cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    2002 promete 46 estréias nacionais

    Por Da Redação
    07/01/2002

    O cinema nacional promete pelo menos 46 estréias para este ano. Entre os filmes já finalizados ou em andamento, está o bem-sucedido Abril Despedaçado, de Walter Salles. Candidato brasileiro para o Oscar, o filme do diretor de Central do Brasil reacende as esperanças de trazer a estatueta para o Brasil. Sua indicação ao Globo de Ouro, considerado uma prévia do Oscar, aumenta as expectativas em torno do filme.

    Mas a disputa não será fácil: se efetivamente concorrer na Academia, Abril Despedaçado disputará o prêmio com o francês O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, de Jean-Pierre Jeunet, o italiano O Quarto do Filho, de Nanni Moretti (Palma de Ouro em Cannes), e o indiano Um Casamento à Indiana, de Mira Nair (Leão de Ouro em Veneza).

    Este ano também trará às telas as novas produções de Fábio Barreto (de O Quatrilho) e Andrucha Waddington (de Eu Tu Eles), consolidando a chamada retomada do cinema brasileiro. Passada a era Collor, quando foi registrada a realização de apenas 12 longas entre 1990 e 1994, a produção nacional tem conseguido vitórias significativas, como a medida provisória 2228-1, segundo a qual o cinema passa a ser responsabilidade da Casa Civil da Presidência da República.

    Confira outros filmes que vêm por aí:

    - Viva São João, de Andrucha Waddington
    - Avassaladoras, de Mara Mourão
    - Cazuza, de Sandra Werneck
    - Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund
    - Deus É Brasileiro, de Cacá Diegues
    - Jacobina, de Fabio Barreto
    - Latitude Zero, de Toni Venturi
    - Nelson Freire, de João Moreira Salles
    - O Príncipe, de Ugo Giorgetti
    - Tempestade Cerebral, de Hugo Carvana
    - Uma Vida em Segredo, de Suzana Amaral