cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    6 histórias espantosas dos bastidores de 'Matrix'

    Franquia estrelada por Keanu Reeves se tornou um dos maiores sucessos do cinema
    Por Thamires Viana
    23/10/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Matrix: Resurrections, quarto filme da franquia de sucesso estrelada por Keanu Reeves, chega aos cinemas em dezembro deste ano. Trazendo o retorno de boa parte do elenco e dando continuidade à história que marcou os cinemas nos anos 2000, o filme é um dos mais aguardados pelos fãs.

    Para aquecer e te preparar para essa grande estreia, relembramos seis acontecimentos espantosos que rolaram durante as gravações do primeiro filme lançado em 1999. 

    Confira: 

    Keanu Reeves doou parte de seu cachê para a equipe de efeitos visuais

    Keanu Reeves em MatrixReprodução

    Não é de hoje que o ator Keanu Reeves tem a reputação de ser um dos caras mais legais de Hollywood. Prova disso é que após o primeiro filme da franquia ter se tornado um grande sucesso, o ator, como estrela, tinha direito aos lucros das bilheterias. Ao invés de ficar com todo o dinheiro que poderia ter ganho, ele doou uma grande parte da quantia para a equipe de efeitos especiais da trilogia. O ator afirmou que o trabalho deles era essencial para o sucesso da série e que eles mereciam um grande bônus por isso.  

    O código 'The Matrix' era uma receita de sushi

    Códigos MatrixReprodução

    Sabe aquele código que invadiu as telonas e fascinou o público? Formado por vários símbolos de cor verde, o código Matrix nada mais é do que uma receita de sushi! As irmãs Wachowski, diretoras da franquia, pediram que um designer de produção elaborasse algo novo depois que um código projetado por uma empresa contratada por elas não estava ornando com suas ideias. Foi então que o homem olhou livros de receita e criou-o através de alguns ingredientes para sushi!

    Keanu Reeves tinha uma hérnia de disco e usava um colar cervical nas filmagens

    Keanu Reeves em MatrixReprodução

    Quem via o astro Keanu Reeves mandando ver nas acrobacias e cenas de luta que lotaram Matriz, nem imagina que o ator estava sofrendo com dores nas costas. Na época das gravações, pouco antes das cenas de treinamento físico de Neo, o ator passou por uma cirurgia para corrigir uma hérnia de disco. Por isso, ele ia para o set usando um colar cervical e só tirava quando começavam as gravações. Ainda assim, não foi nada fácil para Reeves estrelar esse papel!

    As camisas brancas foram tingidas de verde para combinar com a estética do filme

    Keanu Reeves em MatrixReprodução

    Boa parte da paleta de cores de Matrix envolve tons de verde e o preto, não é?Por isso, as diretoras decidiram que todas as camisas brancas usadas pelos personagens seriam tingidas de verde claro para as sequências que tivessem essa estética. De acordo com a figurinista Kym Barrett, nada poderia ser branco ou azul, então, os objetos que vemos e temos a impressão de serem brancos na tela, na verdade passaram por um banho de tinta verde. 

    'A Mulher de Vermelho' causou um acidente grave de carro

    Fiona Johnson em cena de MatrixReprodução

    A Mulher de Vermelho, personagem vivida pela atriz Fiona Johnson, chamou e muito a atenção na trama, principalmente por ser uma misteriosa mulher que distrai Neo em uma das cenas e acaba colocando-o em uma enrascada. Nos bastidores não foi diferente. Enquanto realizavam as gravações em uma rua, um motorista que passava próximo ao local não conseguiu tirar os olhos da atriz e bateu o carro em uma porta à frente. Envergonhado, o homem saiu em alta velocidade poucos minutos depois. 

    O efeito do desvio de tiros exigiu cerca de 120 câmeras para funcionar

    Keanu Reeves em MatrixReprodução

    Uma das cenas mais icônicas de Matrix é, sem dúvida, aquela em que Neo consegue desviar de uma sequência de tiros enquanto se curva para trás. Na tomada em questão, vemos a câmera girando ao redor de Reeves enquanto ele parece ter parado no ar. O "segredo" foi revelado por John Gaeta, designer de efeitos visuais do filme, que sugeriu o uso de uma centena de câmeras para dar esse resultado. No set tinham cerca de 120 delas resgatando cada movimento do ator e, posteriormente, eles foram unidos para o efeito visto na tela.

    Veja também: