Adoráveis Mulheres: Saiba tudo sobre a nova adaptação

A sexta adaptação é dirigida por Greta Gerwig e chega aos cinemas no dia 09 de janeiro

06/01/2020 17h55

Por Thamires Viana

Forte candidato ao Oscar 2020, o longa Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig, chega aos cinemas nesta quinta-feira (09). A produção, distribuída pela Sony Pictures, é uma nova adaptação para o famoso livro homônimo de Louisa May Alcott. A história acompanha a vida das irmãs March enquanto caminham para a vida adulta sem a presença do pai, que luta na Guerra Civil Americana.

Na trama, a escritora Jo (Saoirse Ronan) está trabalhando em um romance sobre sua vida e de suas irmãs: a atriz Meg (Emma Watson), a pintora Amy (Florence Pugh) e a pianista Beth (Eliza Scanlen). Embora sejam muito diferentes entre si, são unidas por um forte laço de amor incondicional, em tempos difíceis.

CONHEÇA OS PERSONAGENS
(via CourseHero)

Jo (Saoirse Ronan)

Saoirse Ronan em Adoráveis Mulheres


Jo tem um forte temperamento e se vê como a responsável pela família enquanto seu pai está na guerra. Ela é uma escritora talentosa que pode ajudar a sustentar a família com seus ganhos. Ela evita ser forçada a seguir o comportamento convencional e às vezes se mete em problemas porque fala antes de pensar. 

Meg (Emma Watson)

Emma Watson em Adoráveis Mulheres


Margaret (Meg) é a mais próxima de seus irmãos mais novos. Ela é uma garota bonita que gosta de recordar o tempo em que a família era próspera. A pior falha de Meg é que ela pode às vezes ser muito vaidosa.

Amy (Florence Pugh)

Florence Pugh em Adoráveis Mulheres

Amy tem um incrível talento para desenhar. Apesar de ser doce, ela é mimada, e seu maior defeito é o egoísmo. Amy é o oposto de Jo, pois se preocupa com as aparências e aspira ser uma dama refinada.

Beth (Eliza Scanlen)

Eliza Scanlen em Adoráveis Mulheres


Elizabeth (Beth) é a favorita da família. Ela é uma pessoa doce e gentil, com talento para a música. Sua pior falha é a timidez. O coração da família, ela é altruísta e amorosa. Ela tem uma coleção de bonecas quebradas, as quais cuida com a maior ternura.

Marmee (Laura Dern)

Laura Dern em Adoráveis Mulheres


Marmee constantemente guia suas filhas, ensinando-as a serem boas cristãs. O que passa à família é o autocontrole, a abnegação a serviço dos outros e o amor por todos. Marmee lidera pelo exemplo e costuma sair de casa ajudando os vizinhos quando não está com as filhas.

Laurie (Timothée Chalamet)

Timothée Chamalet em Adoráveis Mulheres


Theodore (Laurie) retorna após frequentar a escola no exterior. Ele é um jovem bonito, afetuoso, generoso e às vezes impetuoso. Ele se sente sozinho sendo enjaulado na casa de seu avô e, depois de fazer amizade com as garotas da família March, ele se torna amigo, irmão e companheiro delas.

HISTÓRIA

A trama é adaptada no romance homônino escrito pela americana Louisa May Alcott em 1868, no qual a autora construiu a personagem Jo baseando-se em si mesma. A história explora a vida das irmãs March, nos anos 1860, na Nova Inglaterra, durante e após a Guerra Civil Americana. Enquanto o livro acompanha a infância das meninas, essa nova adaptação foca na vida adulta das irmãs, particularmente após Meg, Jo e Amy abandonarem seu o lar. 

ADAPTAÇÕES

Essa é a sexta adaptação cinematográfica do romance de Alcott. A primeira foi lançada no período do cinema mudo e produzida no Reino Unido. Com direção de Alexander Butler, o primeiro filme foi lançado em 1917. Dois anos depois, em 1919, uma nova adaptação chegou dirigida por Harley Knoles.

Em 1933, George Cukor dirigiu As Quatro Irmãs, romance que teve a atriz Katherine Hepburn como protagonista e que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 1936. A quarta adaptação foi lançada em 1949 com direção de Mervyn LeRoy e se tornou um filme de Natal nos EUA, além de ter a maior bilheteria daquele ano.

Já a quinta adptação foi estrelada por Winona Ryder, Susan Sarandon, Christian Bale e Kirsten Dunst em 1994. Dirigido por Gillian Armstrong, o filme se tornou um sucesso de bilheteria e chegou a alcançar 91% nas críticas do Rotten TomatoesGreta Gerwig assume o roteiro e direção da sexta edição do romance.

CURIOSIDADES DO NOVO FILME 

1. Depois de descobrir que a adaptação estava em andamento, a atriz Saoirse Ronan se ofereceu para interpretar Jo. Greta Gerwig estava inicialmente hesitante em escalar Ronan já que elas haviam acabado de trabalhar juntas em Lady Bird - É Hora De Voar. Mas depois de perceber que a atriz trazia muitas das características de Jo, Gerwig enviou a Ronan um e-mail dizendo "Sim, você é Jo".

2. O discurso de Amy sobre o casamento não estava no roteiro inicial, mas foi sugerido pela atriz Meryl Streep. Depois de trabalhar e conversar com a diretora, Streep afirmou que o filme precisava dar ao público moderno a oportunidade de entender a verdadeira impotência das mulheres naquele período. Além de não poderem votar ou trabalhar, através do casamento perdiam a propriedade de seu dinheiro, propriedade e filhos. O discurso foi escrito pouco antes de filmar a cena e se tornou um dos momentos mais poderosos do filme.

3. Emma Watson assumiu o papel de Meg March no lugar de Emma Stone, que ficou indisponível devido às gravações de A Favorita. Ironicamente, Stone assumiu anteriormente o papel de Mia em La La Land - Cantando As Estações depois que Watson desistiu do projeto devido ao compromisso de seu papel como Bela no remake de A Bela E A Fera.

4. Greta Gerwig estava grávida de seis meses de seu primeiro filho quando as filmagens terminaram e entrou em trabalho de parto 48 horas após entregar a edição do longa. Ela conseguiu manter a gravidez tão bem que ninguém no set sabia que ela estava esperando um bebê.

5. Gerwig foi originalmente encarregada pela Sony Pictures para escrever a nova adaptação do romance depois que o estúdio rejeitou os roteiros de Olivia Milch e Sarah Polley. Após o sucesso de Lady Bird - É Hora De Voar, a Sony rapidamente ofereceu a Gerwig a chance de dirigir este filme.

6. Greta trabalhou extensivamente para que sua versão de Adoráveis Mulheres espelhasse a história de Alcott pelo mundo. Ela revelou que viu Jo como a heroína de sua juventude, e Louisa May Alcott como a heroína de sua idade adulta: "Ela fez da vida de meninas e mulheres um best-seller e isso foi extraordinário".

Adoráveis Mulheres tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros para 09 janeiro de 2020 e traz no elenco nomes de peso como Meryl Streep, Laura Dern e Timothée Chalamet.

Confira o trailer oficial:


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus