cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    36 anos de Os Caça-Fantasmas, um verdadeiro clássico do cinema

    Longa marcou uma geração de fãs nos anos 80 e ganhará uma sequência
    Por Thamires Viana
    20/12/2020

    "Ouve ruídos estranhos à noite, sente arrepios quando está no porão ou já viu algum fantasma? Se a resposta for "sim", não hesite e chame Os Caça-fantasmas". Ser fã desse quarteto atrapalhado entrega um pouco a idade mas, brincadeiras à parte, é dia de celebrar um dos maiores clássicos do cinema que completa 36 anos neste domingo (20). 

    Estrelado por Bill Murray, Ernie Hudson, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Sigourney Weaver, o longa marcou a década de 1980 e já tem uma sequência direta chegando por aqui em 2021. 

    Por isso, relembramos a trama, as curiosidades e um antes e depois do elenco desse verdadeiro clássico das telonas.

    Trama

    Quatro parapsicólogos que estudam fantasmas vêem suas pesquisas canceladas e resolvem abrir uma agência para combater assombrações. Armados com parafernálias, eles saem às ruas de Nova York em busca dos fantasmas que aterrorizam a cidade. Mas as coisas ganham novas proporções quando encontram um portal para outra dimensão, onde está uma terrível força maligna que ameaça tomar nossa mundo.

    Curiosidades

    Improviso

    Quase nenhuma das cenas do longa foi filmada conforme o roteiro exigia e a maioria tinha pelo menos um improviso, incluindo as falas de Bill Murray que são quase todas improvisadas pelo ator.

    Alô?

    Para manter o interesse do público com o filme, o diretor Ivan Reitman exibiu um trailer que era basicamente o comercial usados pelos caçadores no longa, mas o número 555 foi substituído por um número 1-800, permitindo que as pessoas realmente pudessem ligar. Na chamada, o público recebia uma mensagem gravada por Bill Murray e Dan Aykroyd dizendo algo como "Oi, estamos caçando fantasmas agora". 

    Vou participar!

    Harold Ramis pretendia apenas escrever o filme e não atuar, mas ele decidiu interpretar o Dr. Egon Spengler depois de sentir que era a pessoa mais adequada para o papel.

    Vai assim mesmo

    O prazo para levar o filme aos cinemas era tão apertado que o diretor disse que a versão final incluía tomadas de efeitos especiais incompletas e erros como fios visíveis, mas, incrivelmente, o público não reparou esses detalhes.

    Piadinha

    Sigourney Weaver relembrou um momento divertido após o sucesso do filme: "Certa vez, tive um incêndio em meu apartamento e os bombeiros vieram apagá-lo. Um deles abriu minha geladeira e disse: 'Uau, é melhor você chamar os Caça-Fantasmas'".

    Sequência

    A continuação prevista para chegar aos cinemas em 2021 se chamará Os Caça-Fantasmas: Mais Além e trará o retorno dos atores Ernie Hudson, Dan Aykroyd e Bill Murray, além da entrada de Paul Rudd ao projeto. Ainda sem muitos detalhes revelados, o que já sabemos que é contará a história de uma família que, ao se mudar para uma cidade pequena, vai aprender mais sobre quem eles verdadeiramente são.

    Vale lembrar que ele será uma continuação de Os Caça-fantasmas II e irá ignorar a existência do filme feito em 2016, Caça-fantasmas. O diretor Jason Reitman é filho de Ivan Reitman, que comandou os dois primeiros filmes da franquia. 

    Antes e depois

    Bill Murray | Dr. Peter Venkman

    Montagem - Os Caça-Fantasmas

    O ator que interpretou Dr. Peter Venkman permanece na ativa e desde então estrelou outros clássicos do cinema como Zumbilândia, O Grande Hotel Budapeste, Encontros E Desencontros e, mais recentemente, Os Mortos Não Morrem. Ele já está confirmado em Os Caça-Fantasmas: Mais Além.

    Dan Aykroyd | Dr. Raymond Stantz 

    Continua após o anúncio
    Montagem - Os Caça-Fantasmas


    O intérprete do Dr. Raymond Stantz também não parou com a atuação e de lá para cá já estreou longas como Amor A Toda Prova, Como Se Fosse A Primeira Vez e Os Estagiários. Recentemente também atuou na série Supermães e já confirmou presença na sequência Os Caça-Fantasmas: Mais Além.

    Harold Ramis | Dr. Egon Spengler 

    Montagem - Os Caça-Fantasmas


    O cineasta e ator que viveu o Dr. Egon faleceu em fevereiro de 2014 após complicações de uma vasculite. Ele se ausentou das telas após participar da comédia Ano Um, em 2009, mas em seu currículo há longas como Ligeiramente Grávidos, Melhor É Impossível e Feitiço Do Tempo. Ramis também escreveu o roteiro do clássico ao lado de Dan Aykroyd.

    Ernie Hudson | Dr. Winston Zeddemore

    Continua após o anúncio
    Montagem - Os Caça-Fantasmas


    Hudson não mudou quase nada, né? Na pele do Dr. Winston Zeddemore, ele integrava o quarteto principal e desde então seguiu atuando em séries de TV como Grey's Anatomy, Modern Family e Scandal. Ele também é um dos membros confirmados para a sequência do clássico.

    Sigourney Weaver | Dana Barrett

    Montagem - Os Caça-Fantasmas


    A cliente Dana Barrett que enfrentou poucas e boas com o quarteto foi vivida pela maravilhosa Sigourney Weaver. A atriz continua com uma sólida carreira e já marcou presença em grandes produções como Avatar, A Vila e Sete Minutos Depois Da Meia-noite. Ela também retorna para a sequência reprisando sua personagem.


    Annie Potts | Janine Melnitz 

    Continua após o anúncio
    Montagem - Os Caça-Fantasmas

    A atriz interpretou a secretária Janine Melnitz e também volta para o elenco de Os Caça-Fantasmas: Mais Além. Nas telas, ela se dedicou a atuar em séries de TV como Young Sheldon, Chicago Med e Lei & Ordem

    William Atherton | Walter Peck

    Montagem - Os Caça-Fantasmas


    O antagonista da história foi vivido pelo ator William Atherton que, desde então, também se dedicou aos seriados, incluindo Lost, Lei & Ordem e Castle. Ele também vai atuar na aguardada sequência.

    Rick Moranis | Louis Tully

    Continua após o anúncio
    Montagem - Os Caça-Fantasmas

    O ator que deu vida ao personagem Louis Tully estrelou outras comédias de sucesso após o filme, incluindo Querida, Encolhi As Crianças e Querida, Estiquei O Bebê. Sobre a sequência, o ator revelou que não voltaria já que não vê motivos em atuar na história após 30 anos.

    Produção

    Dirigido por Ivan Reitman a partir de um roteiro de Dan Aykroyd e Harold Ramis, Os Caça-fantasmas ainda traz no elenco nomes como David Margulies, Steven Tash, Jennifer Runyon, Slavitza Jovan, Michael Ensign e Alice Drummond.

    Os Caça-fantasmas está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.

      

    Veja também:

    Nunca viu os clássicos? Chega de vergonha e confira no streaming

    Os anos 80 estão de volta! Confira remakes, reboots e homenagens

    Os melhores filmes adolescentes dos anos 80

    Comédias pra deixar qualquer um de bom humor

    Relembre os filmes que marcaram a infância