cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Há 20 anos, 'Amelie Poulain' virava o filme favorito do 'pseudo cult'

    Longa francês estrelado por Audrey Tautou completa 20 anos de lançamento no Brasil
    Por Redação
    08/02/2022 - Atualizado há 3 meses

    Há exatos 20 anos, no dia 08 de fevereiro de 2002, chegava aos cinemas brasileiros O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, romance francês estrelado por Audrey Tautou

    Com muita poesia e fotografia inconfundível, o longa que venceu o César de Melhor Filme logo se tornou uma febre entre o público, levando milhões de pessoas aos cinemas e, anos mais tarde, consagrando-se como o favorito dos 'pseudos cult'. 

    O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

    Com direção do francês Jean-Pierre Jeunet, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um filme espirituoso e alto-astral que conta a história da jovem Amélie Poulain. No início conhecemos mais sobre o trauma do suicídio de sua mãe em frente a uma igreja, o fetiche de seu pai por um gnomo de jardim e o diagnóstico errado de um problema em seu coração. 

    Devido à essa suposta doença, a garotinha é mantida confinada em casa e cria para si uma vida cheia de fantasias. Sem querer, ela acha uma caixa com coisas de um homem até então desconhecido. No entanto, quando Amélie encontra o dono desses objetos, ela descobre um novo objetivo para sua vida: fazer as pessoas felizes através de pequenos gestos.

    Virou uma febre

    Em 2002, na época de seu lançamento, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain "rompeu a bolha" do cinema cult e conquistou um público muito mais amplo do que almejava. Consagrando-se um sucesso gigantesco, ele atraiu os olhares por trazer uma história repleta de poesia e singularidades, além de um dinamismo que destoava de muitas produções francesas as quais estávamos habituados.

    Com o passar dos anos, o filme de Jeunet passou a ocupar não apenas as telas como também as estampas de camisetas, as redes sociais e os pôsteres pendurados nas paredes. Amélie Poulain foi tornando-se então uma febre entre o público mais jovem e funcionando, para muitos, como uma porta de entrada para os estudos dos clássicos modernos.

    Cena de O Fabuloso Destino de Amelie PoulainReprodução

    Por ter rompido essa bolha que muitos filmes da mesma temática, muitas vezes, não conseguem, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain também virou motivo de piada. Da noite para o dia, o longa, praticamente, passou a ser o "representante" dos pseudo cults — ou aqueles que fingem ser cults, pois se popularizou de uma maneira absurda. Portanto, não estranhe se encontrar algumas discussões na internet sobre esse tema mesmo após 20 anos!

    Produção

    Com roteiro escrito por Jean-Pierre Jeunet em parceria com Guillaume Laurant, o filme ainda trouxe no elenco nomes como Mathieu Kassovitz, 
    Rufus, Lorella Cravotta e Jamel Debbouze.

    Atualmente, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain está disponível no catálogo do Telecine Play.

    Leia também: