cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Alceu Valença conclui primeiro filme e condena cinema comercial

    Luneta do Tempo tem Irandhir Santos e Hermila Guedes no elenco
    Por Roberto Guerra
    20/09/2013
    Alceu Valença

    Alceu Valença nunca foi de fazer concessões em sua música. Prestes a estrear como diretor de cinema com o longa-metragem Luneta do Tempo, não pretendeu fazer diferente. A produção é autoral até a medula, com roteiro e trilha sonora de sua autoria.

    Definido pelo cantor como uma espécie de cordel cinematográfico, a produção leva às telas ícones da cultura nordestina como Lampião e Maria Bonita (interpretados pelos atores Irandhir Santos e Hermila Guedes) num contexto de discussões sobre o tempo, a transitoriedade das coisas e a tragédia humana.

    "Existem filmes muito bons e outros muito comerciais que não gosto. Quando é feito com a intenção somente de agradar, de fazer determinado número de público, a arte vai embora", diz Alceu em entrevista ao Cineclick.

    Luneta do Tempo teve orçamento de R$ 4 milhões e foi viabilizado pela Lei do Audiovisual. Filmado no agreste pernambucano, sua principal locação foi a cidadezinha de São Bento do Una, onde nasceu o artista.

    Sobre seguir carreira paralela de cineasta, Alceu tem dúvidas: "Não sei se quero fazer novos roteiros, um novo filme, este demorou demais", diz sobre o projeto de 12 anos. "Dormia e acordava com os personagens. Meu casamento quase acaba A mulher já não aguentava mais".

    Luneta do Tempo será distribuído pela Europa Filmes e ainda não tem data de lançamento comercial definida. Antes deve percorrer festivais no Brasil e Exterior.