cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    A brilhante carreira de Viola Davis

    A atriz americana completa 56 anos de idade nesta quarta-feira (11)
    Por Thamires Viana
    11/08/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Viola Davis, uma das atrizes mais admiradas de Hollywood, completa 56 anos de idade nesta quarta-feira, dia 11 de agosto. Dona de um carisma e talento sem igual, a americana vencedora do Oscar tem uma carreira brilhante nos cinemas, tendo passado também pela TV e pelo teatro.

    Indo do drama aos filmes de super-heróis, Davis é hoje um dos maiores nomes da história de Hollywood, sendo considerada também uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. 

    Carreira

    Nascida em 11 de agosto de 1965 em St. Matthews, na Carolina do Sul, Viola Davis se formou na renomada Juilliard School no início dos anos 90 e iniciou sua carreira no teatro. Em 2001 atuou na peça King Hedley II que rendeu um Tony Awards de Melhor Atriz Coadjuvante. Em 2010, recebeu seu segundo prêmio pela atuação em Fences, peça de August Wilson.

    Mostrando versatilidade na atuação, Davis viu a chance de expandir seus trabalhos para o cinema. Em 2000 integrou o elenco de Traffic, longa comandado por Steven Soderbergh. No ano seguinte, esteve em Kate & Leopold ao lado de Hugh Jackman e Meg Ryan. Em 2002, retornou a parceria com Soderbergh atuando em Solaris

    Davis ainda esteve em longas marcantes como As Torres Gêmeas (2006), Paranóia (2007) e Noites de Tormenta (2008), porém, foi em Dúvida, longa também de 2008, que teve um belo destaque. Com menos de dez minutos em cena, a atriz agradou a crítica e recebeu sua primeira indicação à categoria de Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar. 

    Já em 2011, Davis foi novamente reconhecida pela Academia e recebeu a nomeação de Melhor Atriz por Histórias Cruzadas, drama estrelado também por Emma Stone. Anos mais tarde, ela revelou ter se arrependido do trabalho por acreditar que a voz das empregadas domésticas na história não foi, de fato, ouvida como deveria. 

    Viola Davis em cena de Histórias Cruzadas (2011)Reprodução

    No mesmo ano, a americana integrou o elenco de Tão Forte e Tão Perto, drama de Stephen Daldry no qual atuou com Tom Hanks e Sandra Bullock. Esteve ainda em produções como A Luta Por Um Ideal (2012), Dezesseis Luas (2013) e Os Suspeitos (2013). Em 2015, estrelou ao lado de Jennifer Lopez o suspense Lili & Eve: Unidas pela Vingança, no qual viveu a história poderosa de uma mãe em luto pela morte do filho.

    Em 2016 entrou para o universo dos super-heróis em Esquadrão Suicida para interpretar Amanda Waller, papel que reprisou recentemente em O Esquadrão Suicida (2021) comandado por James Gunn. Por Um Limite Entre Nós, drama estrelado ao lado de Denzel Washington, Davis conquistou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante. O emocionante longa trouxe uma das melhores atuações de sua carreira. 

    Confira o momento:

    Em 2018 estrelou As Viúvas, filme de Steve McQueen sobre um grupo de mulheres que assumem o comando dos negócios após a morte de seus maridos. O longa trouxe ainda Liam Neeson e Michelle Rodriguez no elenco. 

    Com A Voz Suprema do Blues, cinebiografia da cantora de blues Ma Rainey, Davis brilhou e recebeu mais uma indicação à categoria de Melhor Atriz no Oscar. A atuação no filme original da Netflix foi marcada pela poderosa versatilidade da atriz. 

    Na TV, Davis teve participações em séries de sucesso, incluindo Lei & Ordem (2002), CSI: Investigação Criminal (2002) e Desaparecidos (2006). Porém, foi como Annalise Keating em How To Get Away With Muderer que ela conquistou seu grande espaço nas telinhas. Ao longo de seis temporadas, a atriz encarnou uma advogada pulso firme que passa seus conhecimentos a uma turma de novatos na profissão.

    Criada por Shonda Rhimes, a atração se tornou um dos maiores sucessos da TV americana e rendeu à atriz um Emmy Awards na categoria de Melhor Atriz em Série Dramática. 

    Viola Davis em cena de How To Get Away With Murder (2014 - 2020)Reprodução

    Parabéns, Viola Davis! 

    Veja também: