cineclick-logo
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • Fale Conosco|Política de Privacidade
    © 2010-2020 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    2001: Uma Odisseia No Espaço é real? Monólito de metal surge em deserto

    Localização exata do monólito não foi informada para evitar visitantes
    Por Daniel Reininger
    24/11/2020

    Um monólito de metal com cerca de 3,6 metros de altura apareceu no meio do deserto de Utah, nos Estados Unidos. E obviamente a primeira coisa que vêm a cabeça dos cinéfilos é: 2001: Uma Odisseia No Espaço é real! Veja o monólito e a reação dos usuários do Twitter

     "Que bom que as notícias estão voltando ao normal", diz um usuário, se referindo ao ano atípico que tem sido 2020.

    Mas o que aconteceu, de fato? Bem, um biólogo estudava um rebanho de ovelhas num sobrevoo, quando avistou a misteriosa estrutura. "Foi uma das coisas mais estranhas com as quais me deparei em todos esses anos como piloto", disse em entrevista à rede local de televisão Bret Hutchings, que pilotava o helicóptero. Veja:

    Continua após o anúncio

    É bem possível que o monólito seja uma homenagem de um fã ao filme 2001: Uma Odisseia No Espaço (1968), dirigido por Stanley Kubrick (De Olhos Bem Fechados) A adaptação da obra de Arthur C. Clarke exibe grandes monolitos criados por seres alienígenas espalhados pelo sistema solar.

    O Departamento de Segurança Pública de Utah divulgou imagens da estrutura de metal reluzente em um comunicado e afirmou que as autoridades estão investigando a origem do objeto.

    "É ilegal a instalação de estruturas ou objetos de arte sem autorização em terras federais, não importa de que planeta você venha", ressaltou, de forma bem humorada, o órgão.

    A localização exata do monolito não foi informada para evitar visitantes.

    2001

    O filme é um dos maiores exemplos de ficção científica dos cinemas. Este clássico de Stanley Kubrick, lançado em 1968, quebra todos os limites de narrativa e efeitos especiais da época, numa história que fala sobre tecnologia e humanismo.

    Na trama, uma missão espacial rumo ao planeta Júpiter a fim de investigar um monólito igual ao encontrado na lua acaba mal quando os astronautas Dave Bownam e Frank Poole se veem à mercê do computador HAL 9000, que controla a nave. HAL cometeu um erro, mas se recusa a admiti-lo. Seu orgulho de máquina perfeita impede que aceite a evidência da falha. Por isso, para encobrir a própria imperfeição, começa a eliminar os membros da equipe. 

    O Monólito é uma estrutura ficcional extraterrestre na saga Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke. É um elemento presente em todas as histórias da saga e o mistério a ser investigado.

    Em 2001, o primeiro monolito ajuda os antepassados dos seres humanos a evoluir. Depois, outro é encontrado enterrado na Lua. Outro está em Júpiter, por isso a equipe de astronautas viaja até lá.

    Ao longa da série de livros, se descobre que centenas ou milhares desses objetos estão espalhados pelo sistema solar. No fim, representam uma ameaça à humanidade.

    Veja o trailer: