cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Animação desconhecida de 'Matrix' é só o que você precisa antes da estreia

    Animatrix faz ótimo trabalho em ampliar universo da franquia
    Por Daniel Reininger
    21/12/2021 - Atualizado há 6 meses

    Matrix Resurrections está chegando e fazer uma maratona antes de ver o novo filme é sempre uma boa ideia. Mas para quem está querendo relembrar esse mundo, existe uma opção extremamente interessante, mas pouco conhecida.

    Animatrix é uma coleção de 9 contos feitos como curtas de animação sobre o mundo de Matrix, em parte escrito pelas irmãs Wachowski. Os contos são uma fusão de computação gráfica com o tradicional anime japonês e trata das histórias que antecedem Matrix, dos dias finais das últimas cidades da humanidade, da guerra contra as máquinas e da queda da espécie humana como um todo.

    Com 89% de aprovação no site agregador de críticas Rotten Tomatoes, essa é uma ótima maneira de revisitar o universo de Matrix, com boas histórias e gastante não mais do que 1h42 do seu dia. 

    Claro, quem quiser ver os filmes também vale guardar um tempo para conhecer essa animação surpreendente.

    Capítulos da animação

    O Segundo Renascer - Partes I & II (Animatrix, 2003)

    Parte I:

    Em meados do século 21, a humanidade desenvolveu robôs com inteligência artificial e os relegou a servidão. Um robô servo, B1-66ER, ouviu seus proprietários planejando que ele fosse descartado. Não querendo morrer, matou seus donos e cachorros. Posto em julgamento, B1-66ER foi considerado culpado de assassinato e condenado à destruição, junto com o resto de sua espécie. O julgamento acendeu o debate em todo o mundo sobre os direitos das máquinas e gerou protestos e violência.

    As Máquinas eventualmente se separaram da humanidade e fundem uma nova cidade: 01. Devido às suas proezas técnicas, elas assumiram a maior parte dos negócios de manufatura do mundo - o poder de 01 aumenta enormemente, enquanto a humanidade começou a decair. As Máquinas pediram admissão às Nações Unidas, apresentando planos para um relacionamento civil estável com as nações humanas. Sua admissão foi negada e 01 foi atacada por armas nucleares.

    Parte II:

    O bombardeio nuclear não afetou as Máquinas tanto quanto o homem; Os habitantes de 01 sobreviveram ao ataque e a Guerra das Máquinas havia começado oficialmente. As Máquinas se mostraram muito eficientes, reivindicando territórios enquanto desenvolviam novas máquinas de guerra e estudavam o corpo humano em busca de fraquezas.

    Perdendo, a humanidade decidiu bloquear o sol, afinal, as Máquinas funcionavam principalmente com energia solar e não teriam energia sem ela. Infelizmente, as Máquinas ainda sobreviveram, funcionando com fontes de energia temporárias, enquanto a agricultura e o ecossistema do homem caíram em ruínas.

    As Máquinas finalmente venceram a batalha, erradicando a maior parte da civilização humana. Eles exigiam uma fonte de energia nova e permanente - eles escolheram os humanos. Fazendo experiências com soldados capturados, eles aproveitaram a energia elétrica do sistema nervoso e transformou pessoas em uma fonte de energia renovável. Além disso, desenvolveram um sistema de controle que se tornou a Matrix. Esta nova forma de interação Homem-Máquina é chamada de "A Segunda Renascença".

    Uma História de Detetive (Animatrix, 2003)

    A trama segue um detetive particular chamado Ash, no que ele chama de "caso para encerrar todos os casos". Ash recebe um telefonema anônimo para procurar um hacker que atende pelo pseudônimo de Trinity. Ash rastreia Trinity e descobre que outros detetives falharam na mesma tarefa, um havia cometido suicídio, um estava desaparecido e um enlouqueceu. Eventualmente, Ash encontra Trinity, mas Agentes aparecem e tentam apreender Trinity. Enquanto tenta escapar do trem, um agente tenta pegar o corpo de Ash, forçando Trinity a atirar nele para evitar que o agente assuma o controle de seu corpo. Enquanto Ash está ferido, ele e Trinity se despedem sem ressentimentos. Trinity escapa, mas antes diz a Ash que ele poderia ter lidado com a verdade sobre a Matrix.

    Além da Realidade (Animatrix, 2003)

    A trama acompanha uma adolescente, Yoko, à procura de seu gato Yuki. Ao perguntar pela vizinhança, no Japão, ela conhece um grupo de crianças que dizem que Yuki está na casa mal-assombrada e ele a convida para ir ver. O grupo encontrou um prédio velho e destruído com diversas anomalias. As crianças aprenderam a explorar as falhas na Matrix e brincam com elementos como uma lata de refrigerante que flutua, garrafas de vidro que se reconstrem depois de serem quebradas. A história termina quando a menina e as crianças estão do lado de fora da casa no dia seguinte, mas tudo virou um estacionamento. As crianças tentam quebrar garrafas e consertá-las como antes, mas nada acontece. Eles a logo vão embora. A garota avista a lata - uma das falhas anteriores - que não flutua mais.

