Começa a 49° edição Festival de Cinema de Gramado, confira destaques
Hoje (13), começa a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado, o mais respaldado e tradicional evento de audiovisual brasileiro, que vai até o dia 21 de agosto.
Pela segunda vez consecutiva, por conta da pandemia do novo coronavírus, o festival será realizada de forma online, e contará com a exibição de longas e curta-metragens brasileiros e de outras nacionalidades. A programação também vai contar com palestras e uma homenagem especial a todos os profissionais da área que vêm atuando durante as adversidades impostas pela pandemia ao longo de mais de um ano e meio.
Os filmes do festival serão transmitidos pela televisão e pela internet através dos canais Globosat, como o Canal Brasil (todas as noites, a partir das 21h30) e a plataforma de streaming Globoplay. O site oficial do festival também exibirá a cerimônia de abertura, assim como outros blocos programados para esta edição.
A cerimônia de entrega dos Kikitos de Cristal, o grande prêmio do evento, também será exibida neste formato híbrido e acontecerá no dia 21, a partir das 21h, encerrando as festividades. Além do Kikito, pela primeira vez, o festival vai entregar o Prêmio Leonardo Machado, em homenagem ao ator morto em 2018, reconhecendo o trabalho de algum ator, atriz ou técnico do cinema feito no Rio Grande do Sul.
Confira as principais atrações da 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado a seguir.
Longas da mostra competitiva
Para o primeiro dia de festival, o filme que abre a mostra competitiva brasileira é A Suspeita, com Glória Pires no elenco. O longa conta a história de uma comissária da Polícia Civil, vivida por Pires, que começa a sofrer de Alzheimer, em meio a uma investigação que acaba encontrando indícios de corrupção na própria corporação policial.
Já no sábado (14), o título do dia é O Homem Onça, de Vinícius Reis. Na trama, Pedro (Chico Diaz) vê a estatal em que trabalha ser privatizada e é obrigado a antecipar a aposentadoria. E no domingo (15), O Novelo, de Cláudia Pinheiro, será exibido. A trama gira em torno de cinco irmãos que aprenderam com a mãe a fazer tricô para sobreviver.
Outros títulos de destaque também são Carro Rei, de Renata Pinheiro, com Matheus Nachtergaele, e A Primeira Morte de Joana, de Cristiane Oliveira.
Todos os longas da mostra competitiva:
- A Primeira Morte de Joana
- A Suspeita
- Álbum em Família
- Carro Rei
- Homem Onça
- Jesus Kid
- O Novelo
Longas estrangeiros
O grande destaque entre os longas estrangeiros em exibição este são é La Teoría de Los Vidrios Rotos, de Diego Fernández, que será exibido quarta-feira, dia 18, às 23h50, pelo Canal Brasil.
A história é uma comédia de humor negro sobre a vida de Claudio (vivido por Roberto Birindelli, visto na novela brasileira Nos Tempos do Imperador), um homem promovido à coordenador de apólices na companhia de seguros Santa Marta. Ele terá que representar em uma cidade distante e pequena, onde, após sua chegada, vários carros começam a ser queimados.
Todos os longas estrangeiros:
- Gran Avenida
- La Teoria de los Vidrios Rotos
- Planta Permanente
- Pseudo
Longas gaúchos da mostra competitiva
Três longas gaúchos estarão na mostra competitiva de produções realizadas no Rio Grande do Sul. Uma delas é o documentário Cavalo de Santo, de Mirian Fichtner e Carlos Caramez. O registro procura contar a história de religiões afro como o Batuque, Umbanda e Quimbanda no estado. O filme é o resultado de dez anos de pesquisas em terreiros gaúchos. No Canal Brasil, Cavalo de Santo será exibido hoje (13), às 23h55.
Todos os longas gaúchos da mostra competitiva:
- A Colmeia
- Cavalo de Santo
- Extermínio
Curtas nacionais em exibição
Eis todos os 14 curtas-metragens selecionados para a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Todas as produções estarão disponíveis pela Globoplay.
