40 anos de A Lagoa Azul: relembre o clássico dos anos 80

Estrelado por Brooke Shields e Christopher Atkins, o longa é muito amado pelo público

12/09/2020 09h00

Por Thamires Viana

Clássicos do cinema são inesquecíveis, vamos combinar? E um dos maiores deles é A Lagoa Azul, filme de 1980 que completa 40 anos neste sábado, dia 12 de setembro. Estrelado por Brooke Shields e Christopher Atkins, o longa baseado no romance de Henry de Vere Stacpoole chegou com algumas polêmicas, mas se tornou um dos mais amados pelo público, sendo exibido na TV aberta incontáveis vezes.

Para celebrar o quadragésimo ano do sucesso, reunimos informações, curiosidades e um antes e depois dos personagens principais de A Lagoa Azul.

Trama

Na história, duas crianças sobrevivem a um naufrágio e chegam em uma ilha deserta. Juntos, Emmeline (Brooke Shields) e Richard (Christopher Atkins) têm de sobreviver, o que se torna fácil em um lugar onde existem muitos alimentos naturais e não há animais selvagens. Anos depois, os adolescentes se apaixonam e Emmeline fica grávida, dando início a uma história de amor entre eles. 

Curiosidades

1. Dublês

Na época das gravações do filme, a atriz Brooke Shields tinha apenas 14 anos de idade. Isso foi o principal motivo para que a maioria das cenas de nudez retratando Emmeline Lestrange fossem realizadas por uma dublê de corpo. Nas cenas da atriz, ela sempre está com os longos cabelos colados aos seios. Outro fato: a dublê original fraturou as costas durante a produção e precisou ser substituída no filme.

2. Desistências

A ideia original do diretor Randal Kleiser era fazer com que os dois personagens crescidos passassem o filme inteiro nus, o que assustou muitos atores cotados para o longa, incluindo Jennifer Jason Leigh, que foi a primeira escolha para viver Emmeline. Depois que ela desistiu do projeto, os produtores chamaram Diane Lane e Willie Aameso para um teste, mas os dois discutiram sobre a nudez e também desistiram de fazer o filme. Carrie Fisher também recusou o papel devido ao compromisso com a saga Star Wars. 

3. Popular e nostálgico

Embora A Lagoa Azul tenha tido uma recepção morna nos Estados Unidos na época de seu lançamento, se tornou um dos filmes mais nostálgicos e populares em diversos outros países, incluindo a Romênia, Hungria e o Brasil, onde é frequentemente exibido na televisão.

4. Descoberta interessante

Depois de ver o filme, John Gibbons, um cientista de répteis da Universidade do Pacífico Sul, percebeu que as iguanas que apareciam em algumas cenas eram de uma espécie distinta que nunca tinha sido vista ou documentada por cientistas antes. Depois disso, ele visitou Nanuya Levu, a ilha Fiji onde o filme foi feito, e chamou a espécie de Fiji Crested Iguana.

Antes e depois

1. Brooke Shields 

A atriz viveu Emmeline Lestrange, protagonista do longa, quando tinha apenas 14 anos de idade. Atualmente, aos 55 anos, ela continua atuando nos cinemas e na TV, incluindo filmes como O Último Trem, Os Outros Caras e na série Jane the Virgin.

A Lagoa Azul - Montagem 1



2. Christopher Arkins

O ator viveu Richard Lestrange quando tinha apenas 19 anos. Atualmente, aos 59 anos, ele permanece na carreira, tendo atuado em filmes como Crazy Kind of Love, Unidos pelo Destino e na série CSI: Investigação Criminal.

A Lagoa Azul - Montagem 2


3. Leo McKern

O ator interpretou o cozinheiro Paddy Button no longa. Ele faleceu em 2002, aos 82 anos de idade, e seus últimos trabalhos na atuação incluem o filme Damião: O Santo De Molokai e a série Screen One.

A Lagoa Azul - Montagem 4

4. William Daniels

O intérprete do personagem Arthur Lestrange, pai de Richard, tem atualmente 93 anos e até 2017 atuou em filmes e séries. Seus trabalhos mais recentes incluem a série Grey's Anatomy e o filme Escorregando Para A Glória.

A Lagoa Azul - Montagem 3


Produção

Dirigido por Randal Kleiser e escrito por Douglas Day Stewart, A Lagoa Azul ainda traz no elenco nomes como Elva Josephson, Glenn Kohan, Alan Hopgood, Gus Mercurio e Jeffrey Kleiser. 

Veja também: 

Galeria: Filmes clássicos que marcaram época na TV

Nostalgia: clássicos para entender o cinema da década de 80


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus