cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Relembre O Máskara, filme que mudou a carreira de Jim Carrey

    A clássica comédia é destaque da Sessão de Sábado, da Globo, às 14h10
    Por Thamires Viana
    12/02/2021 - Atualizado há 14 dias

    Os anos 90 trouxeram muitas comédias inesquecíveis aos cinemas, aquelas que acabaram se tornando clássicos que amamos até os dias atuais. Uma delas é O Máskara, filme de 1994 estrelado por Jim Carrey que é o destaque deste sábado (14) na Sessão de Sábado, da Globo, às 14h10. 

    O longa super irreverente e até mesmo bizarro em alguns momentos, foi responsável não só por divertir o público, mas também por mudar a carreira de Carrey, que acabou se consagrando como um dos grandes comediantes de Hollywood.

    Para relembrar O Máskara, reunimos informações, curiosidades e contamos como o ano de 1994 foi importante para o ator canadense.

    Vem com a gente: 

    Trama

    Na história, Jim Carrey é Stanley Ipkiss, um desajeitado bancário que encontra uma estranha máscara. Quando o rapaz coloca o acessório de noite, ele se transforma em um sujeito verde, vestindo um terno amarelo e muito divertido que se autodenomina Máskara. Utilizando seus superpoderes, o "herói" combate o crime na cidade e se diverte dançando com Tina (Cameron Diaz), namorada de um gângster que não vai sossegar até conseguir pegar essa máscara de Stanley.

    1994

    Foi em 1994 que Jim Carrey ascendeu para os cinemas em Hollywood e, claramente, o ano em que ele mais trabalhou! Até então, atuando em séries e filmes para TV não muito conhecidos do grande público, ele estrelou três filmes importantes nesse ano: O Máskara, Ace Ventura, Um Detetive Diferente e Debi E Loide - Dois Idiotas Em Apuros. Os longas dispensam apresentações, já que se tornaram três dos maiores trabalhos do ator e alavancaram o canadense ao estrelato.

    Foi dessa forma irreverente e cômica que Carrey ganhou o coração do público e dos cineastas que passaram a contar com o ator em seus filmes. Na mesma década, ele ainda estrelou a sequência de Ace Ventura, além de Batman Eternamente, de Tim Burton, O Pentelho e O Mentiroso. Mas seu talento não é só para o humor! Em 1998, ele atuou em O Show De Truman - O Show Da Vida, um drama que mostrou um outro lado da atuação de Carrey e, claro, é até hoje um dos maiores sucessos de sua carreira.

    Continua após o anúncio
    Cena de O Máskara

    Curiosidades

    Dentes

    Os dentes exageradamente grandes de O Máskara deveriam ser usados apenas durante cenas em que ele não falasse, já que a prótese era incômoda e dolorosa. No entanto, Jim Carrey aprendeu a falar com eles para tornar seu personagem muito mais maluco, o que agradou o diretor Chuck Russell.

    Economia

    Em algumas entrevistas na época, Russell revelou que muito dinheiro foi economizado em efeitos especiais por conta a escalação de Carrey para o personagem. Segundo ele, os movimentos corporais do ator eram tão flexíveis e até parecidos com desenho animado que a produção não viu a necessidade de aprimorá-los digitalmente.

    Homenagem

    O tradicional terno amarelo banana que o personagem usa no longa é uma homenagem para a mãe de Carrey, já que ele foi baseado em um terno que ela fez para ele que ele usasse em sua primeira tentativa de comédia stand-up.

    É ela!

    Esse foi o primeiro trabalho da atriz Cameron Diaz nos cinemas, porém, o estúdio New Line Cinema não a queria já que ela era uma modelo sem experiência em atuação. Foi então que o diretor Chuck Russell insistiu tanto em tê-la que ameaçou não fazer o filme se não pudesse escalá-la. Deu certo e Cameron se consagrou na carreira.

    Nada sombrio

    O filme é baseado em uma série de quadrinhos homônima da Dark Horse, que geralmente trazia histórias de terror muito sombrias sobre como a máscara matava pessoas. O diretor revelou que o roteiro do filme começou nesse tom mais sombrio, mas que após a escalação de Carrey, tomou um rumo cômico.

    Segredinho

    Em uma das cenas, quando Stanley acorda de seu sonho e encontra Milo, o cãozinho, lambendo sua orelha, um pote de manteiga de amendoim recém-aberto com uma faca espetada é visível em sua mesa de cabeceira. Isso revela como a equipe "convenceu" o cão a fazer a cena sem quaisquer problemas!

    Produção

    Dirigido por Chuck Russell e com roteiro assinado por Mike Werb, O Máskara ainda traz, além de Carrey e Cameron, Peter Riegert, Peter Greene, Amy Yasbeck, Richard Jeni, Orestes Matacena e Tim Bagley no elenco. 

    O longa, que teve um orçamento de US$ 23 milhões, somou mais de US$ 119 milhões nas bilheterias mundiais e surpreendeu o estúdio com seu lucro.