cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    10 livros de terror que viraram filmes e você precisa conhecer

    Obras marcantes deram origem aos clássicos do gênero no cinema
    Por Da Redação
    17/08/2017 - Atualizado há 26 dias

    O cinema está recheado de histórias de terror perturbadoras. Muitas delas baseadas em grandes livros e quem gosta de um bom susto precisa conhecer as obras que deram origem aos longas mais icônicos do gênero. 

    Confira abaixo 10 filmes assustadores baseados em livros de terror que você precisa conhecer.

    O Bebê de Rosemary

    Livro O Bebê de RosemaryReprodução

    O filme de Roman Polanski adapta a trama de Ira Levin e mostra uma tragédia real. Rosemary e Guy Woodhousem são recém-casados que se mudam para um apartamento no edifício Dakota, em Nova York. Assediada pelos solícitos e estranhos vizinhos, os velhos Minnie e Roman Castevet, Rosemary decora o apartamento, enquanto Guy luta por um lugar ao sol como ator. Quando ela engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê seu marido envolver-se com os vizinhos em uma seita de bruxas que deseja que ela dê à luz o Filho das Trevas.

    Drácula

    Livro DráculaReprodução

    Adaptação fiel do clássico romance de Bram Stoker, o Drácula De Bram Stoker (1992) ganhou os Oscars de fotografia, maquiagem e efeitos sonoros. Keanu Reeves é Jonathan Harker, um jovem advogado londrino que viaja a trabalho para o interior da Europa. Lá, é capturado pelo conde Vlad Dracula, que fica obcecado pela foto de Mina, a noiva do rapaz. Mina lembra uma antiga paixão de Vlad, morta de forma trágica no século XV. O conde parte para Londres atrás de Mina e por lá instaura um reinado de terror enquanto tenta seduzir a jovem garota. 

    O Iluminado

    Livro O IluminadoReprodução

    Apontada como a melhor adaptação de Stephen King para as telas, O Iluminado pode ser a mais icônica exceção à regra que diz que o livro é sempre melhor que o filme, afinal, os fãs do escritor geralmente consideram O Iluminado como uma das obras menos adoradas de King, mas Kubrick conseguiu um ótimo resultado em sua obra cinematográfica. Mesmo assim, conhecer ambos ajuda a criar uma versão ainda mais interessante dos acontecimentos do assombrado hotel Overlook.

    O Silêncio dos Inocentes

    Livro O Silêncio dos Inocentes Reprodução

    Na adaptação da obra de Thomas Harris, Jodie Foster vive Clarice Starling, agente novata do FBI, que procura por um assassino que ataca mulheres jovens e depois retira suas peles. Para construir o perfil psicológico desse psicopata, recorre à ajuda de um assassino preso que agia de forma semelhante. É o Dr. Hannibal Lecter, vivido por Anthony Hopkins, um psiquiatra canibal. Lecter, de fato, pode ajudar na investigação, mas quer em troca um local mais confortável para ficar preso, bem como se aproximar da durona Clarice, para que ela fale de seus traumas e revele seu lado vulnerável. A história mescla o horror dos crimes bárbaros com o horror psicológico que Lecter faz emergir. 

    O Exorcista

    Livro O ExorcistaReprodução

    Icônico, O Exorcista acompanha dois padres na tentativa de exorcizar um demônio que possui o corpo de uma menina de 12 anos. O filme de William Friedkin foi inspirado no livro homônimo de William Peter Blatty que, por sua vez, se baseou em um artigo publicado em 1949 sobre um exorcismo realizado em um garoto de 13 anos, em Mount Rainier, Maryland. A história é assustadora e mostra o drama de Regan MacNeil, vivida por Linda Blair no filme de 73.

    Frankenstein

    Livro FrankensteinReprodução

    Versão da clássica história do monstro Frankenstein, escrita por Mary Shelley. No longa Frankenstein De Mary Shelley (1994), Kenneth Branagh está no papel de Victor Frankenstein, o estudante de medicina determinado a ganhar poder sobre a vida e a morte. Ele cria um ser vivo a partir de partes de cadáveres, mas o medo e o espanto ante seu próprio feito o levam a rejeitar a criatura a quem deu origem. Abandonada e atordoada, a criatura, vivida por Robert De Niro, acaba tornando-se o algoz de seu criador. 

    Carrie, a Estranha

    Livro Carrie, a EstranhaReprodução

    Sissy Spacek vive Carry White no filme clássico, que teve um remake com Chloë Grace Moretz recentemente. Nos filmes, elas vivem uma jovem sem amigos que mora com sua mãe, uma pregadora religiosa desequilibrada. Na escola, uma professora fica espantada pela sua falta de informação, quando descobre que foi menosprezada por suas colegas de sala por achar que estava morrendo ao ter sua primeira menstruação. Tudo piora para a garota quando alguns colegas preparam uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada diante de toda a escola. Só que ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos sua capacidade de vingança.

    Eu Sou a Lenda

    Livro Eu Sou a LendaReprodução

    Um vírus misterioso devasta a humanidade e transforma os sobreviventes em vampiros na obra de Richard Matheson. Nesse cenário caótico, Robert Neville vive sozinho em Nova York e pensa ser o último homem na Terra, mas não desiste de sua busca por uma cura. Ao lado de seu cão, ele vaga pela cidade lutando por sua sobrevivência e esperando sempre o pior. Até que descobre que não está realmente sozinho. O filme com Will Smith pode não ter agradado a todos, mas mostra uma nova visão desse apocalipse. Já o livro é indispensável. 

    Amityville

    Livro AmityvilleReprodução

    Baseado em fatos verídicos, a história assustadora acompanha George e Kathy Lutz que mudam-se, com os três filhos, para uma antiga mansão na cidade de Amityville (Long Island). A casa, que parecia ser a dos sonhos para esse jovem casal, acaba sendo um pesadelo. Um ano antes, Ronald DeFeo matou seus pais e os quatro irmãos com uma arma, enquanto eles dormiam. Apenas 28 dias depois da mudança, a família Lutz começa a ser aterrorizada por uma força demoníaca presente na casa. 

    Psicose

    Livro Psicose Reprodução

    Psicose é um dos filmes mais importantes da carreira de Alfred Hitchcock, mas sua trama não surgiu genuinamente da cabeça do cineasta e é baseada no romance de mesmo nome de Robert Bloch. A história do assassino fictício Norman Bates foi inspirada na vida de Ed Gein, um cidadão de Winconsin, Estados Unidos, condenado em 1957 pelo assassinato de duas mulheres e por ter desenterrado cadáveres de inúmeras mulheres que se pareciam com sua mãe. Ele foi considerado insano e passou o resto da vida em uma instituição para tratamento mental. 

    Veja também