cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Há 17 anos, Alien vs Predador estragava duas grandes franquias de um vez

    Filme não superou filmes originais e bagunçou as mitologias
    Por Daniel Reininger
    03/09/2021 - Atualizado há 19 dias

    Alien e Predador são duas das franquias se sci-fi e terror mais famosas e icônicas do cinema. Logo, juntar as duas no mesmo universo parecia uma boa ideia.

    A união dos inimigos começou como uma série de quadrinhos em 1989, antes de ser adaptado para uma série de videogames nos anos 90. Com relativo sucesso, a tela grande era o próximo passo, mas os dois filmes não conseguem chegar perto do legado de ambas as criaturas.

    Relembra esse desastre que é Alien Vs Predador e veja nossa opinião sobre o primeiro filme, que faz aniversário:

    Trama

    Dirigido por Paul W. S. Anderson (Resident Evil), o longa se passa anos antes de Alien - O Oitavo Passageiro.

    Na trama, o rico e ambicioso Charles Bishop Weyland (Lance Henriksen) financia uma expedição à Antártica, onde ele espera encontrar uma misteriosa fonte de calor que foi detectada no local.

    Liderados por uma guia chamada Alexa Woods (Sanaa Lathan), Weyland e sua equipe descobrem uma pirâmide, fonte da emissão de calor e repleta de alienígenas vorazes. Para piorar as coisas, outra espécie extraterrestre, conhecida como Predadores, chega para caçar os Aliens e os humanos são pegos no meio do conflito.

    Opinião

    Alien Vs. Predador acabou com duas franquias de ficção científica no cinema, afinal é um desastre total. O filme não assusta, é nojento sem precisar e as cenas de ação não empolgam. Para piorar, os personagens são rasos ao ponto do ridículo.

    O argumento do filme prometia ser interessante, afinal, Alien e Predador se enfrentando é, no mínimo, atraente, mas a produção zomba de duas criações de ficção-científica.

    O problema fica ainda maior quando no meio dessa guerra estão os desesperados humanos, que terão de lutar para sobreviver. A produção parece uma fanfic rasa e sem graça que une as duas criações de grande sucesso, sem se preocupar com a qualidade.

    Para piorar, os efeitos especiais são fracos e até os mais distraídos conseguem perceber as falhas. Para falar a verdade, o filme também é mal roteirizado, mal dirigido, mal editado e tem um elenco fraco.  

    Alien Vs. Predador não sabe honrar esses grandes personagens do cinema e a continuação é uma vergonha ainda maior, que nem vale mencionar porque dói só de lembrar que ela existe.

    Arte do jogo Alien Vs PredadorReprodução

    Videogames

    Onde a franquia funcionou melhor foi nos videogames, onde se tornou popular e também de onde saíram títulos realmentes interessantes e violentos para jogar. Pena que o cinema não soube aproveitar essas duas grandes franquias.

    Alguns bons jogos:

    • Aliens Vs. Predator (2010)
    • Aliens Versus Predator 2 (2001)
    • Alien Vs Predator: Requiem (2007)
    • Alien Versus Predator: Extinction (2003)
    • Aliens Versus Predator (1999)  
    • Alien Vs. Predator (1993)

    Onde ver

    Os dois filmes da franquia Alien Vs. Predador estão disponíveis no recém-lançado Star+. Relembre a disputa:

    Veja mais