cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    17º CINE CEARÁ: Filme emociona platéia

    Por Da Redação
    06/06/2007

    Quem costuma freqüentar festivais de cinema para ver filmes, não apenas para festas e badalações, não tem do que reclamar neste 17º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema. A programação oferece um cardápio para os mais diversos gostos cinematográficos, desde curtas e longas-metragens espanhóis inéditos no Brasil, passando por curtas-metragens cearenses fora de competição, filme brasileiros históricos e desembocando numa Mostra Competitiva Oficial que, até o momento, vem mostrando uma qualidade bastante satisfatória.

    Neste três primeiros dias do evento, a platéia do belíssimo Cine São Luiz (uma construção de 1958 totalmente restaurada) já foi "sacudida" por ótimos trabalhos como o longa Querô e o curta Vida Maria, por exemplo.

    Na noite de segunda-feira, foi a vez do documentário cearense Patativa do Assaré - Ave Poesia receber uma ovação mais do que emocionada da platéia do Cine Ceará. O documentário em longa-metragem radiografa a vida e a obra do famoso poeta popular cearense com uma forte carga emocional, já que o diretor do filme, Rosemberg Cariry, foi um grande amigo de Patativa, falecido há quatro anos. "É um filme de compadre para compadre, já que eu freqüentava a casa dele desde pequeno", explica Rosenberg. "Cada vez que eu ia lá, levava uma camerazinha, super-8, de vídeo, fosse do que fosse, e fui durante décadas gravando entrevistas e coletando poemas de Patativa. Tenho 100 horas de material gravado, que consegui enxugar para os 84 minutos do filme, mas com todo o material que eu tenho em casa poderia fazer mais diversos filmes sobre ele, que o assunto não se esgotaria".

    Ainda não há previsões para o lançamento comercial do documentário.