- A Beleza de Rose (CE), de Natal Portela (duração: 19min)
- A Fome de Lázaro (PB), de Diego Benevides (duração: 17min)
- Animais na Pista (PB), de Otto Cabral (duração: 10min)
- Aonde vão os Pés (PR), de Débora Zanatta (duração: 14min)
- Da Janela Vejo o Mundo (PR), de Ana Catarina Lugarini (duração 16 min)
- Desvirtude (RS), de Gautier Lee (duração: 14 min)
- Entre Nós e o Mundo (SP), de Fabio Rodrigo (duração: 17 min)
- Eu não sou um robô (RS), de Gabriela Lamas (duração: 16min)
- Fotos Privadas (RJ), de Marcelo Grabowsky (duração: 20min)
- Memória de Quem (Não) Fui (RJ), de Thiago Kistenmacker (duração 15min)
- O que Há em Ti (SP), de Carlos Adriano (duração 16min)
- Per Capita (PE), de Lia Leticia (duração 15min)
- Quanto Pesa (MA), de Breno Nina (duração 19min)
- Stone Heart (AM), de Humberto Rodrigues (duração 8min)
Curtas gaúchos em exibição
Eis todos os 23 curtas-metragens selecionados para esta edição. Todas as produções estarão disponíveis pela Globoplay.
- Jardim das Horas, de Matheus Piccoli (duração 19 min)
- Cacicus, de Bruno Cabral e Gabriela Dullius (duração 14min)
- Era uma vez… uma princesa, de Lisiane Cohen (duração 13min)
- Depois da meia noite, de Mirela Kruel (duração 12min)
- Um dia de primavera, de Lisi Kieling (duração 12min)
- Nave Mãe, de Gisa Galaverna e Wagner Costa (duração 15min)
- Rota, de Mariani Ferreira (duração 6min)
- Tormenta, de Emiliano Cunha e Vado Vergara (duração 7min)
- Não sou eu, de Theo Tajes (duração 3min)
- Comboio pra Lua, de Rebeca Francoff (duração 14min)
- Fé, de Thais Fernandes (duração 3min)
- Tom, de Felippe Steffens (duração 7min)
- Solilóquio, de Marcelo Stifelman (duração 4min)
- Nilson filho do campeão, de Diego Tafarel (duração 16min)
- Eu não sou um robô, de Gabriela Lamas (duração 16min)
- Desvirtude, de Gautier Lee (duração 14min)
- Noite Macabra, de Felipe Iesbick (duração 19min)
- Love do amor, de Fabrício Koltermann (duração 8min)
- Isso me faz pensar, de Hopi Chapman (duração 24min)
- Brecha, de Helena Thofehrn Lessa (duração 6min)
- Rufus, de Eduardo Citton (duração 14min)
- Hora Feliz, de Alex Sernambi (duração 5min)
- Trem do tempo, de Vitor Rezende Mendonça (duração 2min)
Filme de encerramento: "Fourth Grade", de Marcelo
Uma parceria entre Brasil e Estados Unidos irá encerrar a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O longa Fourth Grade, do diretor Marcelo Galvão, premiado e reconhecido diretor que já levou pra casa os Kikitos de melhor filme por Colegas (2012) e melhor direção por A Despedida (2014), é um remake de Quarta B, primeiro filme do diretor de 2005.
Fique por dentro de tudo da 49° edição Festival de Cinema de Gramado
Para ficar por dentro de tudo que vai acontecer este ano no Festival de Gramado, veja como assistir aos títulos da programação e às cerimônias:
- Abertura do Festival: a cerimônia oficial de abertura do 49º Festival de Cinema de Gramado acontece na sexta-feira, dia 13 de agosto, às 11h pelo YouTube, Facebook e site do evento.
- Longas-metragens brasileiros, estrangeiros e gaúchos: os filmes selecionados estarão disponíveis a partir do dia 13 a 19 de agosto, a partir das 21h30, no Canal Brasil e na Globoplay, mas somente durante a primeira exibição. Isto é, sem reprises posteriores. Veja a programação completa aqui.
- Curtas-metragens gaúchos: os curtas gaúchos selecionados serão exibidos a partir do dia 14 ao dia 21 de agosto, das 17h às 18h, na grade da rede da TV Educativa de Porto Alegre e no site do festival.
- Filme de encerramento, Fourth Grade: a produção será exibida dia 20 de agosto, a partir das 21h30, no Canal Brasil e na Globoplay, somente durante o horário de exibição da TV, sem reprises posteriores.
- Cerimônia de premiação: vai acontecer no dia21 de agosto, a partir das 16h, com transmissão ao vivo pela TV Educativa de Porto Alegre, o telejornal ALTV, da Rede Globo no RS, e no site do festival.