializada insiste em atacar seus intentos e, por consequência, todos os longas da série, enquanto o público delira com cada nova continuação.
Pennywise
Stephen King criou um dos vilões mais assustadores de todos os tempos: Pennywise, um palhaço que vive nos esgotos e mata criancinhas. Na verdade, ele é uma criatura sobrenatural que muda de forma e geralmente aparece na forma de um palhaço alimentando-se dos medos e fobias das crianças. O livro foi transformado em um filme para TV, It - Uma Obra-prima Do Medo, de 1990, e nos filmes It: A Coisa e It: A Coisa - Capítulo 2.
Pinhead
Hellraiser - Renascido Do Inferno nos trouxe um dos piores vilões da história do cinema: Pinhead, líder dos cenobitas, criaturas extradimensionais que viajam pela Terra para ceifar almas humanas. Pinhead é inteligente, articulado e extremamente sádico. Ele e seus asseclas são convocados por uma antiga relíquia em forma de cubo, conhecida como a Configuração do Lamento. Segundo a lenda, este cubo é capaz de abrir uma passagem para um reino de prazer sensual inimaginável.
Hannibal Lecter
Hannibal Lecter é um dos piores assassinos do cinema e foi criado pelo escritor Thomas Harris, para o livro Dragão Vermelho (1981). O personagem fica famoso mesmo com Anthony Hopkins no filme O Silêncio Dos Inocentes. Para esconder sua psicopatia, Lecter adquire o título de Doutor em Psiquiatria no estado de Marylan e trabalha como especialista nos tribunais. Só que ele é tão violento que já com sua primeira vítima, Mason Verger, Lecter o deixa tetraplégico e dá sua cabeça a cães mantidos famintos.
Annabelle
Mesmo sem ganhar vida em Invocação Do Mal, a boneca Annabelle demonstrou ter um poder realmente assustador. Com um olhar maligno, o brinquedo se tornou um ícone recente, tanto é que já ganhou três filmes solos.