cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    A Guerra dos Samurais: Game of Thrones japonesa conta história da inspiração de Darth Vader

    Trama se passa no Japão Feudal e conta história de Date Masamune, figura lendária do país
    Por Daniel Reininger
    23/02/2021 - Atualizado há 8 meses

    Descrito como o Game of Thrones do Japão, A Batalha dos Samurais é o mais recente documentário histórico da Netflix. A estreia acontece nesta quarta e mistura momentos reais com cenas dramáticas, trazendo o passado do Japão feudal à vida. Confira tudo o que você precisa saber sobre esse novo lançamento imperdível!

    Trama

    Com promessa de uma trama historicamente precis, A Guerra dos Samurais se passa no Japão Feudal, mais especificamente na época de Date Masamune, uma das figuras históricas lendárias do Japão. 

    Conhecido como “Dragão Caolho”, ele foi um dos quatro senhores da guerra que pretendiam unir todo o Japão sob uma única bandeira. O apelido de Masamune veio após ele ter arrancado seu próprio olho depois de ser assolado pela varíola.

    O jovem e ambicioso general lutou e planejou seu caminho até o topo, eliminando seu próprio irmão para garantir que sua linha de sucessão fosse assegurada. Com apenas 17 anos de idade, Masamune assumiu a liderança do clã de seu pai e em poucos anos conquistou os clãs vizinhos para unir a maior parte do norte do Japão.

    A lenda de Masamune e sua influência continuam até hoje. Sua famosa armadura, em particular o design de seu capacete, foi uma das inspirações do visual icônico de Darth Vader.

    Darth Vader teve capacete inspirado em Date Masamune

    Darth Vader em Star WarsReprodução

    Samurais

    Esses guerreiros japoneses prezavam a honra, a imagem pública e o nome de seus ancestrais acima de tudo, até da própria vida. A morte, para o samurai, era um meio de perpetuar a sua existência. Tal filosofia aumentava a eficiência e a não-hesitação em campos de batalha, o que veio a tornar o samurai o mais letal de todos os guerreiros da antiguidade. 

    O caminho espiritual também fazia parte do ideal de homem perfeito que esses guerreiros buscavam e muitos seguiam o Zen-budismo, como um caminho que conduzia à calma e à harmonia. Os samurais eram guerreiros que davam muita importância ao seu clã (família) por isso se algum membro da família do samurai morresse por assassinato ele teria que matar o assassino para assim reconquistar a honra.

    O que é o Japão feudal?

    O período feudal do Japão é certamente o mais conhecido e romantizado da longa história do país. Ela ocorreu de 1185 a 1868 e viu o surgimento dos samurais (guerreiros) e dos xoguns (líderes militares supremos). Um imperador japonês sempre foi o líder da nação, mas durante o Japão feudal, a influência do imperador diminuiu drasticamente. Isso piorou com a guerra civil que eclodiu no país em 1336, que efetivamente acabou com o poder que o líder tinha.

    O imperador enviava exércitos de samurais para lutar na guerra civil em seu nome e eles venciam. O problema é que os líderes desses exércitos podiam se voltar contra o Imperador e, por isso, a eles era conhecido o título de Xogum. Eles recebiam controle de áreas menores de terra no Japão. Não muito diferente do feudalismo na Europa Medieval, o senhor da região redividia suas terras, que seriam utilizadas pelos camponeses para cultivar e fornecer soldados para seus exércitos.

    Muitas guerras seriam travadas entre os Senhores da Guerra do Japão enquanto eles buscavam unir a terra sob o nome de seu clã.

    Elenco e Produção

    Stephen Scott dirige e roteiriza a série e boa parte do elenco da série já esteve em produções conhecidas, como Hiro Kanagawa, que protagoniza a trama e esteve na série Altered Carbon. O elenco é completado por: Masami Kosaka (Crepúsculo), Hayate Masao (Danger Dolls), Masayoshi Haneda (The Last Samurai), Hideaki Ito (Brave Hearts: Umizaru), Wilfred Lee (Salvage), Seiji Hino (Clouds Over the Hill) e Elina Miyake Jackson (Heroes Reborn). 

    Veja o trailer: