cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Ainda não viu Tim Maia? Saiba mais sobre a cinebiografia do rei brasileiro do soul

    Baseado em uma biografia do cantor, o filme emociona cinéfilos e fãs de música boa
    Por Sara Cerqueira
    18/12/2020

    Tim Maia, nome artístico de Sebastião Rodrigues Maia, conseguiu marcar não somente a história da música brasileira, mas o imaginário social de costumes, moralismo, criação artística e industrial do entretenimento.

    Para entender um pouco mais sobre essa grande figura brasileira, o longa Tim Maia, dirigido por Mauro Lima e produzido por Rodrigo Teixeira, famoso na indústria Hollywoodiana, expõe de forma crua e artística a vida de um homem que, mesmo enfrentando seus demônios pessoais, foi capaz de compor e cantar verdadeiras poesias em forma de música. 

    História

    O longa conta a história de Tim Maia, desde sua infância pobre nas ruas do Rio de Janeiro, até o auge da carreira, detalhando uma vida desregrada, mas cheia de talento, até uma morte prematura, em 1998, aos 55 anos. Mesmo penando para conseguir driblar seus vícios em drogas e álcool, Tim nunca deixou de lado a disciplina e o perfeccionismo quando o assunto era música, fazendo-o ficar famoso pela personalidade forte e decidida na hora de sua criação artística.

    O talento estrondoso de Babu

    Cena do filme Tim Maia - Babu Santana
    A cereja do bolo do longa é, sem dúvida alguma, a interpretação de Babu Santana, ator que já carrega consigo participações em filmes imponentes, como em Cidade De Deus e Estômago. Entretanto, é em Tim Maia que Babu mostrou ao mundo 100% de sua potência interpretativa. Em um papel complexo e estafante devido à própria personalidade e vida profissional de Tim, o trabalho de Babu foi considerada, por críticos, uma das melhores atuações do cinema brasileiro e a melhor de todas as nossas cinebiografias. 

    Inspirações e polêmicas 

    Inspirado no livro Vale Tudo -  O Som e a Fúria de Tim Maia, de Nelson Motta, o longa, apesar de ter impressionado os críticos devido à atuação monstruosa de Babu Santana, também sofreu duras críticas pela liberdade de adicionar elementos de ficção. Até mesmo o filho do cantor, Léo Maia, mencionou ter encontrada inúmeras incongruências no longa, inclusive algumas que poderiam manchar a imagem de seu pai, como episódios de violência física presentes no longa.

    Mesmo diante de polêmicas e possíveis incongruências, Tim Maia é a prova incontestável, assim como tantos outros longas brasileiros, que o cinema nacional é, no pior dos cenários, extremamente subestimado. No melhor dos cenários, ele é valorizado, aplaudido e exaltado internacionalmente, como sempre deveria ser. 

    Curtiu? Então aproveite o finde pra ouvir as músicas do rei do soul e depois corre assistir o longa! 

    Veja também:

    Babu Santana: Seis filmes para conhecer o ator e ex-BBB

    Top 6: Grandes filmes do Cinema Nacional

    Tudo sobre cinema nacional