cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'A Turma da Mônica': conheça todos os filmes lançados para o cinema da franquia

    Personagens criados por Maurício de Sousa invadem as telonas desde os anos 1980
    Por Da Redação
    26/12/2021 - Atualizado há 6 meses

    Provavelmente, a animação mais conhecida e celebrada no Brasil é A Turma da Mônica

    Os personagens criados pelo cartunista Mauricio de Sousa, inspirados em sua própria filha, ainda fazem sucesso mesmo anos após seu lançamento e para públicos diferentes, além de terem ganhado releituras e muitas outras adaptações ao longo dos anos. 

    E com o lançamento de Turma da Mônica: Lições, o Cineclick resolveu listar todas as versões dos quadrinhos de Mônica e cia para o cinema. Continue a leitura para conhecer todas as aventuras da turma para as telonas. 

    As Aventuras da Turma da Mônica (1982)

    'As Aventuras da Turma da Mônica'Reprodução

    Lançado em 1982, As Aventuras da Turma da Mônica é o primeiro filme baseado nas HQs dos personagens desenvolvidos por Sousa. Produzido e escrito pelo próprio Maurício com a assistência de Reinaldo Waisman, a produção mistura técnicas de animação com live-action. 

    Basicamente, a história do título se concentra em Mauricio de Sousa, de carne e osso, planejando a realização de um filme em seu escritório. Tida como a primeira animação brasileira em longa-metragem, desde Piconzé, lançado em 1972, As Aventuras da Turma da Mônica foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como a décima segunda melhor animação brasileira da história.

    A Princesa e o Robô (1984)

    'A Princesa e o Robô'Reprodução

    A Princesa e o Robô segue um único enredo original, não sendo baseado nas HQs, como o título anterior. Nele, a turma da Mônica viaja pelo espaço em busca de um coração para uma criatura robótica chamada Robôzinho para possibilitar um casamento entre ele e a coelhinha Mimi, princesa de seu planeta de origem. 

    Em comemoração aos 10 milhões de inscritos, no ano de 2019, o canal oficial no YouTube da Turma da Mônica e da Maurício de Sousa Produções liberaram o título na íntegra. 

    Cine Gibi (2004)

    'Cinegibi'Reprodução

    O filme foi produzido praticamente duas décadas após o lançamento do último filme de Turma da Mônica, impactada pela inflação dos anos 1980. Lançado nos cinemas brasileiros em 9 de julho de 2004, com investimento da United International Pictures e orçamento de 5 milhões de reais.  

    Seu enredo gira em torno de uma invenção do personagem Franjinha que converte histórias em quadrinhos em filmes. No total, seis historinhas são apresentadas, com referências a outras produções famosas, como Star Wars, além de participação de celebridades reais, como Luciano Huck e Wanessa Camargo.

    Cine Gibi é o primeiro filme derivado da franquia de A Turma da Mônica, que teve outras versões lançadas em home video. 

    Uma Aventura no Tempo (2007)

    'Uma Aventura no Tempo' Reprodução

    O quarto filme da Turma da Mônica lançado exclusivamente para os cinemas é Uma Aventura no Tempo, de 2007. 

    Dirigido por Mauricio de Sousa, a sua história gira em torno de uma máquina do tempo criada por Franjinha que Mônica acidentalmente quebra com seu coelho de pelúcia Sansão, fazendo com que ela, Cebolinha, Cascão, Magali e Bidu partam em busca de quatro elementos que ficaram perdidos em épocas diferentes.

    Turma da Mônica: Laços (2019)

    'Turma da Mônica: Laços'Reprodução

    Por fim, a lista de produções baseadas em A Turma da Mônica para os cinemas é concluída com Turma da Mônica: Laços, primeiro live-action com os personagens de Mauricio de Sousa.

    Neste filme, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali partem em uma missão para encontrar Floquinho, o cachorro de estimação de Cebolinha que desapareceu misteriosamente. Sucesso de público e crítica, a produção deu margem para uma sequência, que se trata de Lições — cuja exibição está marcada para 30 de dezembro nos cinemas brasileiros.

    Leia também