17º Cultura Inglesa Festival: Documentário sobre a banda Rolling Stones é o destaque
Os fãs de Rock’n’Roll e de cinema terão mais uma oportunidade de ver filmes estrelados por ícones da música. Entre os dias 7 e 16 de junho acontecerá o 17º Cultura Inglesa Festival. Serão apresentadas duas mostras, uma com filmes contemporâneos britânicos e outra com documentários sobre bandas e a cena musical. Antes de cada exibição serão apresentados curtas nacionais.
No dia 13 de junho, no Museu da Imagem e do Som, haverá a exibição de Up There, do diretor Zam Salim. Após a sessão, o cineasta participará de um bate papo sobre o cinema contemporâneo na terra da Rainha. O trabalho, lançado em 2012, ganhou o prêmio de melhor filme e melhor diretor no BAFTA escocês e o Independent Spirit Award, no Festival de Cinema de Santa Barbara, nos Estados Unidos.
Up There, que compõe a mostra de filmes contemporâneos, conta a história do personagem Martin, que se vê preso num limbo na Terra enquanto busca a sua chance de “subir aos céus”. Outro título a ser exibido é London: the Modern Babylon, do cineasta Julien Temple , o mesmo de Joe Strummer: The Future Is Unwritten. O roteiro constrói um retrato revelador de como viveram e vivem músicos, artistas, escritores, pensadores, políticos e pessoas comuns responsáveis pela construção da cidade de Londres como a conhecemos hoje.
Outro destaque é Crossfire Hurricane, produzido pelos próprios integrantes do Rolling Stones para celebrar os 50 anos da banda. O documentário mostra a trajetória do grupo, desde a sua criação nos anos 60 até os dias atuais. Outra banda presente é The Libertines, do vocalista Pete Doherty, aquele que anda dividindo o apartamento com Macaulay Culkin. O título The Libertines: There are no Innocent Bystanders remonta a história do grupo com os ensaios, reuniões, aquecimentos e apresentações, além de entrevistas íntimas com cada integrante.
Além dos filmes, o festival apresentará shows de bandas nacionais e internacionais, peças de teatro, espetáculos de dança, exposição de artes virtuais e multimídias sobre cultura de rua. O evento será realizado simultaneamente em de São Paulo, Santos, Sorocaba, São José dos Campos e Campinas. Cidades do interior e do litoral do estado poderão acompanhar online. Outras informações podem ser encontradas no site oficial do evento.