Nos 17 anos de A Paixão de Cristo, veja outras representações polêmicas de Jesus
Não é de hoje que o cinema desagrada alguns, principalmente quando um longa pretende representar uma imagem divina. Internacionalmente, algumas representações são vistas de maneira mais conceitual, mas no Brasil muitas pessoas ficam incomodadas com a imagem divina sendo exibida em vão.
Além da visão mais conservadora nacional, alguns longas, entretanto, também causaram polêmicas grandes lá fora, e A Paixão de Cristo é um exemplo disso. O longa com Mel Gibson, que retrata as últimas doze horas da vida de Jesus de Nazaré, gira em torno do dia de sua crucificação em Jerusalém. O filme em si causou uma ideia diferenciada vinda do público, principalmente dos Judeus. A comunidade judaica presente nos Estados Unidos, queria boicotar a sua estreia, alegando que o longa promovia o antissemitismo (o conceito que representa o judeus de forma hostil e preconceituosa).
Entretanto, no Brasil não seria diferente, e podemos provar com outras representações do divino que causaram polêmicas em sua exibição.
Teocracia em Vertigem
Um exemplo dessas representações que viralizou recentemente de forma negativa, foi o especial do Porta dos Fundos de Natal. O canal de comédia que conta com Fábio Porchat, Gregório Duvivier e Rafael Portugal, já é conhecido por abordar temas políticos de forma satírica. O problema é que usaram a imagem de Jesus como um homem comum de bar, ao lado de prostitutas, e isso desagradou muitos.
O Auto da Compadecida
Outro longa que deu o que falar foi O Auto da Compadecida, do escritor Ariano Suassuna. Com um roteiro voltado para a satirização em torno de João Grilo e Chicó, pessoas com condições bem baixas de vida, que acabam morrendo e precisam ser julgados para entrar no Paraíso.
O filme, que traz um elenco de peso com Selton Mello, Fernanda Montenegro e Matheus Nachtergaele, é um marco do cinema nacional. Há quem alegue, no entanto, que esse tipo de representação satírica nada mais é que um desrespeito à imagem divina.
Mas e você, gosta dessas representações de Jesus no cinema?