    O Record Mundial (Animatrix, 2003)

    Agentes observam um atleta americano, Dan Davis, se preparando para uma corrida. O narrador afirma que ele foi um dos poucos homens a ganhar consciência da Matrix por meios não convencionais. Dan atinge um tempo recorde de 8,99 segundos, revogado testa positivo para uso de drogas. Ele consulta seu pai por telefone, decide prosseguir, mas seu técnico Tom diz a ele para não correr, pois ele sente que os músculos de Dan vão estourar se ele se esforçar mais. 

    A corrida começa e Dan sai na frente. Os músculos de suas pernas estouram, mas ele continua correndo, ignorando a dor. "Ele não pode acordar. Não o deixe acordar", diz o o agente principal que vê a corrida no estádio. O tempo congela e os agentes possuem os outros corredores na tentativa de detê-lo. Enquanto eles tentam alcançá-lo, Dan consegue fugir dos agentes e perto da virtória ele vê o mundo ao seu redor como linhas de código e seus olhos "reais" se abrem pela primeira vez no mundo real.

    Ele é colocado de volta na Matrix assim que acorda, mas ele volta à simulação com suas pernas destruídas a fim de ficar sob controle. Ele fica sob constante vigilância, mas ele continua em busca do mundo real e, eventualmente, consegue se libertar em definitivo.

    Cena de AnimatrixReprodução

    O Robô Sensível (Animatrix, 2003)

    O filme mostra um grupo de rebeldes humanos que atraem um robô sentinela para seu laboratório a fim de ensinar à máquina capturada alguns dos traços positivos da humanidade, principalmente compaixão e empatia. O objetivo final deste projeto é ajudar as máquinas inteligentes a desenvolverem o livre arbítrio a fim de substituir sua programação original de "busca e destruição". A esperança dos rebeldes é que, uma vez convertida por sua própria vontade (um ponto-chave discutido no filme), uma máquina "iluminada" ajude Sião em sua luta contra o totalitarismo que domina a Terra.

    Coração de Soldado (Animatrix, 2003)

    A história segue Cis, que joga sua "simulação favorita": um programa de batalha ambientado no Japão feudal. Depois de eliminar com sucesso uma cavalaria inimiga, um samurai solitário aparece e Cis reconhece como Duo. Eles conversam enquanto treinam e ele admite o desejo de retornar à Matrix; incrédula, Cis, responde que é impossível porque a verdade já é conhecida por eles. Duo fiz que a realidade é dura e está cansado dela e afirma que as Máquinas podem fazer os dois esquecerem a verdade. Duo revela que já matou os outros membros da tripulação e contatou as Máquinas. Ele pede a Cis que volte com ele para a Matrix, mas recusa. À medida que Duo se torna mais agressivo, Cis tenta escapar ao mesmo tempo em que evita seus ataques. Depois de matar Duo, ela percebe que foi tudo um teste.

    Cena de AnimatrixReprodução

    Era Uma vez um Garoto (Animatrix, 2003)

    Michael Karl Popper tem sonhos recorrentes em que está caindo. Depois de acordar de um desses sonhos, ele se conecta a uma sala de chat e recebe uma mensagem de Neo. No dia seguinte, o celular do garoto toca na aula; depois de ser repreendido e desligado, seu celular toca novamente. Para aborrecimento de seu professor, Michael atende: Neo diz para ele sair agora. Ele é perseguido por um bando de agentes em sua escola e acaba encurralado no telhado. Membros da família e da escola de Michael são mostrados participando de seu funeral, comentando como ele está "em outro mundo agora". O garoto desperta no mundo real para ver Neo e Trinity cuidando dele. Eles observam que ele alcançou a "autocomposição", o que foi considerado impossível: The Kid agradece a Neo por salvá-lo, mas Neo diz que ele "salvou a si mesmo".

    Voo Final de Osíris (Animatrix, 2003)

    É um capítulo das animações Animatrix que serve como prelúdio direto para os eventos de Enter the Matrix e Matrix Reloaded. Robbie, o operador do Osiris, informa o capitão Thadeus que há milhares de Sentinelas à frente deles. Thadeus ordena que eles recuem, mas acabam saindo na superfície, onde descobrem milhares de Sentinelas reunidas, cercando diversas escavadoras pesadas. É então que Thadeus percebe onde eles estão diretamente sobre Zion, a última cidade humana. As máquinas estão cavando para eliminar a humanidade. Coletando os dados, eles são detectados. Enquanto fogem, Thadeus manda alguém mandar entrar na Matrix e enviar um aviso, mas pode ser tarde demais.

    Assista

    Animatrix conta com diversas boas histórias no universo de Matrix, capazes de aprofundar esse universo. Vale muito se preparar com essas animações, principalmente se não pretende rever os três filmes com Keanu Reeves.

    Está disponível na HBO Max.

    Matrix 4

    Matrix Resurrections tem direção e roteiro assinados por Lana Wachowski e ainda traz no elenco nomes como Neil Patrick Harris, Christina Ricci, Jessica Henwick e Jada Pinkett Smith.

    A sinopse oficial diz: “Em um mundo de duas realidades - a vida cotidiana e o que se esconde atrás dela - Thomas Anderson precisará escolher novamente seguir o Coelho Branco. Escolha, uma mera ilusão, é o único caminho para entrar ou sair da Matrix, que está mais forte, segura e perigosa do que nunca”.

    Com distribuição da Warner Bros., o longa tem estreia marcada para o dia 22 de dezembro nos cinemas brasileiros.  Assista ao trailer oficial:

    Veja mais