cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    45ª Mostra de SP começa e traz alguns dos filmes mais aguardados do ano

    Filmes exibidos em diversos festivais ao longo do ano fazem parte da programação
    Por Da Redação
    21/10/2021 - Atualizado há 13 dias

    Um dos maiores eventos da agenda cinéfila brasileira, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo — conhecida como a Mostra de SP —, teve sua grande noite de abertura na última quarta-feira (20), com uma abertura diferente. Pela primeira vez, mais de 12 filmes foram exibidos simultaneamente em pontos diferentes de São Paulo.  

    E este ano, como de praxe, a Mostra SP traz alguns dos títulos mais esperados e badalados do ano, novidades, títulos premiados nos maiores festivais do ano, e a oportunidade de conhecer as novas vertentes do cinema internacional e, especialmente, do brasileiro. 

    Veja alguns dos maiores títulos da 45.ª Edição da Mostra Internacional do Cinema de São Paulo.

    Os mais esperados

    A Mostra SP deste ano continuará exibindo seus mais de 250 filmes programados até o dia 3 de novembro. 

    Alguns dos filmes mais esperados do ano e da temporada de prêmios estarão em exibição na 45ª edição da Mostra SP, tais como o curta A Voz Humana (2021), de Pedro Almodóvar e estrelado por Tilda Swinton; Noite Passada em Soho, de Edgar Wright e estrelado pela nova queridinha de Hollywood, Anya Taylor-Joy; o sensível A Ilha de Bergman, de Mia Hansen-Løve; A Crônica Francesa, o mais novo título do excêntrico Wes Anderson, que conta com um elenco recheado de estrelas; entre outros. 

    Annette, musical diferente de Leos Carax estrelado por Marion Cotillard e Adam Driver é um dos títulos mais esperados do anoDivulgação (MUBI)

    Os mais premiados

    Os dois maiores vencedores de Cannes deste ano, Titane e Annette, que ganharam a Palma de Ouro e o prêmio de melhor direção, respectivamente, também estão entre alguns dos títulos de maior expectativa na programação da Mostra SP. 

    Em Annette, novo filme de Leos Carax, Adam Driver e Marion Cottilard estrelam em um musical bizarro sobre o mundo da fama. Vencedor do prêmio de melhor direção, o título foi escrito em conjunto com o grupo musical Sparks, que assinou todas as músicas. 

    Titane, título de Julia Ducournau (Raw), que se tornou a primeira mulher da história a vencer — sozinha — a prestigiada Palma de Ouro, causou suspiros e arrepios no festival francês. O filme conta a história de um jovem com o rosto machucado é descoberto em um aeroporto. Ele afirma que seu nome é Adrien Legrand – uma criança que desapareceu há dez anos. Quando ele finalmente se reencontra com seu pai, assassinatos horríveis começam a acontecer na região.

    Ambos os títulos chegaram ao Brasil, posteriormente, pelo streaming MUBI.

    A Mostra também vai trazer o campeão do Festival de Berlim, Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental, de Radu Jude, que levou o Urso de Ouro. O filme conta a história de Emi, uma professora que vê a sua carreira e reputação ameaçadas após uma ‘sex tape’ pessoal ir parar acidentalmente à Internet. Forçada a enfrentar os pais dos seus alunos que exigem a sua demissão, Emi recusa-se a ceder à pressão.

    Lembrando que Titane é o representante oficial da França para tentar uma vaga no Oscar como melhor filme estrangeiro. Já Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental foi anunciada como a escolha da Romênia..

    Brasilidades

    Cena de Deserto Particular, filme de Aly Muritiba, que também será exibido na Mostra SPDivulgação

    A edição deste ano também conta com 38 produções exclusivamente brasileiras, além de outros 12 títulos com co-assinatura do país. 

    Entre os maiores destaques, estão 7 Prisioneiros, estrelado por Rodrigo Santoro, que está sendo muito bem recepcionado pelos festivais afora, assim como Deserto Particular, de Aly Muritiba, filme selecionado para representar o Brasil no Oscar 2022. 

    Também estão no cronograma oficial as exibições de A Viagem de Pedro, novo longa de Laís Bondanzky; Ato, curta de Bárbara Paz; o terror Medusa, de Anita Rocha da Silveira, que também foi apresentado e aclamado em festivais internacionais ao longo de 2021. 

    Como ver os filmes da Mostra SP?

    A 45.ª edição da Mostra terá um misto de sessões presenciais em vários cinemas da cidade, além de exibições virtuais por meio do streaming Mostra Play, que começa a funcionar a partir de hoje (21).  

    Para assistir aos filmes da 45.ª edição da Mostra SP nas salas de cinema, será necessário exibir o comprovante de vacinação contra Covid-19. 

    Para o evento, no entanto, a obrigatoriedade é apenas de uma das doses da vacina. Mas caso a pessoa esteja com a segunda dose atrasada, ela não poderá entrar nas salas. 

    Outra medida para este ano é o uso obrigatório de máscara nos cinemas. A programação completa pode ser checada no site do evento.

    Leia também