'A Turma da Mônica': conheça todos os filmes lançados para o cinema da franquia
Provavelmente, a animação mais conhecida e celebrada no Brasil é A Turma da Mônica.
Os personagens criados pelo cartunista Mauricio de Sousa, inspirados em sua própria filha, ainda fazem sucesso mesmo anos após seu lançamento e para públicos diferentes, além de terem ganhado releituras e muitas outras adaptações ao longo dos anos.
E com o lançamento de Turma da Mônica: Lições, o Cineclick resolveu listar todas as versões dos quadrinhos de Mônica e cia para o cinema. Continue a leitura para conhecer todas as aventuras da turma para as telonas.
As Aventuras da Turma da Mônica (1982)
Lançado em 1982, As Aventuras da Turma da Mônica é o primeiro filme baseado nas HQs dos personagens desenvolvidos por Sousa. Produzido e escrito pelo próprio Maurício com a assistência de Reinaldo Waisman, a produção mistura técnicas de animação com live-action.
Basicamente, a história do título se concentra em Mauricio de Sousa, de carne e osso, planejando a realização de um filme em seu escritório. Tida como a primeira animação brasileira em longa-metragem, desde Piconzé, lançado em 1972, As Aventuras da Turma da Mônica foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como a décima segunda melhor animação brasileira da história.
A Princesa e o Robô (1984)
A Princesa e o Robô segue um único enredo original, não sendo baseado nas HQs, como o título anterior. Nele, a turma da Mônica viaja pelo espaço em busca de um coração para uma criatura robótica chamada Robôzinho para possibilitar um casamento entre ele e a coelhinha Mimi, princesa de seu planeta de origem.
Em comemoração aos 10 milhões de inscritos, no ano de 2019, o canal oficial no YouTube da Turma da Mônica e da Maurício de Sousa Produções liberaram o título na íntegra.
Cine Gibi (2004)
O filme foi produzido praticamente duas décadas após o lançamento do último filme de Turma da Mônica, impactada pela inflação dos anos 1980. Lançado nos cinemas brasileiros em 9 de julho de 2004, com investimento da United International Pictures e orçamento de 5 milhões de reais.
Seu enredo gira em torno de uma invenção do personagem Franjinha que converte histórias em quadrinhos em filmes. No total, seis historinhas são apresentadas, com referências a outras produções famosas, como Star Wars, além de participação de celebridades reais, como Luciano Huck e Wanessa Camargo.
Cine Gibi é o primeiro filme derivado da franquia de A Turma da Mônica, que teve outras versões lançadas em home video.
Uma Aventura no Tempo (2007)
O quarto filme da Turma da Mônica lançado exclusivamente para os cinemas é Uma Aventura no Tempo, de 2007.
Dirigido por Mauricio de Sousa, a sua história gira em torno de uma máquina do tempo criada por Franjinha que Mônica acidentalmente quebra com seu coelho de pelúcia Sansão, fazendo com que ela, Cebolinha, Cascão, Magali e Bidu partam em busca de quatro elementos que ficaram perdidos em épocas diferentes.
Turma da Mônica: Laços (2019)
Por fim, a lista de produções baseadas em A Turma da Mônica para os cinemas é concluída com Turma da Mônica: Laços, primeiro live-action com os personagens de Mauricio de Sousa.
Neste filme, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali partem em uma missão para encontrar Floquinho, o cachorro de estimação de Cebolinha que desapareceu misteriosamente. Sucesso de público e crítica, a produção deu margem para uma sequência, que se trata de Lições — cuja exibição está marcada para 30 de dezembro nos cinemas brasileiros.