cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Por que gostamos tanto de psicopatas?

    Os vilões protagonizam essas obras - e nós não paramos de assisti-las
    Por Redação
    27/04/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Dexter Morgan, o serial killer mais amado da televisão, está de volta. Uma década após a conclusão de 8 temporadas, a série ganhará um revival com 10 episódios. Poucos detalhes foram revelados ao público até o momento, mas já sabemos que o protagonista terá um uma nova vida, um nome falso e viverá em uma cidade chamada Iron Lake, bem longe de Miami. A produção será um recomeço e, provavelmente, deve reescrever o final do enredo original.

    Dexter (2006), foi uma das séries mais populares do anos 2000 e um dos fatos interessantes ao seu respeito é que seu personagem principal é um assassino em série. Contudo, essa não é a primeira vez que vemos o “vilão” protagonizar um seriado. Hannibal, Bates Motel e até mesmo até mesmo a juvenil The End of The F*cking World são apenas alguns exemplos de que o público gosta de ver psicopatas atrás das telas.

    Por isso, separamos algumas séries sobre psicopatas para você assistir via streaming. Confira agora!

    Por que gostamos tanto de psicopatas?

    Eles são charmosos, inteligentes, interessantes, simpáticos e, muitas vezes, têm boas histórias. Muito diferente do que a crença popular pensa, nem todos os psicopatas são assassinos sanguinários, mas sim pessoas que vivem entre nós.

    De acordo com a literatura técnica, quando um perfil voltado para a transgressão é analisado, existem diferenças conceituais entre “sociopata” e “psicopata”. Psicopatas são indivíduos que não sentem compaixão, empatia ou culpa. Eles são totalmente conscientes sobre as consequências de seus atos e sabem muito bem diferenciar o certo do errado.

    Incapazes de se importar com os sentimentos dos outros, eles são frios, calculistas, centrados em seus objetivos e podem passar por cima de tudo e de todos para alcançá-los. Possuem um comportamento altamente narcisista, são amorais, desprezam qualquer regra social e, ainda, não se importam em provocar sofrimentos nas pessoas ao seu redor. Mesmo com todas essas características, ainda sim, gostamos deles. Gostamos tanto que o que não falta são obras sobre psicopatas, seja na literatura, na música, no mundo dos games ou no vasto universo audiovisual. Mas, por que?

    Perceba que os traços comportamentais mais marcantes nos psicopatas é a falta de preocupação com as regras de convívio social, isto é, aqueles limites que ninguém precisa falar, mas todo mundo respeita. Para que sejamos aceitos, para mantermos nossos empregos, para que possamos conviver em sociedade reprimimos inúmeros instintos primitivos, de forma inconsciente.

    Ainda que tenhamos um dia ruim, dificilmente quebramos as “regras”. A tendência natural é evitar conflitos e “engolir desaforos” para manter as coisas dentro da normalidade. Os psicopatas, por sua vez, são livres de todas as formas que a maioria das pessoas não é. Talvez, o nosso fascínio não seja pela violência em si, mas sim pela confiança e liberdade que eles demonstram, além da coragem para fazer coisas que ninguém deveria.

    Séries sobre psicopatas para assistir via streaming

    Como somos pessoas normais, afogamos nossas frustrações mais íntimas consumindo ficção. No ritmo do revival de Dexter, veja, a seguir, algumas das séries mais famosas sobre psicopatas, disponíveis nos principais serviços de streaming!

    HannibalReprodução
    Continua após o anúncio

    Hannibal

    Em Hannibal, o talentoso ator dinamarquês, Mads Mikkelson (Druk, Dr. Estranho e James Bond: Cassino Royale), interpreta um dos psicopatas mais famosos da história do cinema: o psiquiatra canibal, Hannibal Lecter.

    O seriado é uma prequel da franquia O Silêncio dos Inocentes e mostra o início da trajetória do médico antes dele ser capturado pela polícia. No enredo, o agente especial do FBI, Will Graham (Hugh Dancy), contrata Hannibal para investigar um assassino em série. O que Graham não sabe, porém, é que o criminoso é o próprio Dr. Hannibal.

    Hannibal está disponível gratuitamente no stream SeriesFlix e você pode assistir O Silêncio dos Inocentes, para se contextualizar na história, na Amazon Prime Video.

    Bates MotelDivulgação

    Bates Motel

    Bates Motel é considerado o prólogo da obra mais popular de Alfred Hitchcock, Psicose. A narrativa mostra a conturbada relação entre Norma (Vera Farmiga) e o seu filho, Norman Bates (Freddie Highmore), que acabou se transformando em um dos psicopatas mais famosos da história do cinema.

    Você pode assistir Bates Motel no Globo Play, enquanto Psicose está disponível no Telecine.

    Você Reprodução
    Continua após o anúncio

    Você

    Uma escritora amadora, chamada Beck (Elizabeth Lail), vê a sua vida mudar completamente quando conhece Joe (Penn Badgley), o charmoso gerente de uma livraria. Joe se apaixona por Beck logo após conhecê-la, tendo certeza de que ela é a mulher de seus sonhos e, por isso, deve fazer o que for preciso para conquistá-la.

    O que poderia ser interpretado como o início de uma bela história de amor, acaba se transformando em uma perigosa obsessão, visto que Joe é um psicopata e, como você deve imaginar, ele não mede esforços para tirar qualquer um que se oponha ao seu caminho.


    Disponível na Netflix.

    MindhunterDivulgação

    Mindhunter

    Com uma narrativa um pouco diferente dos demais itens da lista, Mindhunter mostra a história de dois agentes do FBI que têm um plano ousado: desenvolver a primeira pesquisa nos Estados Unidos que mostra como funciona a mente de um assassino. Bill Tench (Jonathan Groff) e Holden Ford (Holt McCallany) precisam ganhar a confiança dos detentos mais perigosos dos EUA e superar uma série de desafios.

    A série é produzida pelo genial David Fincher, a mente por trás de grandes obras sobre psicopatia e transtornos mentais, como Garota Exemplar, Clube da Luta e o clássico Sev7n — Sete Pecados Capitais.

    Minhunter está disponível na Netflix.

    DexterReprodução
    Continua após o anúncio

    Dexter

    Por fim, caso você nunca tenha assistido, Dexter Morgan é um homem que sofre de transtorno dissociativo de identidade, mais conhecido como transtorno de múltiplas personalidades, uma doença mental que faz o indivíduo se comportar como se fosse mais de uma pessoa. Sendo assim, ele mantém uma vida dupla na qual, durante o dia, ele é um qualificado analista de sangue do Departamento de Polícia de Miami e, à noite, é um serial killer altamente centrado que mata os criminosos que conseguiram se safar da justiça.

    Como um bom psicopata que se preze, Dexter tem rígidos métodos de organização, até mesmo para cometer seus assassinatos, como o “Código de Harry'', um conjunto de procedimentos e regras que seu pai adotivo, Harry, desenvolveu para garantir a segurança do filho.

    Disponível no Amazon Prime Video, Globo Play e Now.

    Você curte uma boa história sobre assassinatos em série ou psicopatas? Gostaria de citar algum filme ou série interessante sobre o tema, mas que ficou fora de nossa lista? Então aproveite para compartilhar conosco deixando um comentário em nossas redes sociais!

    Veja também: